logo

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homenagem aos professores

Por Maria Teresa Serman
Hoje é o dia do professor e de uma das maiores santas e mestras, Santa Teresa D'Ávila, doutora da Igreja. Resolvemos juntar as duas comemorações porque há muito em comum entre elas. Analisando a vida da reformadora do Carmelo, podemos tirar várias lições para a vida docente, sempre tão exigente e sacrificada, motivo de desafios constantes dentro e fora da sala de aula.

Santa Teresa deixou o Convento Carmelita de Encarnción, na sua Ávila natal, para fundar o Convento de São José, das novas Carmelitas Descalças, como foram chamadas por andarem com sandálias, vestiam hábitos pobres e tinham abstinência perpétua de carne. Sua santa audácia despertou severa oposição dentro da própria Igreja, no início, mas Teresa não se deixou abalar, e, apesar de sua frágil saúde e parcos recursos, fundou outros conventos pela Espanha. Possuía uma mente sagaz e bem-humorada, era mística e poeta, uma das maiores inteligências de todos os tempos. Eis algumas de suas frases e o poema mais famoso:

“Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para falar com Deus?”
“Vocês pensam que Deus não fala porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que
reza Ele responde”
"A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra”

“O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”
“"Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência".


"Nada te perturbe// Nada te espante //Tudo passa,
Só Deus não muda.// A paciência // Tudo alcança
Quem tem a Deus,// Nada lhe falta. //Só Deus basta


Nós, professores, também somos reformadores tenazes, não devemos desistir nunca de extrair o melhor dos alunos, como fez Teresa com suas filhas religiosas. Contamos com muito pouco em meios materiais, mas podemos trazer para a nossa luta Aquele que fez dela "uma fortaleza". A perseverança no magistério competente e dedicado, alicerçada na paciência, faz de muitos educadores heróis do cotidiano. A educação levada avante pelos bons mestres deve conduzir o nosso país, e o trabalho do professor recompensado em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário