logo

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mães guerreiras

Atualmente, e também desde que mundo é mundo, muitas mães carregam sozinhas os cuidados com os filhos, por morte, separação ou abandono, e, mesmo assim, muitas conseguiram transformar seus filhos em homens e mulheres de bem. Coisa que a história não nos conta muito sobre o contrário: pais cuidando de filhos sozinhos.

A realidade de mães solteiras é muito grande, mulheres que tiveram seus filhos e o pai nem soube da sua existência. Minha auxiliar é um exemplo vivo disso, o pai da filha dela nem quis ver ou registrar, ela precisou criá-la só com a ajuda da mãe dela, e, só agora, aos 47 anos é que está voltando a ter vida própria, e até namorando.

Não é soberba nos acharmos muitas vezes melhores, é uma visão de milhares de lares em que a mãe luta muito para dar formação, educação e pão a seus filhos, e consegue, com a graça de Deus. Posso dar muitos exemplos de gente conhecida. Pelo menos na minha família aconteceram alguns casos.

A mãe da minha avó materna morreu quando ela nasceu. Sendo a segunda filha do casal, o pai dela escondeu minha avó, e casou em seguida com outra mulher, e só a mostrou depois de casado. Essa segunda mulher também morreu de parto e ele voltou a casar com uma terceira esposa. Tiveram mais três filhos e ele morreu ainda jovem , deixando a viúva com seis filhos, a metade "herdada", e pobre. Pois essa mulher criou e educou muito bem seus filhos, sozinha, nunca mais se casou e conseguiu dar instrução e fazer tudo o que ele jamais conseguiria fazer sozinho. Ela lavava roupas para fora, para poder criá-los e ainda era muito carinhosa, o que minha avó, sua filha, sempre relembrava. Devia ser mesmo, porque a vovó era um doce de pessoa.

Não quero diminuir a pessoa do pai, mas cada um tem seu lugar no espaço e no tempo de seus filhos, e dependendo do que fazemos, tanto um quanto o outro pode provocar inúmeros danos aos filhos. E é claro que pode ser mais fácil quando ambos estão juntos na jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário