logo

terça-feira, 21 de maio de 2013

Etiqueta em festas

É natural comemorarmos os aniversários dos nossos filhos pequenos, e, no meio à nossa alegria, queremos convidar a família inteira e os amigos.

Para nossa festa ser um sucesso,  precisamos programar todos os detalhes: pensar nas crianças pequenas que virão, nas maiores, nos idosos e nos adultos. Assim sendo, é necessário cuidar para que todos se sintam a vontade e se divirtam na festa.

Mas, um detalhe que não pode passar despercebido, porque de fato todos notam, é a atenção e o cumprimento a cada um dos convidados, sem esquecer os mais velhos, pois estes são os que mais se ressentem com nossa falta de carinho e por que não dizer, nossa falta de educação.

É um momento em que estaremos com muitas atividades para coordenar, e às vezes falhamos na cortesia, deixamos de falar com um parente do lado da esposa ou marido, e isso se torna desagradável, prejudicando  a alegria de todos.

Não pensemos que os convidados entenderão nosso deslize; eles se sentirão diminuídos e não ficarão à vontade na festa. O casal tem obrigação de passar de mesa em mesa e dirigir umas palavrinhas a cada um, procurando enturmar os que estiverem mais deslocados.

A festa será boa na medida em que todos forem bem recebidos. Por isso, é importante pensar antes no número de convidados, para que não percamos este bom tom da educação. Fartura em comida, bebida e entretenimento não compensam descaso e desatenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário