logo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 62)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz:Dra não estou aguentando tanto aborrecimento com minhas filhas adolescentes, um cansaço só, tenho vontade de largar tudo de lado e deixá-las fazerem o que quiser. É muito desgastante todo dia ter que discutir e dar o contra a cada momento nos pedidos mais absurdos delas. Querem tudo, saídas com amigas, baladas, pouco estudo, fumar, pircing, beber, tudo é motivo pra nova discussão e mais desgaste. Isso é castigo por eu ter tido filhas?

RESP: Caro(a) A. Para começo de resposta,alegre-se por ter filhas !
Não pense jamais que isto seja um castigo- basta pensar no sofrimento daqueles que desejam filhos e não os podem ter por alguma razão ou em tantos que os estão perdendo por acidentes, violências, etc...
Acalme-se, respire fundo, comece por ter um novo olhar de paciência - que deve ser mesmo “santa paciência” e pense que tudo passa, também esta fase...
Vocês têm descansado com algum lazer- passeio, cinema, teatro, caminhadas?
O dia a dia é realmente desgastante e necessitamos algo que nos recomponha- cada um veja o que representa para si mesmo um descanso para refazer as forças e continuar a dar conta do que lhe compete. Educar não é dar “contras" nem discutir. É conversar e explicar os valores da família, porque sim e porque não, sem discutir nem impor - afinal moram em sua casa onde há uma autoridade que expõe e que deve ser acatada( não atacada...)
Adolescentes querem tudo- é verdade, mas devem ter claro o que lhes será ou não concedido. Chega o momento- limite e cabe aos pais dizer (após infinitas explicações) NÃO porque Não e pronto!Sem maiores conflitos e pingue-pongue de palavras.
Suas filhas têm tarefas em casa? Horários?
Estudam, praticam esportes, trazem amigos para estudar e lanchar em sua casa? Tem esta liberdade e este hábito? Vale a Pena! Isto ajuda muito a ter um ambiente familiar de paz e serenidade e os pais ficam sabendo quem são as companhias dos filhos e se dão a conhecer e ganhar os corações que é o mais importante!
Nada de entregar os pontos! Não desistam porque VALE A PENA ter filhos- cansa um pouco, mas é muito precioso ver que se construiu uma vida digna e útil !
Afetuosamente, Mannoun

2 – C. F. diz: Como recuperar a confiança de um filho adolescente e o respeito? Cheguei num ponto onde não consigo que meu filho me escute mais e nem faça mais o que eu peço. Sai a hora que quer e vai aonde bem entende. Vi a pergunta de cima e fiquei tentada a dizer que também tenho vontade de largar tudo de mão. Mas sei que não devo, por questões de princípios morais. Quando acaba esta fase de adolescência eles voltam ao normal?

RESP:Cara Sra,C.F. Espero que a resposta de A. lhe seja útil, e tenha a certeza de que ADOLESCÊNCIA é UMA FASE E PASSA !
Continue acompanhando seu filho, passando os valores familiares para ele, não aceite que lhe responda mal, devagarzinho vá dando LIMITES.
FALE MUITO POUCO! Quando ele começar a dizer o que não deve, deixe-o falar sozinho, afaste-se, ou se for o caso, fique a senhora em silêncio, e encare-o firmemente nos olhos, com serenidade e segurança.
Demonstre com atitudes que não está contente e não o paparique- em geral as mães querem suprir o que podem (e o que não podem...) e é bom que ele perceba que as coisas custam e que deve saber pedir, conversar, dar ciência do que faz, enquanto for menor de idade e morar em casa dos pais.
Paciência! Fico às suas ordens, Mannoun

3 – A. diz: punir um adolescente por ter mentido retirando seu computador e celular é eficaz? E como devo proceder com meu filho de 13 anos que sempre venho pegando-o mentindo, a fase já está desde cedo, procurei sempre fazer com que confessasse a mentira assim que eu descobria indícios, mas isso já está acontecendo desde os seus 7 anos mais ou menos. Meu esposo e eu não gostamos de mentiras e sempre educamos com a verdade, nem quando saiamos quando ele pequeno sempre dizíamos a verdade. Sinceramente torço que seja uma fase. Por favor, me responda assim que puder. Pode me chamar de Maria.

Cara Sra. M.

Gostaria que buscasse neste blog, negociosdefamilia.com , dos meses de julho, agosto e setembro , algumas respostas que já enviei sobre o tema da mentira e que podem ser de utilidade para suas questões .
Punições por mentir nem sempre são eficientes. Melhor ver o que mais o Adolescente gosta e , conversando com calma, explicar o PORQUE ele está sendo punido e até mesmo perguntar a ele, qual a punição que merece. É uma forma de ajudar a refletir, pensar e rever valores e virtudes que fazem parte da educação familiar
Quanto ao seu filho, agora com 13 anos, e que mente desde os 07 anos, sugiro que busquem uma ajuda de um bom psicólogo, porque ele já pode estar tão habituado a mentir que não distingue mais a fantasia e a realidade. Como a senhora diz que os pais não mentem, pode ser que a personalidade do filho seja mais frágil e ainda não tenha conseguido identificar-se com os valores da família. Pode ser ainda que tenha uma fantasia fértil, ou tenha aprendido que mentir deu certo até hoje e se comporta desta forma para atrair a atenção ou estar sempre em evidência, mesmo que de forma negativa...
Os pais devem ser os primeiros à ir consulta fazendo uma entrevista e se se sentirem bem com o profissional, marquem para o filho e expliquem a ele que desejam imensamente ajudá-lo e por esta razão marcaram consulta com um psicólogo.Mesmo que ele diga não ser necessário, peçam que vá par atender aos pais Não briguem, evitem discussões, tratem-no com carinho. Todos precisamos de alguma ajuda ao longo da vida e é importante que seja neste momento.
Pode voltar a falar comigo quando desejar. Boa sorte e reze pelo filho. A oração dos pais é infinitamente poderosa! Atenciosamente, Mannoun.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra eu gostaria de saber se uma cirurgia de hidrocele na virílha do meu filho de 14 anos, vai deixar ele estéril? Quais as consequencias para o futuro dele?

Cremilda Alves disse...

Dra gostaria de saber se existe tratamento gratuito no Rio de Janeiro, para jovens com síndrome de Asperger. Ela foi diagnosticada quando tinha 10 anos e agora esta com 15 e dando muito trabalho. Tem tratamento pra isso? E cura?

Postar um comentário