logo

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

De tudo um pouco

Por Maria Teresa Serman

Eis uma coletânea de dicas, receitas "Lavoisier" (em homenagem ao autor da teoria do "nada se cria, tudo se transforma", ou se copia, como a releitura mais moderna), coisinhas interessante, etc.
1- Como conhecer um peixe fresco? Deve ter pele brilhante, sem gosma ou líquidos esbranquiçados nela; as guelras devem estar ainda avermelhadas, pois, sendo os "pulmões" do animal, essa coloração demonstra que ele morreu há pouco tempo, e não podem ter gosma também (o nome é horroroso, mas é este mesmo!); os olhos devem se apresentar reluzentes, com a córnea ainda translúcida; quanto às escamas, brilhosas e aderentes à pele; a carne, rija e o odor quase imperceptível. Quando comprarem filés, cheirem cada um, pois os vendedores misturam mais frescos com outros antigos, eu escolho um por um.

2- Lá vai uma lavoisier: sabe aquelas sobras de carne e legumes que ninguém termina? Não adianta colocar na mesa de novo, vão rejeitar. Corte a carne em pedacinhos, assim como os legumes, acrescente outros cortados em cubos e cozidos, mais macarrão mais grosso (de buraco no meio, como minha mãe chamava) ou massinha, e, se gostarem, folhas de espinafre ou bertalha. Também pode acrescentar um copo de vinho tinto e deixar ferver um pouco. Vira um minestrone ou sopão de legumes, como quiserem chamá-lo, uma delícia em noites frias, suculento e alimentício.

3- Aquelas fatídicas manchas amareladas na altura das axilas das camisas brancas são um entrave desagradável no processo. São a reação entre o ph da pele, a transpiração, o tecido e a química dos desodorantes. Lave as roupas logo, esfregando um pouco pelo avesso, de preferência com sabão em barra azul, antes de botar na máquina. Não precisa enxaguar, pois o produto acabará de agir durante a lavagem. Se não sair, faça de novo, não passe o ferro para não fixar a mancha.

4- Ferro de passar também merece uma esfoliação, pois resíduos da roupa vão se grudando à superfície. Passe de tempos em tempos uma lixa bem fina na base e ele deslizará mais facilmente. Lixas d'água funcionam como ótimos afiadores de tesouras, é só ir cortando as lixas, até senti-las de novo afiadas. Folhas de lixa fininha e giz de cera se tornam obras de arte nas mãos dos pequenos, que adoram o efeito que seus rabiscos produzem nessas amiguinhas ásperas mas eficientes.

5- Falhas na sobrancelha podem ser preenchidas com lápis de cor próxima à dos fios, nunca mais forte ou diferente, ninguém quer parecer o Bozo. O efeito fica mias natural se esfumado com pincel chanfrado e os fios fixados com rímel incolor. Sombras de mesma tonalidade são perfeitas se não tiver lápis, ou mesmo se preferi-las. E na falta de lápis ou delineador, molhe de leve um pincel fino, passe na sombra, aquarelando-a e fazendo o traço costumeiro. Fica ótimo, e pode ser esfumado também com a mesma sombra depois da camada secar.

6- Saltos altos forçam os pés, mas, fazer o quê? - são poderosos! Então, se os pés "gritarem", deixe os pobrezinhos de molho em uma bacia com água morna, bem esperta ( não quente, resseca), folhas de hortelã e sal grosso. Depois seque-os bem, principalmente entre os dedos, passe um creme específico e cheiroso, e alongue as panturrilhas, do seguinte modo: estique cada perna sem forçar muito, e incline a parte dos dedos em direção à canela, sentindo a perna se esticar suavemente. E no caso de saltos mais altos, prefira os de meia-pata, pois esta diminui o impacto na planta dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário