logo

terça-feira, 1 de abril de 2014

Corrigindo com pequenos detalhes

Passo todos os dias pelas mesmas ruas, quando retorno de buscar a filha caçula na escola. E todos os dias passo por um mesmo buraco, pequeno, que só vejo quando já estou em cima. Com certeza no final de um ano, cometendo sempre o mesmo erro, vou conseguir quebrar um calço da balança do carro ou algum amortecedor.

Assim também fazemos com nossa vida pessoal, quando a cada dia cometemos os mesmos pequenos erros. São esses buracos imperceptíveis, as nossas pequenas falhas diárias, que as cometemos quase sem notar.

Quando notamos, já estamos com o terceiro bombom na boca, sem querer falamos mal de alguém bem próximo a nós; olhamos mais demoradamente pra uma revista indecente na banca de jornal, ou simplesmente carregamos no sal em nossa comida, e só notamos depois do ato feito ou da pressão ter subido um pouco mais.

A memória de cada um de nós precisa ser trabalhada para guardar essas pequenas faltas nossas, e nos lembrar, antes de cometê-las. Devemos usar alguns subterfúgios para nos lembrar  do erro antes de cometê-lo.

Tenho certeza de que agora vou lembrar-me do buraco na rua, antes de chegar até ele. O fato de falar alto ou até só pra nós, já vai ser um lembrete pra nossa memória trabalhar com isso, e fazer soar um alarme antes do fato acontecer. Basta eu dizer pra mim: esse já é o segundo bombom que como e não devo passar disso, que com certeza quando levantar a mão para pegar outro, soará meu sino interno alertando para que eu não efetue o movimento.

Vamos ensinar aos nossos filhos a terem esses pequenos cuidados, pois, exercitando-nos nas pequenas coisas seremos capazes de posteriormente vencermos nas grandes batalhas que poderão surgir em nossas vidas.

Minha avó paterna tinha um pequeno hábito de não comer manteiga e queijo no mesmo pão, ela chamava de “fartança de lobo”. Assim, deste modo ela ia praticando a temperança, virtude muito importante para termos nos tempos das vacas magras, do dinheiro curto. E, também muito útil para evitarmos cair na tentação de comprar tudo o que vemos pela frente, porque está na moda.

Quantos proveitos bons podem tirar das pequenas coisas de cada dia que fazemos, controlando os nossos erros e excessos.


6 comentários:

Gabriely disse...

Oi Liana! Adoro seu jeito de escrever!
Seu texto serviu pra mim: preciso estar mais alerta!

Pedro disse...

A prefeitura do Rio podia consertar o buraco

Patricia disse...

Texto superinteressante, que pode nos ajudar mesmo a "alertar a memória" na hora do "3º bombom"!

Liana Clara disse...

Oi Gaby, muito obrigada! Fico feliz que sirva pra alguém essas observações que faço por aqui.
É muito bom criarmos esses pequenos alertas para nós. Beijos na pequenina, que já deve estar uma mocinha.

Liana Clara disse...

Pedro nem caí mais neste buraco. Mas, se a prefeitura não cumpre a parte dela, cabe a nós desviar-nos do mesmo. E até podemos tirar proveito desses pequenos transtornos, para nossa vida diária e ir melhorando a gente mesmo.

Liana Clara disse...

É Patricia, esse alerta esta sendo pra mim, antes do PRIMEIRO bombom!! rsrsrs
Estou igual a turma dos alcoólicos anônimos, por hoje nenhum bombom! E esta funcionando, a glicose já baixou bastante.

Postar um comentário