logo

domingo, 20 de novembro de 2011

Serotonina, muito prazer.

Por Maria Teresa Serman

Eis um nome muito na moda, é serotonina pra cá, serotonina pra lá. Como costuma acontecer, muito se fala, mas pouco se aprofunda. O que vem a ser, realmente, essa tal de SEROTONINA?

É um hormônio, que provoca prazer, satisfação, bom humor. O cérebro o produz, quando recebe o triptofano, uma substância que faz parte da constituição das proteínas e, descobriu-se recentemente, dos carboidratos também. Com a ingestão de alimentos proteicos, o triptofano entra no cérebro, mas ainda é em menor quantidade do que quando ingerimos carboidratos. Estes últimos nos levam a secretar insulina, outro hormônio.

O processo é este: a insulina faz com que os aminoácidos saiam da corrente sanguínea e vão para os órgãos, diminuindo também a velocidade do triptofano em chegar ao cérebro. Nessa sequência, os aminoácidos são absorvidos antes do triptofano, o que lhe deixa o caminho livre e a absorção é mais imediata. Por isso, o carboidrato deve ser ingerido antes das refeições, pois a sensação de saciedade será mais completa e duradoura.

Portanto, petiscos de carboidratos, como barra de cereal, pães integrais, pipoca sem manteiga, e até achocolado light, minimizam a voracidade e diminuem aquela sensação de "quero mais" ou de "ainda não estou satisfeita'. Pequenas refeições, chamadas "colação", são úteis para ativar o metabolismo, pois o aparelho digestivo está sempre trabalhando. Atenuam também a fome das principais refeições, prevenindo o prato muito cheio e as tentações engordativas.

A serotonina, equilibradamente fornecida, "avisa" o cérebro de que estamos satisfeitos, prevenindo, assim, a compulsão por gorduras, açúcares e mais carboidratos que o stress geralmente provoca. Não deixe o estômago vazio por muito tempo, alimente o organismo com "combustíveis" saudáveis, e verá que esse hábito recupera o ânimo e restaura o bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário