logo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Lenda do Girassol


Era uma vez uma linda estrelinha que se apaixonou pelo Sol. Ela não queria fazer mais nada além de admirá-lo o tempo todo. Mamãe Lua não se cansava de vigiá-la e a dizer-lhe com ternura:

“Filhinha, deixe de sonhar com o impossível. Você é apenas um pontinho luminoso entre milhares que cintilam à noite. Já o Sol é o rei da luz, o senhor do dia. Como vocês poderiam  encontrar-se?  Pare de sonhar, sua tolinha!”

De madrugada a estrelinha teimava em demorar-se no céu  e muitas vezes  ao pôr-do-sol  ela saía antes da hora marcada só para dar mais uma espiadinha   em seu querido Sol.  Mamãe Lua não parava de censurá-la, preocupada com a saúde de sua bela filha.

Mas, um dia, cansada de tanto sofrer, nossa pequena estrela contou sua dor ao rei dos ventos e pediu -lhe que a ajudasse. 

O rei dos ventos pensou um pouco e disse: 

“Para que você possa olhar o Sol, como deseja, é preciso que desça à Terra. Está disposta a fazer tão longa viagem?”

A estrelinha apaixonada  aceitou até mesmo perder sua própria luz só para poder admirar o Sol o dia todo.

O rei dos ventos, então, escondeu-a em seu manto e levou-a para a Terra. Deixou-a às margens de um trigal, justamente quando o Sol despontava entre as nuvens. Uma haste alta a forte levantou a estrela por sobre todas as espigas e, enquanto a sua luz se consumia, seu coração transbordava de alegria.

“Bom dia!” disseram-lhe as flores. Quem é você? , perguntaram.

Mas ela nem sequer ouviu essas palavras tão gentis, pois sua atenção estava toda concentrada no Sol. E foi assim, sem pestanejar que ela seguiu lentamente, com o movimente de sua cabeça, o percurso do gigantesco disco de fogo.  A estrelinha deslumbrada, cujas pontas agora haviam se transformado em pétalas amarelas, ignorava tudo à sua volta. Não via as flores, os pássaros, as espigas, formigas ou árvores..... 

À noite, seus novos companheiros  a cumprimentaram outra vez, mas não sabendo quem ela era nem como se chamava, disseram-lhe:

“Boa noite ...... Girassol!

Fonte: Diversões Escolares – Ano II n.12 - 1961
              Adaptação de Agnes G. Milley

Nenhum comentário:

Postar um comentário