logo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seguindo a modernidade – Os Tablets

Este termo me fez lembrar de uma tia, velhinha, que dizia sempre que nos via de jeans: “ calças da moda” ou quando nos via de tênis: “ sapatinho da moda”. Mas é assim a vida, as coisas vão mudando e muitas vezes se superando e outras tornando-se até obsoletas.

No momento atual, uma boa modernidade é o IPad ou seus similares, os tablets das concorrentes da Apple. Eu, pessoalmente, gosto do IPad, IPhone e todos os is da Apple, mas alguns dizem que os concorrentes também tem qualidade.

Nossos filhos, quase sempre, nos induzem a querer o que eles acham o melhor, e aqui em casa é assim também. Até meu marido aderiu ao IPad. Ele, todo conservador, amante do saudosismo constante: “ no meu tempo tuuuudo era melhor”, este mesmo, passou a usar e não quer outra vida, em sua mesa de trabalho agora só tem IPad com umas caixinhas de som com microfone e seus papéis de que ele não abre mão ainda.

Existem vários tipos de Tablets, agora mesmo a Sony lançou um com controle remoto universal e outro, dobrável. E seus preços são bem convidativos. Mas é sempre bom comparar uns com os outros e verificar todas as suas vantagens.

Um IPad ou tablet é um aparelho de mais ou menos 9,7 polegadas que une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, estando situado entre um smartphone e um netbook. Possui tela sensível ao toque e é bem leve e fácil de manusear, pode ser usado, sentado, em pé ou deitado. Pode ser levado na bolsa ou mochila sem chamar atenção para si. Um excelente instrumento de trabalho que facilita os jovens a estudar nas suas mesas minúsculas sem ocupar muito espaço, como faz um computador normal.

Em dois anos do seu surgimento, já se tornou uma necessidade e uma alternativa bem sucedida de conexão com internet e de facilitador de leitura de modo geral, sem contar os inúmeros jogos que podemos armazenar neles.

Uma das vantagens do IPad , IPod e IPhone é que podemos criar jogos e mandar para a aprovação da Apple e eles aprovando entram no sistema e todos podem adquirir sua criação.
Com apenas toques na sua tela, temos todos os recursos de um computador a nossas mãos.

No momento, temos os tablets da Apple, Motorola, Samsung e alguns outros não tão conhecidos.

Vamos nos modernizar e facilitar nossas vidas, sem mouse, sem dor no pescoço e sem carregar peso!

8 comentários:

Patricia disse...

Nós, "jovens em torno de 65 anos" podemos admirar e até gostar de ter esses gadgets todos, mas chega um momento na vida, quando a gente CANSA de ter que ter todos os aparelhos mais modernos e já nem interessa tanto ficar olhando pras telinhas.

O meu "protesto contra o tempo" não é de "velha coroca" mas de poder NÃO ADERIR quando o assunto não está tão próximo do nosso momento de vida atual.

Acho ótimo SABER DAS NOVIDADES mas o usar TUDO que aparece também pode virar uma preocupação quando não estamos mais correndo atrás pra conquistar espaço no mercado de trabalho, ou nos preparando para provas e concursos.

Parabéns a todos que podem e devem utilizar esses meios pra "simplificar" a correria do dia a dia, mas TÔ FORA, PESSOAL!

E olha que sou cinéfila ao extremo, leitora voraz, amo MÚSICA em todas suas formas, ARTE, MODA, EXPOSIÇÕES, PILATES, mas isso de ter um "novo apêndice" o tempo inteiro na bolsa ou na mesa...me cannnnnsa!rsssssssss

Liana Clara disse...

Querida Patrícia
Você tem razão quando diz que temos que cuidar pra não criarmos necessidades, mas estes dispositivos precisam ser conhecidos por nós pais e mães de família, pelo menos para que tenhamos argumentos suficientes para convencer nossos filhos de que é ou não é o momento de se adquirir tal coisa.

É muito importante acompanharmos os avanços tecnológicos, não só comprando, mas tomando o conhecimento da sua existência. Para fazer uso no momento oportuno.

Sem contar que com estes avanços os eletrônicos vão se superando e deixando os anteriores obsoletos e até sem uso.

Lembra do vídeo cassete? E suas fitas de rolo ? acabaram. Uns poucos, ainda os tem, mas temos que admitir que as fitas já eram, ficam velhas e não "rodam mais no aparelho.

Eu também não tenho o IPad, bem que gostaria... continuo com meu computador de mesa, nem um notebook tenho, mas estou bem assim mesmo, não crio necessidades.

Mas confesso que se ganhar um vou ficar bem satisfeita, meus problemas de dores no pescoço e no punho vão melhorar muito! ahahhaha
Beijos (dicas pro aniversário de 2012!!)

Pedro disse...

É importante que as pessoas não desprezem as novidades e quando possível e adequado as incorporem a suas vidas.

Há novidades que são apenas modismos e há outras que são saltos tecnológicos.

Patricia disse...

Liana querida!

Adorei as tuas explicações muito úteis sobre cada um dos novos aparelhos que vêm sendo apresentados no mercado eletrônico. Como professores, pais e mães de família, é excelente essa disposição e necessidade de estar sempre a par do uso de tudo que auxilia no dia a dia da família, do estudo, do trabalho.

Como avós, ou bisavós, essas cositas não são mais parte do nosso dia a dia essencial, e por isso é que não me entusiasmo pois não tenho utilidade para 90% das tarefas incluídas nesses equipamentos cada vez menores e cada vez mais cheios de opções que chegam a gerar confusão na hora de escolhê-as.

Com o raciocínio e a memória um pouco mais lentos que quando éramos jovens, esses equipamentos chegam a dar dor de cabeça pra tentar entender e acompanhar...no caso dos que não gostam de lidar com máquinas, não é essencial insistir em aprender muitas das novidades...com DVD, SKYPE,e e-mail a comunicação já é EXCELENTE!

Beijossssssss!

Mª Teresa Serman disse...

Êpa, não menospreze as avós modernas, Patrícia, rsrsrs Eu sou uma delas e luto para me manter atualizada, Liana é minha mestra. Confesso que é difícil, mas, quando você aprende, vê como é útil, inclusive para dialogar com os jovens. E ensinar ao cérebro novidades é muito salutar, para mantê-lo trabalhando. Acho uma mágica maravilhosa esses gadgets, como se houvessem multiplicado o Merlin, maravilha! Concordo que não deve ser uma obssessão, mas não dá pra ficar vendo o tempo passar que nem a Carolina. E vc é uma mulher inteligente e culta, tem a base para a modernidade. Bj

Patricia disse...

Quá quá quá quá quá!!!!!
Falando sério, pra dar uma real contribuição, respeitando é claro, as opiniões dos outros, sugiro a leitura de um livro muito interessante escrito por uma DOUTORA EM LETRAS, que por acaso, é filha de um dos maiores entendidos em Cibernética no Brasil(DOUTORADO NO CANADÁ),e de uma professora de inglês, amiga minha de infância(que tb.só usava computador por estrita necessidade de preparar as aulas).

Essa brilhante jovem autora está tentando amenizar para pais e professores,a compreensão sobre essa área de Tecnologia já que não é todo mundo que gosta do assunto mas que precisa ter algum esclarecimento para acompanhar filhos e/ou alunos.

Essa autora, que de "suspense" vou dizer o nome só no final,tem uma maneira muito clara e suave de introduzir SEM FORÇAR A BARRA, algumas idéias sobre como aplicar a Tecnologia na Educação. Achei interessantíssimo, especialmente pela forma despretenciosa com a qual procura despertar o interesse de pais, professores, em geral, e que PRECISAM DESSE CONHECIMENTO(que obviamente não é o caso desta fã do BLOG que começou a trabalhar com computadores há 20 anos,fez inúmeros cursos e aperfeiçoamentos quando era necessário para o trabalho, e que continua não gostando do assunto, usando seu direito ao livre arbítrio...)

É preciso considerar que MUITÍSSIMAS PESSOAS COM OUTROS TALENTOS, não têm nenhuma aptidão para a utilização de máquinas em geral, incluindo dirigir(o que tb. dá muito pano pra mangas em matéria de aceitação da parte de quem acha que é ESSENCIAL NO MUNDO DE HOJE, DE AMANHÃ, etc...TODOS DIRIGIREM...).

Pra acabar com o "suspense" sobre a indicação da leitura muito útil e interessante pra quem PRECISA REALMENTE DESSAS INFORMAÇÕES MAIS SIMPLIFICADAS,o livro se intitula "TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:Reflexões Sobre Docência, Aprendizagem e Interação Entre Jovens e Adultos", a autora: (DOUTORA) BETINA VON STAA.Pinhais, Editora MELO, 2011.

A parte que mais gostei foi sobre os BLOGS, que humanizam o contato entre pessoas que anteriormente eram tratadas com cerimônia, como professores!

Abração e obrigada pela distração que me proporcionaram...quando eu ganhar na MEGA SENA mando um tablet de ouro pra quem gosta, enquanto eu vou ler um livro de PAPEL com aquele cheirinho gostoso de material impresso, com contos, aventuras, feitos heróicos, e afins, espixada numa rede(ai minha coluna...) num Deck entre as casinhas em BORA BORA, Intémais,rssssssssssssssssssssssss

Liana Clara disse...

Essa discusão é salutar e só é possível nesta velocidade de tempo, e sem estarmos presentes, por causa justamente deste veículo de comunicação: o famoso computador e similares.

Em horário real, podemos nos falar, mesmo um estando em Londres e outro em Bora Bora! rsrsrs e não só falar, como escrever e mandar imagens num simples clique.

Podemos reagir contra, temos liberdade pra isso, aliás Deus nos deu o livre arbítreo justamente para escolhermos entre vários caminhos bons, o melhor para cada um de nós.

O importante é nunca perder os sonhos - " sonhais e ficarás aquém"

Liana Clara disse...

Lamentável, hoje, dia 5 de outubro, o falecimento do homem mais influente da Apple e capaz: Steve Jobs.
Vai deixar saudades de seu belo trabalho.

Postar um comentário