logo

sábado, 7 de junho de 2014

“A galinha e a águia” – uma bela reflexão

Vocês já viram uma galinha voando? Eu me lembro de ter visto apenas uma vez na vida. É algo verdadeiramente ridículo: ela voou a 50 centímetros do chão e soltou tantas penas que parecia que ia ficar depenada. Para uma galinha, algo como um cupinzeiro já é um tremendo obstáculo. Praticamente tudo para ela é obstáculo.

E uma águia voando, vocês já viram? É um verdadeiro espetáculo. Seu voo majestoso, sua classe, a altura que ela alcança etc. Para uma águia, até a montanha mais alta da terra se torna pequena.

Essas duas imagens me ajudam muito a entender a diferença que existe entre ter fé e não ter fé. Quem tem fé voa alto. E, quanto maior é a sua fé, mais alto é o seu voo. A fé nos faz subir alto e ver as coisas como Deus as vê.

Quem não tem fé voa como a galinha:
- tudo na sua vida são obstáculos e contrariedades;
- tudo é pesado;
- tudo é desgastante;
- e não entende o sofrimento, a dor, as contrariedades;
- e não entende com uma visão bela, superior, realidades humanas como o amor, o casamento, o trabalho, o descanso etc.

Para quem tem fé, por outro lado:

- os obstáculos, as montanhas se tornam pequenas, porque o voo é alto, junto de Deus; é possível ver que há uma saída para todas as dificuldades que se enfrenta na vida; tudo tem saída, pois Deus pode tudo; e entende-se também que as dificuldades são também permitidas por Deus para o nosso crescimento pessoal;
- as coisas não são tão pesadas assim, pois Deus nos sustenta, nos dá forças;
- as coisas não são tão desgastantes assim, pois com a fé temos um olhar positivo sobre todas as realidades da vida;
- mesmo as realidades belas desta vida, como o amor humano, o casamento, o trabalho, o descanso etc., têm um sentido mais alto, mais belo, mais profundo; o amor, por exemplo, é algo maravilhoso, pois Deus é amor e nos chama ao amor perfeito, incondicional, total; o trabalho, por exemplo, é algo nobre, grande, pois com ele nos unimos a Deus na tarefa da Criação, imitamos Jesus Cristo, que trabalhou durante 30 anos na carpintaria, fazemos dele uma ocasião de ajudar, de servir os outros, fazemos dele uma ocasião para amar a Deus, podendo entregar todos os dias ações boas a Deus que são fruto do nosso trabalho etc.

Como se vê, há uma diferença abismal entre ter fé e não ter fé, como entre o voo da galinha e o da águia.

Como estou voando ultimamente? Como uma galinha, uma pomba, uma gaivota, uma águia?

Não percamos tempo: aumentemos a fé!!! A fé é um dos maiores tesouros, se não o maior, que podemos ter em nossa vida. E, se já a temos, nos apressemos em aumentá-la para voar cada vez mais alto. A fé se aumenta pedindo a Deus, lendo livros que tirem nossas dúvidas de fé, aproximando-nos mais dos sacramentos, principalmente da confissão e da comunhão, recebendo-a com a devida preparação.

Escrito por Pe. Paulo M. Ramalho - www.fecomvirtudes.com.br  -http://www.facebook.com/profile.php?id=100001797967721

Nenhum comentário:

Postar um comentário