logo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A festa de Finados

Por Maria Teresa Serman

"No dia 2 de novembro, a sagrada Liturgia se lembra de modo especial dos fiéis defuntos. Depois de ter celebrado - no dia anterior, festa de Todos os Santos - os triunfos de seus filhos que já alcançaram a glória do Céu, a Igreja dirige seu maternal desvelo para aqueles que sofrem no Purgatório e clamam com o salmista: "Tirai-me desta prisão, para que possa agradecer ao vosso nome. Os justos virão rodear-me, quando me tiverdes feito este benefício" (Sl 141, 8).

A gênese dessa celebração está na famosa abadia de Cluny, quando seu quinto Abade, Santo Odilon, instituiu no calendário litúrgico cluniacense a "Festa dos Mortos", dando especial oportunidade a seus monges de interceder pelos defuntos, ajudando-os a alcançarem a bemaventurança do Céu.

A partir de Cluny, essa comemoração foi-se estendendo entre os fiéis até ser incluída no Calendário Litúrgico da Igreja, tornando- se uma devoção habitual, em todo o mundo católico.

Talvez o leitor, como milhares de outros fiéis, tenha o costume de visitar o cemitério nesse dia, para recordar os familiares e amigos falecidos, e por eles orar. Muitos cristãos, porém, não prestam ouvidos aos apelos de seu coração, que os move a sentir saudades de seus entes queridos e a aliviálos com uma prece. Talvez por falta de cultura religiosa, ou por falta de alguém que as incentive ou oriente, muitas pessoas nem vêem a necessidade de rezar pelas almas dos falecidos.

A inúmeras outras, a existência do Purgatório causa estranheza e antipatia.

Seja como for, tanto por amor às almas que esperam ver-se livres de suas manchas para entrarem no Paraíso, quanto para estimular em nós a caridade para com esses irmãos necessitados, como também para nosso próprio proveito, vejamos o "porquê" e o "para quê" da existência do Purgatório.

* Purificação necessária para entrar no Céu


Sabemos que a Igreja Católica é una. É o que rezamos no Credo.

Entretanto, os membros da Igreja não estão todos aqui, entre nós, mas em lugares diversos, como diz o Concílio Vaticano II. Alguns "peregrinam sobre a terra, outros, passada esta vida, são purificados, outros, finalmente, são glorificados" (Lumen Gentium, 49).

4 comentários:

Flavia Nasser disse...

Maria Teresa, estou achano o blog todo muito interessante! Continuem assim! bjs Flavia Naaser

Maria Teresa disse...

Oi, Flávia.
Agradecemos sua visita e sua gentileza. Ajude-nos a melhorar sempre, sugerindo temas de que vc goste ou acha que seriam interessantes e instrutivos. Um beijo carinhoso

Mª Teresa disse...

Oi, Flávia.
Agradecemos sua visita e gentileza. Continue comentando e nos ajude sugerindo temas que acha interessantes e instrutivos. Um beijo carinhoso

Mª Teresa disse...

Oi, Flávia.
Agradecemos sua visita e gentileza. Continue comentando e nos ajude sugerindo temas que acha interessantes e instrutivos. Um beijo carinhoso

Postar um comentário