logo

sábado, 26 de novembro de 2011

Plissé, plissados.

Por Maria Teresa
Tem muita coisa que se julgava enterrada voltando no panorama da moda. Uma delas é o plissado. Estrela dos anos 50, sinal de elegância e sofisticação naqueles tempos, ele volta com vontade e imaginação. O "plissé soleil" era o mais famoso, uma saia em forma godê que era plissada, dando mais leveza ao modelo - virou ícone a foto de Marilyn Monroe com o vestido plissado propositalmente levantado pelo vento.

O tecido deve ser nobre e fino na textura, de seda, crepe ou voile, para que se preste a ser plissado e crie, assim, um efeito delicado. As saias longas são atualmente uma tendência, mas cuidado, não são pra qualquer uma, não. As baixinhas, gordinhas e com quadril largo devem tomar cuidado, pois as saias desse tipo armam, destacando, dessa maneira, as medidas avantajadas, e achatando na altura. Com esses modelos, deve-se usar sandálias de salto alto, para neutralizar tais efeitos.

Para complementar as saias, blusas do mesmo naipe: de renda, georgette ou seda. O conjunto fica agradavelmente feminino, lembrando divas do cinema, como Elizabeth Taylor e Grace Kelly. A criatividade dos estilistas tem levado a criações inusitadas, com plissados recortados e superpostos, o que torna ainda mais sofisticados os modelos. É uma elegante viagem ao passado com toques de modernidade, muito interessante.

O plissado agora apresenta padronagens variadas, entre listrados, floridos pequenos, estampados e o eterno poá. É bom lembrar que certos temas podem "engordar" e "diminuir", ou "alongar" e "emagrecer". Atente para o seu tipo e adeque a escolha a ele. Não adianta usar algo que notoriamente não lhe favorece. Andar na moda não é um mandamento, mas uma opção, que deve ser inteligente, se aproveitamos essas ideias para ficarmos mais elegantes e bonitas.

E quanto aos acessórios, devem seguir a linha da elegância e finura. Nada de bolsas grandes ( a não ser que o plissado seja realmente esportivo) e bijuterias extravagantes demais - só se o seu tipo ou temperamento pedirem.

2 comentários:

Deborah disse...

Olá!!! Boa noite! Adorei a matéria! Vcs sabem dizer onde é possível plissar um tecido em Belém.

Liana Clara disse...

Olá Deborah, sou do Rio de Janeiro e não conheço ninguém em Belém que possa dar essa informação. É de fato, uma tarefa bem difícil, essa de plissar.
Visite-nos sempre, aqui no blog. Temos temas variados para a família.

Postar um comentário