logo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Boa notícia: outra sugestão de passeio: conhecer (melhor) as catedrais da nossa cidade!

Outro passeio ao ar livre, a pé e gratuito, pelo Centro do Rio, conhecendo, ou revendo com mais profundidade, as igrejas que, no decorrer da história, serviram de catedral para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Esta é mais uma proposta do já citado projeto Roteiros Geográficos do Rio, promovido pelo Instituto de Geografia da UERJ. Este passeio começa com um encontro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na rua Uruguaiana.

O grupo faz uma visita guiada à Igreja das Irmandades Negras de Rosário e Benedito, que abrigou a Catedral de São Sebastião entre 1737 e 1808, onde a Corte Portuguesa agradeceu a viagem bem sucedida em março de 1808 com uma missa, e que mais tarde, tornou-se sede da Câmara.

Indo para a rua do Rosário, entra-se na Igreja de Santa Cruz dos Militares. Esta tornou-se a Catedral de São Sebastião de 1734 a 1737. A seguir, bem ao lado, está a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo da Antiga Sé, que, não só foi a Catedral de São Sebastião de 1808 a 1976 como também o lugar onde se batizou D.Isabel de Bourbon e Bragança, a princesa Isabel, a Redentora. Depois percorre-se a Rua da Quitanda, o Largo da Carioca , a Esplanada de Santo Antônio e a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O roteiro é diurno, com tem 3 horas de duração. Para participar do passeio, entre em contato com o Roteiros Geográficos do Rio. Rua Uruguaiana, s/n - Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, Centro, Rio de Janeiro - RJ
• roteirosgeorio.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário