logo

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Aberrações do estado laico

Esta história se inspira de modo vago em fatos reais. No entanto quaisquer comparações com personagens existentes são meras imaginações do leitor.

Reunião de governo da Presidente Amlid Ffessuor em Brasília no dia 02/01/2011

- Companheiros, ou como diria nosso ex-presidente, Cumpaheirus! Os otários, quer dizer, os eleitores nos colocaram aqui e agora vamos implantar o nosso Plano Nacional de Direitos Humanos. Primeiro ponto que quero ressaltar é: o estado é laico e portanto vamos remover todos os cruxifixos e outras menções a religião da vida do nosso país.

- Posso, fazer um aparte Compaheira Amlid?

- Diga, Delbio

- Acho boa sua idéia mas talvez as implicações sejam muito radicais. Vejamos:
Teríamos que derrubar a estátua do Cristo Redentor pois é uma clara referência ao cristianismo, o que afeta a laicidade do estado. Por outro lado que colocaríamos no lugar.

- Ponha uma do Che, respondeu a presidente Amlid.

- Certo, o proximo empecilho são os toponimos que se referem ao cristianismo. Espirito Santo, São Paulo, Belém, Natal. São quase 800 cidades que tem nome de Santo.

- Muda tudo, respondeu Amlid, muda tudo. Não se lembra o que fez Stalin na saudosa URSS? Stalingrado, Leningrado e por aí vai.

- Mas e o que fazer com a Bahia?

- O que tem a Bahia?

- Ora é um nome cristão?

- Cristão, Bahia?? Perguntou Amlid.

- Sim Cristão. O Nome foi dado em honrra a Bahia de Todos os Santos Mas como faremos para que as pessoas parem de se referir a Bahia com este noma cristão?

- Sei lá companheiro, isto é problema seu, se quiser monta uma estatal para gerir esta mudança de nomes, ai podemos aproveitar e arrumar uns cargos para algum companheiro em dificuldades.

- Pode ser uma boa esta de estatal. Estou começando a gostar disto.

2 comentários:

Paulo Rocha Santos disse...

muito interessante este texto. O Brasil, infelizmente, caminha nesta direção.

Liana Clara disse...

É Paulo, mas eu não sei se há relação do texto com a nossa história. O autor não me explicou.
Mas que as semelhanças assustam, assustam.

Postar um comentário