logo

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Cozinhando nas férias

Para quem ficará nas ferias sem ajudante, e com todos dentro de casa, o jeito é simplificar para podermos todos aproveitar melhor os dias de lazer em família.

A minha sugestão é instituir o dia de. Cada dia da semana ser o dia de algo que a maioria goste, assim sendo cada jantar será apenas de uma opção.  Tornando tudo mais simples de limpar e de servir. Mas, sempre mantendo o bom aspecto das refeições.


O dia do cachorro quente será uma opção boa para sujar poucas louças e panelas. Pode ser feito com salsicha de frango light, assim servindo até para quem esta de dieta.  Colocando na mesa ketchup, mostarda, batatas palha, maionese e alface em tirinhas. A sobremesa pode ser uma salada de frutas. Bem leve para esses dias de calor.

O dia da pizza terá também ter a opção light, feita com pão árabe, mussarela e blanquet de peru, tomate e cebola a vontade. Um suco de abacaxi ou de laranja, e sobremesa pizza de Nutella ou banana com canela.



O dia de sanduíches naturais, neste dia fica legal colocar cenouras raladas, pepino em rodelinhas, alface em tirinhas, pães integrais, molho de salada, presunto e queijo branco. Servindo com uma limonada suíça e de sobremesa melão bem geladinho.


O dia das omeletes será o dia de aproveitar as sobras de tudo. Fazer fritadinhas de carne assada, de presunto e queijo, de salsicha, até de temperinhos que sobraram picados na geladeira. Acrescentando um pouco de queijo parmesão ralado, tudo ficará ainda mais saboroso.  Para sobremesa um Panetone comprado mais barato após as festas, com sorvete.

E para um dia de chuva, quando a temperatura vai caindo um pouco, podemos criar o dia da sopa.  Sopa de ervilhas secas ou um caldo verde, sempre cairão bem, junto com umas torradinhas crocantes feitas com pães dormidos regadas com azeite e orégano. A sobremesa pode ser gelatina de morango com pedacinhos de frutas dentro.

E num dia abrasador de calor de 40º, nada melhor do que o dia das saladas. Um salpicão de frango, uma salada verde, ou uma salada de macarrão com presunto e ervilhas, vão sempre cair bem. E de sobremesa uma salada de fruta com creme de chantilly. 


E termino sugerindo o dia dos pastéis. A novidade para esse dia será fritar as rodelas da massa, abertas, e colocar na mesa com vários potinhos com recheios variados, para que cada um recheie seu pastel no prato. E na hora da sobremesa, massas com recheios de maçã picadinha, colocadas no micro ondas e açúcar com canela para pulverizar por cima.

Vamos curtir mais a família nessas ferias e aproveitar melhor o tempo com eles todos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário