logo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Boa notícia: homens que cuidam dos filhos tem menos vícios e são mais fiéis

A natureza é sábia e tem os seus admiráveis caminhos. Antropólogos da Northwestern University, nos EUA, concluíram que homens que se envolvem em um relacionamento estável e na criação de seus filhos produzem até 34% menos testosterona do que os solteiros.

O fato, porém, não significa baixa virilidade, pois esse ajuste hormonal só lhes faz bem. Segundo o estudo, os homens que constituíram família e preocupam-se com ela são menos suscetíveis a envolver-se com álcool e drogas, ou mesmo a desenvolver doenças cardíacas e câncer de próstata.

Além disso, "se o hormônio contribui para a estratégia da reprodução (...), homens que asseguram uma parceira e tornam-se pais baixam sua produção, particularmente se eles cuidam com frequência de seus filhos".

"O homem, assim, repete o comportamento visto em outras espécies onde o cuidado paternal é comum, como em alguns pássaros. Em todos nós, o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal do cérebro faz a mediação entre duas atividades: o acasalamento e o investimento na paternidade." Conclusão: casamento e filhos são garantia de saúde e bem-estar. Então, fiquem atentas, mulheres, e deixem sempre um filho por perto para manter o marido, além de bom pai, fiel e dedicado. Mais um motivo para proverem o consorte de muitos bebês para ele cuidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário