logo

sábado, 13 de junho de 2015

Grandes exemplos - Santo Antonio

Desde muito pequena conheço a história de Santo Antônio; adorava ouvir meu pai contar os seus feitos e seus milagres ainda em vida. Meu pai chamava-se Antonio, filho de português, grande devoto do santo do seu nome, e na sua empolgação contava muitos detalhes da vida deste grande homem. Vale a pena aproveitar a data de hoje, e contar às crianças um pouquinho da vida dele para que tirem bons exemplos para suas vidas.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195, veio de uma família nobre e poderosa e foi batizado com o nome de Fernando. Desde pequeno foi um bom estudante, em gramática, retórica e dialética, e em aritmética, música, geometria e astrologia.

No ano de 1210, teve uma mudança decisiva em sua vida. Pediu sua admissão à Ordem, no mosteiro de São Vicente de Fora. Seus pais, parentes e conhecidos dificultaram essa decisão. Devido a isso, pediu transferência para o mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra, que era um prestigioso centro de espiritualidade e de cultura, de nível universitário. Frequentou  toda a cultura filosófica e teológica da época; aprofundou na espiritualidade e no contato diário com a Sagrada Escritura e a Patrística.
Ele tinha uma capacidade enorme de memorizar tudo o que estudava, diziam até que se se perdessem todos os livros sagrados ele poderia reescrevê-los.

Antônio encontrou em Coimbra situações muito turbulentas. As intromissões do rei, que gozava do direito de patronato, e uma série de desordens e de indisciplinas criaram-lhe não poucas tensões, porém ele conseguiu  à margem dessas decadências humanas e estudos cada vez com mais afinco.
Depois de se ordenar sacerdote faz algumas viagens, e deixa de ser Agostiniano e passa a ser Franciscano, de tão impressionado  que fica com os franciscanos.  Daí em diante ele passa a pregar e a ensinar evangelizando e combatendo as heresias.

Não chegou aos 40 anos de vida terrena. Estudou por 14 anos na escola da catedral de Lisboa. Ordenado sacerdote aos 25 anos, dedicou-se, junto com o estudo de teologia, a uma busca apaixonada de Deus e de seu Reino e de como melhor poder servi-lo.

Seus milagres em vida foram contados pelo mundo a fora: um homem incrédulo disse a Santo Antônio que acreditaria na Eucaristia se sua mula, após jejuar por três dias, preferisse a hóstia ao feno. Assim foi feito e no final do jejum a mula rejeitou o feno e se inclinou diante da hóstia consagrada.

O milagre da bi locação, isto é, estar em dois lugares ao mesmo tempo, aconteceu quando ele fazia a pregação em uma missa e ao mesmo tempo foi ao julgamento de seu pai que estava sendo julgado injustamente e conseguiu evitar que fosse enforcado.

Hoje em dia recorremos a Santo Antônio para pedir por nossas aflições, e também as jovens pedem a intercessão dele para arrumarem bons maridos.

Ele  faleceu em 13 de junho de 1231, após um longo período de doença, sofre um colapso. Foi canonizado em 1232, e é também venerado com o título de doutor da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário