logo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

São José nos ensina a conversar com Deus

Um grande protagonista da cena do presépio é São José. Aquele que recebeu o título de “pai adotivo” de Jesus, e pode carregar nos braços o Salvador. Teve a sua vida pautada pelo silêncio e pela aceitação da vontade de Deus sob todas as coisas.

Quando que um de nós ia aceitar casar com alguém já grávida de outro, (ele sabia que não tinham tido nenhum relacionamento físico com a Virgem Maria), que nem mencionou a gravidez? E São José aceitou tudo no seu coração, foi tão fiel que obedeceu até a um sonho, para não deixar Maria.

Quantas vezes, Deus bate a nossa porta e nos pede pousada, e continuamos indiferentes, distantes. Às vezes até achamos que estamos muito próximos, porque rezamos - mais na hora de fazer o que Ele nos pede, vacilamos e dizemos a Deus: “Alto lá!” “Aqui não deixo colocar sua mão.”

Aceitar a vontade de Deus como São José fez, seria: aceitar quando nos pede mais um filho, ou a conformação numa doença, ou acolher com mais carinho um filho rebelde e malandro; ou um marido psicopata que só pensa em economia, ou uma dedicação maior a nossa família ou ao nosso dever de cada dia. Tudo isso nos que custa e é o que Deus nos pede no momento.

Mas se quisermos de fato colocar ter São José como exemplo para nós, então teremos que nos perguntar: como aceitamos as contrariedades que surgem no dia a dia? As mudanças de rumo dos nossos sonhos, dos nossos ideais?

Como fico quando faço uma escolha por uma profissão e depois me sinto insatisfeita e tenho vontade de largar tudo? Este seria o momento de rever nossos conceitos e nos colocarmos na vida deste santo , que aceitou tudo o que Deus preparou para ele. E vejamos que não foi pouco – uma vida repleta de muito ônus e pouco bônus. Era um homem jovem, diferente do que o representam por aí, e teve que abrir mão de todos os prazeres humanos. Mas, mesmo assim, na sua família, a de Nazaré, não faltaram alegria e cuidados de sua parte.

Nós só conseguiremos captar o que Deus quer de nós através do trato íntimo com Ele, como São José fazia, com muita oração e boa disposição para ver o que realmente Ele quer de nós em cada momento diário.

Como seria a oração de São José? Com certeza falava com o Pai das suas dificuldades, das alegrias, das tristezas, dos problemas; outras vezes, a conversa era de agradecimento, ou pedindo, reclamando e tudo isso nesse trato íntimo com Deus, na certeza de que Ele é o Nosso Pai e que tudo pode.

Aproveitemos, neste tempo de espera do Natal, tempo de advento, para melhorarmos este trato nosso com Deus. Podemos separar todos os dias alguns minutos para esta conversa de um(a) filho(a) com seu Pai. E também aproveitar o presépio armado em nossas casas para diante dele meditar e falar com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário