logo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sugestão de leitura: Família e televisão


Em breve teremos uma seção neste Blog só para responder perguntas sobre adolescentes e adolescência.

A Dra Mannoum Chimelli, autora deste livro que recomendo, ajudará a sanar as possíveis dúvidas que tenhamos a respeito de como agir e como tratar os jovens de modo geral.

Nossa amiga e doutora Mannoun é Médica, formada em 1961 pela Universidade de Juiz de Fora e pós-graduada em Saúde Pública pelo Instituto Castello Branco da FIOCRUZ, Rio de Janeiro, em 1970. Fez também o curso de Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal Fluminense em 1975, e outro de Orientação Familiar pela Universidade de Navarra, Espanha, em 1995. Desde 1981, trabalha com Medicina do Adolescente no Hospital Getúlio Vargas Filho em Niterói.

Ela é autora de vários livros sobre adolescente, tema que é fascinada a muitos anos.
Dentre eles temos o seguinte:

Família e Televisão
"Na TV, só passa o que não presta”, dizia um telespectador oprimido. É, sem dúvida, um juízo sumário demais, mas a realidade é que a TV vem abusando. Que devem fazer os pais diante dessa situação? Que podemos fazer todos nós?
Nestas páginas, com o seu estilo sereno, a autora distingue entre o que merece “sinal amarelo” e “sinal vermelho” na televisão atual. E, sobretudo, apresenta inúmeras sugestões práticas para chegarmos ao “sinal verde”, para conseguirmos uma televisão “domada”, aliada e amiga dos pais na sua missão educativa.

Vamos aproveitar esta breve leitura e tirar muitas idéias de como agir diante da nossa amiga TV.

5 comentários:

Lisa Stuart disse...

Como podemos controlar o tempo de TV das crianças se saímos pra trabalhar cedo e só voltamos a noite? E as crianças ficam por conta de babá.

Maria Inez disse...

Já conheço de nome a dra e gosto muito dos livros dela. Tenho muitas perguntas a fazer pois tenho 2 adolescentes em casa, um rapz e uma moça. A moça esta dando mais trabalho e me deixando louca! Onde faço as perguntas?

Liana Clara disse...

Caras amigas Lisa e Maria Inez, vocês já podem fazer suas perguntas clicando na figura ao lado no início do Blog, onde diz: Adolescentes como educar? Todas as perguntas serão postadas sem nenhuma identificação, portanto não se sintam constrangidas em perguntar. A Dra Mannoun irá respondendo a cada uma.

Maria Augusta disse...

Eu gostaria de sabero que fazer com minha filha de15 anos que quer namorar um homem de 27 anos, o que você me diz sobre isso? Eu não deixei, achei um absurdo. Ela esta sem falar comigo.
Sou do sul e aqui o povo fala muita coisa a respeito disso que me assusta. Agradeço sua resposta.

Liana Clara disse...

Maria Augusta, passarei sua pergunta a Dra Mannoun e em breve estarei postanto sua resposta.

Postar um comentário