logo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 17) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.
Fumar escondido
1 - C. diz: Est
es dias descobri que meu filho de 13 anos esta fumando escondido. Aqui em casa ninguém fuma, acho que ele esta influenciado pelos amigos da escola. O que faço para que ele páre de fumar? Existe alguma coisa que eu ponha escondido na comida dele para tomar nojo do fumo?
RESP:
Cara Sra C. Primeiramente sugiro que converse com seu filho com calma e muita tranquilidade, dizendo que supõe que ele fuma e deseja que ele diga sim ou não . Explique e mostre as suas razões pelas quais não deseja que ele fume, além de apontar os riscos que o ato de fumar representa.Inclusive, diga a ele que convide seus amigos - se desejar, para uma conversa franca e aberta sobre o tema.Vocês tem um médico amigo ou enfermeiro que se dispusessem a conversar com os garotos ? Preferentemente um profissional do sexo masculino para que se identifiquem, uma vez que são meninos .
Mesmo que isto não seja possível, uma conversa em casa com os pais é sempre positiva.Não aconselho colocar algo escondido na comida. Ele perderá a confiança nos pais e isto é mais grave que fumar... Tente conversar - expor sem impor. Em todo caso, recomende que ele não aceite cigarros de estranhos e que se deseja mesmo fumar, que compre os seus, com sua mesada! Converse antes com o pai sobre minha sugestão e combinem o que acharem melhor entre vocês, primeiramente . Fico às suas ordens e boa sorte! Mannoun

Bater quando brigam?

2 - M.S diz:
T
enho dois filhos, um de dez e outro de nove, eles brigam muito. Isto é normal? Devo bater neles quando eles brigam? Obrigada.
RESP: Olá, M! Irmãos costumam mesmo brigar,especialmente com idades tão próximas. Por favor, não bata neles ! Deixe que briguem sem intervir, até porque já perceberam que com esta atitude chamam sua atenção... Tente mostrar que devem ser amigos e que não há razão para que vivam brigando pois que em casa deve haver alegria, paz, unidade , amizade e bem querer . Invente brincadeiras com eles, estão ainda em idade de gostar de jogos - tipo batalha naval, jogo da velha, forca, palavras cruzadas, especialmente se os pais participam com eles . Faça a experiência - Vale a pena ! Um abraço, Mannoun

Fobia social no jovem
3 - H.L
. diz: Tenho um filho de 16 anos, ansioso,com fobia social e sedentário.Esta em tratamento médico, mas o médico disse para relaxar no primeiro mês e manda-lo fazer uma academia, para fortalecer o corpo, e depois voltar lá pra ver o que será feito.
Alem de tudo isso ele também s
ofre de problemas emocionais,que causam incontinência urinária. O que a senhora me sugere pra ele fazer de atividades que se aproximam do que ele realmente necessite.Obrigado desde já.
RESP: Sra H.L., seu filho gostaria de fazer natação? Como tem fobia social, talvez não aceitasse um esporte coletivo ainda, mas pode ser que a natação seja atraente para ele além de ser o esporte mais completo, porque saudável para o corpo e para o psiquismo, porque enquanto se nada não se pensa muito senão no exercício. Outros esportes seriam o karatê , jiu-jitsu, tai-chi-chuan, mas estes já teriam que ser com outras pessoas. Bicicleta, equitação, dança de salão- melhor conversar com ele e dar-lhe as opções que , em todo caso, seriam para que visse QUAL escolher, mas devendo optar por alguma porque FAZ PARTE DO SEU TRATAMENTO Isto deve ficar bem claro para ele. Certamente ele deseja recuperar-se e fará alguma escolha. Um abraço, Mannoun

Di
slexia
4 - C.P
. diz: Minha sobrinha esta no 2º ano do fundamental e foi diagnosticado que ela tem dislexia. O que se pode fazer para ajudá-la e isso tem cura? Ela esta com 9 anos e estou preocupado de como será quando chegar a adolescencia, se ela ficará mais difícil de se tratar?
RESP:
Sr.C., fique tranquilo porque a dislexia - troca de letras - é de fácil tratamento com psico-pedagogo, e fonoaudiólogo. Ela não corre risco maior se começar logo a se tratar,uma vez que a própria criança se sente diferente das coleguinhas e deseja corrigir sua dificuldade. Importante que a família converse com ela corretamente, sem dirigir-se a ela como um bebezinho e corrigindo com carinho e delicadeza quando pronunciar erradamente alguma palavra, ( especialmente letras F,R,Q,T,L,D - ) não sei quais aquelas que são sua dificuldade.
Não se aflija e procurem logo ajudá-la ! Boa sorte para todos ! Mannoun

4 comentários:

Anna Lucia disse...

Cara Dra Mannoun, estou adorando suas respostas, já venho lendo e acompanhando a algum tempo. É muito bom termos alguém tão bem preparada nos dando dicas e sugestões num tempo onde a educação de filhos ficou quase acabada. O que nos diz de educar um adolescente em 1950 e nos dias de hoje, as diferenças? Abraço e obrigada pela atenção.

Margô disse...

Dra meu marido é muito exigente com as nossas duas filhas. Ele faz o que diz que eu deveria fazer: Cobra delas ordem com suas coisas; e é capaz de acorda-las ao chegar do trabalho tarde, por não encontrar as coisas arrumadas como deveriam ou como ele mandou que fizessem. Elas já são duas moças de 13 e 16 anos. O que devo fazer para que ele entenda que não deve fazer isso com as crianças?

Teresa Cristina disse...

Como conseguir por horários para namorar, chegar em casa, de filhos com 14 e 16 anos. Eles vivem brigando comigo e tentando burlar os horários que estipulo para sair. E agora com a menina namorando, de 16 anos, estou perdendo o pé. Ela acha que pode sair qualquer dia pra namorar.

Maria da Penha e Carlos disse...

Preciso arranjar uma ocupação para meu filho adolescente. Ele esta com 17 anos e só quer ficar com o grupinho nas baladas e nas rondas de rua. Estuda só o necessário pra sobreviver na escola. E não faz mais nada. E acho que ele esta bebendo com os amigos.

Postar um comentário