logo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 68)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 - A diz: Descobri que meu filho adolescente está bebendo e fumando. O que devo fazer? Ele tem 15 anos e anda muito nervoso e mal nos estudos.

RESP:Caro(a) A.
Estar nervoso e ir mal nos estudos significa que algo vai mal dentro de seu filho. Já houve uma conversa tranqüila com ele?
Sugiro que o pai ou a mãe- aquele que for mais "jeitoso" prepare um bom ambiente- um lugar calmo, restaurante ou lanchonete, ou outro lugar, e a sós com ele pergunte diretamente que acontece e que vocês estão muito empenhados em ajudar no que for necessário. Não briguem com ele, por favor, porque é necessário confiança de ambas as partes.
Se na hora ele se calar, continuem a dizer que sua intenção é - realmente- ajudar no que for necessário - quem sabe uma consulta médica, um reforço escolar, ou o que ele possa sugerir e que vocês pensarão, conversarão entre si e voltarão à conversa....Que ele entenda e creia que vocês estarão sempre de coração e braços abertos para acolher e procurar entender e ajudar no que for preciso.
Enquanto isso- rezem, seja qual for sua crença! A oração sincera dos pais pelos filhos é o que conheço de mais valioso!
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – A. diz: Dra existe algum remédio para fobia social? Minha filha não consegue ficar onde tem muita gente e entra em pânico com isso. Não sei o que fazer, se obrigo ela dá mais trabalho, aí ela fica em casa. Nem em festas esta indo.
RESP: Caro(a) A.
Fobia social é uma enfermidade que pode perfeitamente ser tratada com ótimos resultados e que exige tratamento psiquiátrico porque há necessidade de suporte medicamentoso.
Não sei a idade de sua filha, se tem mais irmãos, se apresenta esses sintomas há mais tempo ou se houve algum acontecimento recente para que ela assim se comporte.
Já houve diagnóstico médico ou vocês assim a consideram pelos sintomas que me são relatados?
Peçam a seu médico de família que a encaminhe a outro profissional de sua confiança o mais breve possível e não prolonguem este sofrimento que afeta toda a família - nem a " obriguem " antes de ouvir o parecer do especialista.
Fico a seu dispor, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Dra quais são as causas da delinquencia juvenil e como detectar isso nos nossos alunos dentro de sala de aula, como fazer a diferença entre ser mal educado e ser delinquente?
Obrigado, Professor Ernesto

Anônimo disse...

Um adolescente deve saber e se preocupar com os problemas financeiras da família?

Anônimo disse...

Tenho duas filhas adolescentes que brigam o tempo inteiro e me enloquecem, como devo agir nestes momentos, para que parem de brigar e sejam mais civilizadas?

Postar um comentário