logo

quinta-feira, 7 de abril de 2011

HOMESTAY –FORMA “SIMPÁTICA” E ECONÔMICA DE HOSPEDAGEM NO EXTERIOR.

Por: Patricia Carol Dwyer

Muitas vezes, quando nossos filhos pedem para viajar para outro país, seja para estudar em algum curso de idiomas, ou mesmo em férias para tentar conhecer pessoas e estilos de vida diferentes, sendo possível arcar com esse tipo de despesa, surge nossa primeira preocupação: onde se hospedarão com segurança, em boa companhia, e com apoio para garantir três refeições diárias, tudo num só pacote.

Existe uma boa variedade de lugares para hospedagem temporária, além dos hotéis de todos os tipos e para vários bolsos. Há os “hostels” -tipo de pensão com vários beliches no mesmo quarto, mais para jovens, sem muitas exigências, que demandam bastante boa vontade para esperar a vez de usar o toalete, mais tipo acampamento, sem muita privacidade.Para os típicos mochileiros, que só ficam de passagem por alguns dias, a caminho para outras “tribus”.

Nesse gênero também mais simples e econômico, porém com mais privacidade, e podendo conviver no dia a dia com uma família, há aquelas pessoas que compartilham espaços na própria casa, algumas nem tão grandes, mas que ficam com espaço sobrando após alguns dos filhos já terem saído, e aproveitam para incrementar o orçamento.

Outras, morando sozinhas, oferecem para alugar um ou mais quartos, só mesmo porque gostam de ter gente de países diferentes para conhecer e trocarem experiências.

Essas categorias são chamadas de “homestay”, e facilitam para quem não gosta da solidão de um hotel, ou porque prefere vivenciar os hábitos no dia a dia típico de pessoas de outras culturas, como forma de ampliar seus horizontes e treinar idiomas.

Entre as pessoas que utilizam sua casa para hospedar estrangeiros, há algumas senhoras solteiras ou viúvas, que, não tendo pessoas para cuidarem acabam adotando de coração os jovens e os tratam como se fossem família.

Aproveitam para demonstrar esse seu lado acolhedor, preparando um bolo nas datas dos aniversários, ou uma refeição mais caprichada com pratos típicos, quando é para comemorar alguma data festiva de seu país. Ajudam no que podem também, no caso de algum dos hóspedes estar querendo trabalho temporário, indicando os locais onde precisam de mão de obra de algum tipo, ou até, quando podem, ajudam-nos a conhecerem os lugares mais em conta para fazerem compras, de roupas, ou para encontrarem boas lembrancinhas para levarem de volta a seus familiares.

É muito reconfortante saber que existe esse tipo de pessoas, acolhedoras, que aproveitam a bondade do seu coração para compartilhar com outros um pouco da sua vida, experiências e conselhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheci essa forma de hospedagem vendo fotos de uma festa de aniversário numa homestay no Canadá. Festa oferecida para um hóspede estrangeiro. Fiquei muito feliz pelo hóspede (um querido meu) ter tido uma comemoração tão amigável e familiar longe de sua terra.
Cristina

Patricia disse...

Olá AMIGA QUERIDA!
É VERDADE QUE A GENTE FICA FELIZ, MESMO QUANDO O "FILHINHO" JÁ NÃO É TÃO "INHO", POR SABER QUE ELE NÃO FOI ESQUECIDO E NEM FICOU TRISTE, POIS NA NOVA TERRA JÁ TEM UM GRUPINHO ANIMADO NA PRÓPRIA HOSPEDAGEM.

Essa "homestay Mom", especialmente, é um ENCANTO DE PESSOA(dá pra ver na foto do festejo pelo Blog dele)descendente de imigrantes italianos, e com AQUEEEEEELE CUORE AMICO!

Postar um comentário