logo

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A chegada de um filho

A cada filho que vamos tendo, precisamos equacionar muitas coisas dentro de casa. Sempre contando com a possibilidade de vir outro filho; vamos precisar decidir a dois as mudanças no lar. Parece um assunto banal, irrelevante, mas não é, entram pontos importantes como: finanças, economias, espaço, resquícios familiares que cada um traz na sua bagagem de solteiro.

A criança vai precisar de um espaço para ela – independente do quarto dos pais. Criança na cama dos pais não dá certo, tira a intimidade do casal e não é nem higiênico para o bebê.

É necessário  pensar em como vai se  montar o ambiente – combinar a quantia que se disporá para isso. Discutir também  a possibilidade de no futuro vir mais filhos, ou não, para decidirem os gastos com o ambiente . Tudo sendo combinado, pai e mãe já vão se sentindo mais responsáveis e interessados neste projeto: o filho é de ambos.

O lar continuará o mesmo – nada de grandes mudanças, nada radical, como silêncio absoluto depois que o neném nascer, ambiente com pouca luz ou casa vazia sem receber amigos. Os filhos precisam crescer acostumados com barulhos, visitas, sol, luz do dia e da noite. É claro que sem exageros.

A mãe e o pai  não devem chatos,  não deixando ninguém se aproximar do filho, não sair à rua; se chove não vai mais a lugar nenhum,(para isso existem guarda chuva, capa).  E também não cair no exagero de ir para a “night” com o bebê, nem ao cinema com o filho de 2 meses. Usar do bom censo. Sempre decidindo a dois, cada situação que venha a aparecer com esse novo membro da família. Todas essas decisões, ajudarão o casal a se tornar mais unidos e ambos participantes da educação desse novo ser, que necessitará de muito carinho e amor.

Com o crescimento da criança surgem novos pontos passíveis de atritos entre o casal, como a escolha do pediatra, ficar na creche ou com a avó, a mãe trabalhar fora ou não, sobre os brinquedos mais adequados para idade, passeios em família – tudo isso precisa de um casal equilibrado, para ir aos poucos tomando estas decisões sem prejudicar tanto a criança como a seus pais. A chegada do filho não acaba com o lazer. Apenas terão que adaptar os passeios e  viagens. 

Temos que ter em mente que os filhos vem para unir mais ainda o casal e transformar, para melhor a nossa família.

2 comentários:

Gabriely disse...

Como é bom ter experiência! Hoje posso dizer de boca cheia: com chegada do próximo filho eu vou fazer tudo diferente! Hehehehe
Catarina sofreu, coitadinha! Rafael e eu... mais ainda!!

Liana Clara disse...

O primeiro sempre sofre um pouquinho, Gabi, rsrsrs. Nada como a experiência para nos tornarmos profissionais! Beijos

Postar um comentário