logo

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

10 Coisas que você precisa saber para comprar no AliExpress

 Todo mundo hoje em dia está comprando na China via AliExpress! Tem muita coisa legal e barata! Eu mesma já fiz minhas comprinhas! Como algumas amigas pediram umas dicas, resolvi fazer um post reunindo todos os conselhos que costumo dar para quem vai se aventurar.

1) O AliExpress NÃO é uma loja virtual, e sim uma plataforma que reúne vários vendedores, no estilo do MercadoLivre. Por isso, antes de comprar, é necessário checar a reputação do vendedor e os feedbacks dados pelos consumidores do produto anunciado. Há uma ferramenta online que te mostra outros vendedores do mesmo produto, a partir do link do AliExpress, chamado CHNPRICE (http://www.chnprice.com) e que pode te ajudar nas pesquisas.

2) Todos os contatos com os vendedores devem ser feitos em INGLÊS. Se você não se garante nessa língua, use o google tradutor, vai dar certo (e você vai descobrir que os chineses fazem o mesmo).

3) As fotos de roupas são publicitárias, e muitas vezes são iguais para diversos vendedores. Antes de comprar, entre em contato com o vendedor e PEÇA FOTOS REAIS do produto.

4) Sim, demora bastante para chegar. E na maior parte das vezes, a culpa é do NOSSO correio. É possível pagar por uma forma mais rápida de envio (os “express” da vida) mas isso encarece o preço final e aumenta o risco de taxação.

5) Taxas! Sim, compras no valor de até U$50 (cinquenta dólares americanos), incluindo o frete na soma desse valor, são isentos do tributo, desde que sejam transportados por serviço postal e o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Caso contrário, a taxa costuma ser de 60% do valor do produto. Dependendo do caso, pode valer a pena mesmo com a taxação. Os Chineses costumam declarar valores menores do que os reais e as roupas podem ser embaladas a vácuo para que os pacotes fiquem menores (pacotes grandes chamam a atenção dos fiscais). Tudo vai depender do jogo de cintura do vendedor e do seu, durante a negociação.

6) No AliExpress você pode pagar com Cartão de Crédito Internacional ou via Boleto. No pagamento do Cartão a cotação é a do Dólar COMERCIAL do dia do fechamento da sua fatura, e o IOF é de 6,38%. No caso do boleto, o IOF é menor (0,38%), porém o Dólar utilizado para o câmbio é o Dólar TURISMO, que tem cotação superior. No final das contas, pode dar no mesmo, é bom verificar as cotações do dólar, pegar a calculadora e fazer as contas.

7) O AliExpress tem um aplicativo para celular muito bom, vale a pena baixar. Eu deixei em Inglês, mas assim como no site, ao mudar a língua para Português Brasileiro, os preços já aparecem em Reais.

IMG_7553IMG_7554IMG_7556

8) Caso não receba o produto ou este venha com defeito, é possível abrir disputa e receber o reembolso do valor pago. Isso deve ser feito dentro do período de “proteção de compra”. Caso o período esteja se esgotando e o produto esteja “empacado” nos correios, peça ao vendedor a extensão do prazo.

9) Assim que o vendedor postar seu pedido, ele deve fornecer o número de rastreio e diIMG_7532zer que serviço postal usou, isso é um direito seu. A partir daí, se o vendedor utilizar o China Post você vê o rastreio pelo próprio AliExpress, ou você pode monitorar o seu pacote com aplicativos do tipo MUAMBATOR.

10) Não espere produtos originais nem de qualidade maravilhosa… afinal… você está comprando da China! Há, no entanto, réplicas bem interessantes e produtos com uma qualidade razoável e preço muito baixo.

Quer mais dicas? Há muitos grupos no Facebook em que os participantes trocam dicas de vendedores confiáveis, links de bons produtos… confira:

ALIEXPRESS EBAY E OUTROS – INFANTIL -   https://www.facebook.com/groups/215273648649422/
ALIEXPRESS PARA MAMÃES ANTENADAS - https://www.facebook.com/groups/621309167976777/

4 comentários:

Unknown disse...

Acho q vou tomar coragem! Até a minha filha já comprou e eu nada! Kkkk qual é o aplicativo Thereza?

Maria disse...

Oi Jaque o app chama "AliExpress" mesmo!

bela moca disse...

que tamanho vc indica para criança 7 anos?? o link do vestido nao foi .poderia passar de novo ,:)

Maite disse...

Olá, depende muito do vendedor essa coisa de tamanhos, cada um tem sua tabela. De que vestido você fala, bela moça?

Postar um comentário