logo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Menos carne vermelha, mais SAÚDE!

Por Maria Teresa Serman

Ainda que seja uma ótima fonte de ferro e proteínas, a carne vermelha entrou definitivamente para a lista negra dos alimentos que aumentam o colesterol e níveis de gordura no sangue, além de estar associada a doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Pode ser substituída a contento por outros alimentos, também eles fornecedores dos mesmos nutrientes, a seguir:

1) Frango e peixe - o frango deve vir sem pele, que aumenta muito a taxa de gordura animal. Apresenta os mesmos elementos importantes de sua irmã vermelha, ferro, proteínas, vitamina B12 e zinco. O peixe, então, ainda de conter Ômega 3 e 6, é mais pobre em gordura ainda, e excelente para os olhos. Deve-se comê-los assados, grelhados ou cozidos.

2) Dupla invencível - a preferida do brasileiro, arroz e feijão, é imbatível no fornecimento de aminoácidos vitais para o organismos. O feijão contém lisina; o arroz, metionina, além do valor proteico completo e raro em vegetais. O feijão ainda tem ferro, sendo que o branco fornece mais desse mineral do que o preto, pasmem!

3) Vilão inocentado - criou-se um mito, derrubado por estudos recentes, de que o ovo aumenta a taxa de colesterol. Eue nada! É importante fonte de vitaminais e minerais, e ainda fornece ômega 3 e 6. Uma omelete com uma gema e duas claras pode substituir a carne no almoço ou no jantar, só não abuse.

4) Leite e derivados - pobre em ferro, o leite é uma fonte privilegiada de proteínas de origem animal. Não deve ser incluido nas refeições salgadas, pois isso dificultará sua absorção. Ótima opção para lanches, em forma de vitamina ou com achocolatado light, e um recurso eficaz para a fome que nos surpreende antes de dormir, para não engordar. Aqueça um pouco de leite, beba, e suas enzimas garantirão darão um sono tranquilo.

5) Soja em múltiplas formas - grande inimiga do colesterol e das doenças cardiovasculares, a soja pode vir como bife, queijo, iogurte, patês. Sua proteína texturizada fica deliciosa em molhos. O tofu combina com saladas. Experimente!

6) Quinoa - faz os mesmos efeitos da soja, mas é considerado o alimento de origem vegetal mais completo e isento de gordura saturada. Tem mais ferro que outros cereais, embora menos do que a carne Pode-se incluí-la em saladas, vitaminas e massas de bolo e tortas.

7)Vegetais verde-escuros - que tal uma salada com queijo branco ou tofu, quinoa ou soja, agrião ou brócolis? Também espinafre, couve, rúcula e folhas de beterraba podem complementar bem uma sopa ou servir como recheio de panquecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário