logo

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sua casa - dicas de Arquitetura e Decoração (parte 3)


Sergio Ricardo disse...
Estou pensando em casar em 2014. Comprei um terreno no bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro que tem 35m de frente e 62m de comprimento. Estou pensando em construir uma casa mas não tenho dinheiro para fazer tudo de uma única vez já que o terreno é muito grande.

Alguma sugestão para construir aos poucos e ter algo em que possa morar? Existe alguma solução para fazer uma casa inicial e depois ir ampliando?
Caro Sérgio Ricardo,
Sim é possível construir sua casa em etapas. A vantagem principal segundo suas informações é que o terreno é bastante amplo, generoso em área, o que poderá dar muita liberdade ao arquiteto responsável pela criação.
Parece-me que esta é a questão fundamental: contar com um profissional que planejará a construção em etapas e, mesmo antes disto, conceberá um projeto de arquitetura e paisagismo (dadas as dimensões do terreno) que poderá ser executado em etapas.
Certamente estão publicadas matérias em revistas especializadas sobre experiências de construir a casa em uma, duas ou três fases (algumas vezes em função da disponibilidade financeira, outras de acordo com o aumento da família, etc...). No entanto, mais importante seria realizar – você e sua família -, um breve estudo de como quer a casa (estilo, número de quartos, localização no terreno, etc.), e estabelecer contato com algum profissional para iniciar um processo de discussão sobre projeto e construção.
Apresento um exemplo de projeto em São Paulo em etapas que, em função dos recursos, terreno e programa final (o que a casa teria quando concluída) foi concebida da seguinte forma: a edícula (aproximadamente 100m2), nos fundos do lote, seria na primeira etapa, a moradia. Foi planejada para receber o casal e sua jovem filha, logo após o término da construção – que levaria cerca de 4 a 5 meses para ficar concluída.
Passado algum tempo, se daria início a etapa final, com a construção da casa principal (aproximadamente 300m2) na área central do terreno, sem interferir com a vida e o dia-a-dia da família.
Cada projeto, cada local permite a concepção de muitas – para não dizer infinitas – possibilidades. Cabe acertar na contratação do profissional que será responsável pela criação e planejamento e, sem dúvida, transmitir para ele os desejos e sonhos da família.
Desejo boa sorte e parabéns pela aquisição de uma área como esta que proporcionará especialmente aos seus filhos um convívio muito saudável.
Atenciosamente,
Arq. Christian Michael Seegerer
(Casa em etapas - clique nas fotos para ampliar)








Nenhum comentário:

Postar um comentário