logo

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 85)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 –A. diz: Dra descobri que meu filho esta usando drogas, achei um pacotinho em casa no quarto dele. Como devo falar com ele? O que fazer? Meu marido queria dar uma surra nele, mas achei melhor pensarmos primeiro com calma sobre o que fazer. Ele tem 15 anos. Temos uma filha também que é mais nova, como vamos abordar o assunto sem que ela saiba?

RESP: Caro (a) A.
Antes de mais, tenham calma e serenidade! Não briguem com ele - conversem! Se a mãe achou um pacotinho de droga no quarto é porque ele deseja que saibam e está pedindo ajuda, só não sabe como fazer!
Como vai ele nos estudos? Como são suas amizades- vocês conhecem com quem ele anda e os familiares dos amigos? Eles frequentam sua casa?
Convidem-no para sair sozinho com vocês para um lanche em lugar tranquilo, e conversem contando sua descoberta e reafirmando que acima de tudo o amam e desejam o melhor para ele.Perguntem se quer ajuda, que vocês se empenharão em levá-lo a Profissionais especializados porque sozinhos não podemos ultrapassar esta dificuldade. Acalmem-se e- sobretudo- rezem muito porque Deus é quem melhor nos pode ajudar e iluminar sobre o melhor modo de agir.
Peçam ao médico da família uma consulta para o filho e com ele vejam qual o Profissional Psiquiatra que ele indica. Se moram no Rio, existe o NEPAD em São Cristovão, uma unidade da cadeira de Psiquiatria da UERJ, que atende jovens e também os familiares.
Não percam tempo- quanto mais rápido agirem, mais fácil será o tratamento e boa solução. Fico às ordens, Mannoun


2 – A. diz: O que faço com minha filha de 17 anos que esta grávida e o pai é um homem casado? Eu e meu marido estamos perdidos e não sabemos por onde começar. Agradeço qualquer sugestão.

RESP:Caro(a) A.
Fiquem bastante calmos apesar de viverem um momento bastante difícil, não pela gravidez mas pelas circunstâncias. Vocês sabiam do namoro ou dos encontros dela com esta pessoa? Ele vive com a família? Houve alguma conversa com ele ou com a filha e ele juntos? Está disposto assumir o filho?
Sua filha, o que diz dele ?Como foi que souberam da gravidez? Eles combinaram algo sobre sua vida em comum? Pensam construir uma família? E a família dele?
Desculpem tantas perguntas, mas são importantes para podermos nos conduzir!
Creio que no momento, devem pensar e cuidar da filha e do bebê. Ela já está fazendo consultas de Pré -Natal ? Fez os exames necessários? Como é a saúde dela?
Não creio que devam envolver outras pessoas no assunto, nem relatar para os de fora a situação do pai do bebê, pelo menos de início, até que as coisas se esclareçam mais. Sejam reservados nos comentários, porque esta atitude facilita o bom encaminhamento das coisas.
Enquanto isso, rezem muito. Deus sabe tirar mesmo das coisas mais difíceis um bem e mostrará a vocês o melhor a fazer doravante.
Por favor, em momento algum pensem em matar o bebê, pois o aborto - embora muitos, mesmo os médicos, digam que não é um crime- sempre foi e será sempre o mais cruel dos assassinatos. Jamais será uma solução, e as consequências para a mulher são terríveis.
Esta criança será para a família, causa de muita alegria, podem crer!
Estou sempre a seu dispor e podem voltar a falar comigo quando desejarem.
Meu abraço! Mannoun

Um comentário:

Margareth disse...

Como saber se o nosso filho tem alguma tendência ao homossexualismo? Ele esta com 21 anos e não tem namorada e nem fala sobre este assunto. E quando falamos ele muda de assunto. Ele é tímido e já esta na faculdade

Postar um comentário