logo

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EmContando - I


Estamos iniciando, hoje, uma nova coluna no blog.  O tema será sempre: “histórias”. Contaremos muitas - fictícias e  verídicas. Conversaremos  sobre a origem e a importância delas não somente na formação de nossas crianças, mas no bem que podem  trazer a pessoas de qualquer idade quando bem escolhidas.

Talvez o  título “EmContando” tenha despertado alguma curiosidade. Esse nome também tem história, e  será a primeira que  vou  contar. É com ele  que nos apresentamos a vocês,  queridas e queridos leitores.   Ouçam!  Foi assim:

Era uma vez uma professora de Inglês que estava por se aposentar. Como gostava muito de  letras, palavras, textos, livros.. etc ... procurava uma atividade para substituir ou dar continuidade a suas aulas.

De repente, achou  um folha de jornal  de onde lhe saltou aos olhos um convite. Uma Oficina de Contadores de Histórias teria início daí a um mês, aos sábados.  Agnes , assim ela se chamava, deu um pulo de alegria. Encontrou um tesouro com que nem havia sonhado. A essa oficina seguiram-se muitas outras.  Encontrou  pessoas incríveis, muito hábeis com as palavras e fez novas amizades. Agnes era toda entusiasmo.  Reuniu alguns velhos e novos amigos e daí surgiu um grupo de contadoras animadas a fazer muito sucesso. Faltava ainda um   nome  bem sugestivo para o grupo . Isso foi o mais difícil. Pensamos, pensamos ... Ideias surgiram muitas, mas foi como   procurar um nome perfeito para um bebê que vai nascer.

 Em uma das  reuniões  que se seguiram, uma  de nós - jovem ex-aluna do curso de letras - levantou o dedo, como nos tempos de escola e disse: “Quem conta não encanta?”  Em contar encantamos, ou pelo menos  é o que pretendemos.

Pronto, aí estava o nome do grupo: EmContando. Fizemos até “logo” e camiseta e chegamos a contar histórias, não muitas. O entusiasmo não acabou, mas nossas famílias falaram mais alto.   Contatos, pesquisas, ensaios tornaram-se incompatíveis com  os demais  deveres.

Trocamos então nosso sonho por mediação de leitura em um hospital público infantil. A troca valeu a pena. Durante  dez anos recebemos muito mais do que demos. Não demos nada comparado a que recebemos, em carinho, amizade e lições de vida.   

O EmContando   ficou   a espera de uma nova oportunidade.  Ele queria mesmo é contar e por isso esperou quieto, pacientemente até sair da gaveta para o Blog. Que tal?
Temos certeza que essa nova fase trará muitas alegrias para todos nós.

Até a semana que vem. Um abraço caloroso. Agnes Milley                                                                                                             

Um comentário:

Maria Lucia Benevides de schueler disse...

Agnes,

adorei o "Emcontando"!!!
Espero ler e parecer ouvir outras histórias contada s por vc.
Bjs

Postar um comentário