logo

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Festa para as mulheres! – uma visão futurista

“Minha filha, a ti que formaste um lar, gosto de recordar-te que as mulheres - bem o sabes! - têm muita fortaleza, uma fortaleza que sabem envolver numa doçura especial, para que não se note. E, com essa fortaleza, podem fazer do marido e dos filhos instrumentos de Deus ou diabos. - Tu os farás sempre instrumentos de Deus: o Senhor conta com a tua ajuda”. (Forja, 690)

Este ano, no dia de hoje, completam-se 80 anos da seção feminina do Opus Dei. Uma data especial que nos faz lembrar, do valor da mulher e da necessidade de se buscar a santidade a cada dia nas tarefas diárias e comuns.

Desde o 14 de fevereiro de 1930, São Josemaria trabalhou por abrir este caminho de santidade no meio do mundo, no Opus Dei, para as mulheres de todas as profissões, raças e condições sociais.

Atualmente a mulher é reconhecida com as mesmas possibilidades que os homens, mas nos idos 30 e 40 não era assim. Naquela época era pouco freqüente, mulheres cursando universidades ou trabalhar fora de casa, exceto trabalhos manuais que eram acostumadas a fazer. Era também raro mulheres ocupando cargos de grande responsabilidade civil, social ou acadêmica.

Muitos anos depois, o Concilio Vaticano II proclama: “Agora chegou o momento em que a vocação das mulheres é integralmente satisfeita, é o momento em que a mulher adquire no mundo uma influência, um peso, um poder jamais alcançado até agora”.

O atual prelado do Opus Dei, Javier Echevarría, escreveu uma carta falando a todos, da importância desta decisão tomada por São Josemaria Escrivá. Ele nos diz na carta, que depois de percorrer um longo caminho e graças aos esforços de inúmeras pessoas, incluindo São Josemaria e também as leis civis, a dignidade da mulher, sua igualdade de direitos e deveres ficou equiparada a dos homens.

Este santo futurista, desde cedo fez ver as suas filhas que deveriam lutar por alcançar metas altas, nos mais diversos setores das atividades humanas. Animando-as a busca profissional no campo da cultura, das ciências, etc. Um momento muito importante, por exemplo, foi o das instituições de ensino dedicado a preparação profissional de muitos jovens para o trabalho de casa, de modo que estas funções recebessem o reconhecimento que mereciam, tanto no direito civil como na consciência social.

Dom Javier, continua em sua carta nos dizendo que dá graças a Deus porque os fiéis da prelatura, em união com tantas outras pessoas de boa vontade, continuam contribuindo a difundir pelo mundo esta visão cristã da condição feminina.

Neste dia 14 de Fevereiro de 2010, cumprindo 80 anos do fato que acima relatávamos devemos agradecer a São Josemaría Escrivá pela sua inestimável contribuição para o verdadeiro feminismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário