logo

quarta-feira, 25 de junho de 2014

O que queremos para nossos filhos

Queremos desenvolver bons hábitos nos nossos filhos, pois sabemos que as crianças que crescem com bons costumes, sempre é querida em qualquer ambiente que esteja. Assim sendo precisamos ver: qual é a prioridade na minha família? Obediência, estudo, sinceridade, higiene,gentileza, etc.

Os hábitos, como: Lavar as mãos ao chegar a casa, escovar os dentes, pentear os cabelos, usar roupas mesmo no verão, dar boa noite, bom dia, obrigado e, por favor – são detalhes que não podemos descuidar na educação das crianças, mas em primeiro lugar teremos que ser exemplos para eles.

Ensinar a sentar a mesa para fazer as refeições – será melhor absorvida, se o pai também senta a mesa, e não comer com o prato no colo diante da TV. A refeição é um momento para a família estar junta, aliás, nada de conversas que provoquem indigestões, como falar das notas escolares, dos  aborrecimentos no trabalho, ou das contas a pagar.

A criança desde pequena gosta de imitar os pais e crescem repetindo muito dos nossos costumes. A  mãe que reclama de tudo e é muito crítica, conseguirá uma filha também muito crítica; pai que lê jornal enquanto come, o filho fará o mesmo, e não dará atenção futuramente ao que o  pai lhe diz durante a refeição.

Temos quatro hábitos que precisamos cultivar em nossos filhos que servirão de base para toda a vida: Sono, alimentação, ordem e higiene. Ter horários para dormir, alimentar-nos bem e com intervalos constantes e não pular refeições; colocar ordem nas nossas atividades e observar nossa higiene geral com constância.

Com uma base sólida poderemos passar para nossas crianças boas atitudes, para lidarem com os outros, e que venham a ser pessoas simpáticas, por onde passarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário