logo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 117)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: O que ler para me ajudar a enfrentar a adolescência de duas filhas gêmeas?

RESP: Caro(a) A.
Parabéns pelas gêmeas! Há uma vasta literatura a respeito, e posso sugerir-lhe um folheto que escrevi e que se intitula " Amar os adolescentes" .
Pode ser solicitado à editora Quadrante de S.Paulo ( info@quadrante.com.br) onde também encontrarão uma biblioteca vasta sobre educação, familia e outros.
Uma revista de S. Paulo que se chama “Ser Família” e pode ser adquirida nas farmácias Drogasil em S. Paulo, contém ótimos artigos sobre educação em geral e também Adolescência, assim como os livros do Dr. Içami Tiba, e da Professora Tania Zaguri que tratam do tema.
Fico a seu dispor e um abraço, Mannoun

2 – C. diz O que posso fazer para ajudar meu filho a manter a calma nas provas? Ele é muito ansioso, sabe a matéria e acaba saindo mal nas provas porque fica muito nervoso.

RESP: Caro Sr.C.
Não sei a idade do seu filho, mas ele pratica esportes? Tem amigos? Costuma estudar em grupo? Tem horários em casa, para acordar, dormir, fazer as refeições, estudar, descansar, tem lazer e ajuda nas tarefas domésticas ? E tem um local adequado para estudar?
As perguntas que faço referem-se a atividades que ajudam a diminuir a ansiedade!
Creio que também vale a pena marcar uma consulta de avaliação clínica e o médico de seu filho poderia indicar um Psicoterapeuta para ajudá-lo a trabalhar sua ansiedade. Que acha?
Pode voltar a falar comigo quando desejar.
Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma filha de 15 anos que tem os seios enormes e ela é muito magra. O sonho dela é fazer uma cirurgia para retirar o excesso. Quais são os risco para o futuro dela, quanto a poder amamentar quando tiver filhos? Pode fazer agora, nesta idade , esta operação?

Postar um comentário