logo

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TROVAS POPULARES - Memórias de Menina”.


Por Agnes G.Milley

Do livro de Raquel de Queiroz “Memórias de Menina”.  ( José Olympio Editora – 2011) Como  no dia 22 de agosto  comemoramos o dia do FOLCLORE, achei apropriado  mandar para vocês, agora, essas pequenas trovas que tão bem  ilustram a literatura com gostinho popular.


Raquel de Queiroz  nasceu em 1910, em Fortaleza, Ceará.  Ainda não havia completado 20 anos, em 1930, quando  publicou  O quinze, seu primeiro romance. Mas tal era a força de seu talento, que o livro  despertou imediata atenção da crítica. Dez anos depois, publicou o segundo romance, João Miguel, ao qual seguiram: Caminho de Pedras (1937), As três Marias (1939), Dora, Doralina (1975) e não parou mais.
Raquel  de Queiroz dedicou-se ao jornalismo , atividade que sempre exerceu paralelamente à sua produção literária.
Cronista primorosa, tem vários livros publicados. No teatro escreveu Lampião e A beata Maria do Egitoe, na literatura infantil, lançou O menino mágico (ilustrado por Gian Calvi) e Cafute e Pena-de-prata ( ilustrado por Ziraldo), que encantaram a imaginação de nossas crianças.
Raquel  morou desde 1931 até seu falecimento, em 2003 no Rio, passando parte do ano na fazenda “Não Me Deixes”, no Quixadá, no agreste sertão cearense, que ela tanto exalta e que está tão presente em toda sua obre.
Primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras, Raquel de Queiroz foi eleita em 1977. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário