logo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boa notícia: queijo não altera níveis de colesterol!

Atenção aqueles que seguem dieta de gordura animal: pesquisadores dinamarqueses descobriram que o queijo pode não ser tão ruim para os níveis de colesterol quanto outros tipos de gordura, inclusive sendo mais benéfico que a manteiga.

De acordo com um estudo da Universidade de Copenhagem, pessoas que comem porções diárias de queijo num intervalo de seis semanas apresentaram níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, mais baixos do que quando comeram uma quantidade equivalente de manteiga.

No período em que comiam manteiga as mesmas pessoas tinham níveis de LDL cerca de 7% maior, em média. No entanto, no período de consumo de queijo, os níveis de HDL, ou colesterol bom, caíram ligeiramente em comparação com as seis semanas de ingestão de manteiga, mas não em comparação com o período de suas dietas normais. Já se sabe que o bom colesterol responde favoravelmente a exercícios físicos e fontes de gordura vegetal, como azeite, castanha do Brasil,
nozes, estes em pequena quantidade.

É bom lembrar que o queijo deve ser do tipo minas, cottage ou ricota, pois os outros são mais gordurosos. Guarde-os para ocasiões especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário