logo

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

COMO APROVEITAR OS DEFEITOS ALHEIOS

Por Maria Teresa Serman

Lá vai mais uma indicação de bom livro, e uma "provinha" dele, para que vocês tenham vontade de ler por completo, é muito bom, bem prático. Trata do que antecipa o título e simplifica, no bom sentido, o tema.

A nossa reação aos defeitos dos outros depende, alerta o autor, da medida de afeto que temos para com aquele "infrator". Podemos desculpar cegamente ou tomar uma palavra dita de mau jeito como ofensa grave, se amamos ou já implicamos com aquela pessoa. Na raiz de tudo, é claro, está o pecado original, que nos deixou em todos, sem exceção, a não ser a Santa Virgem Maria, como que contaminados inexoravelmente.

A partir dessa ideia de que estamos todos no mesmo barco, com um furo que a graça de Deus pode consertar bastante, vem a consequência desse fato: todos temos defeitos, só Deus é perfeito. E alguns dos nossos próprios defeitos, vamos reconhecer, são muito mais graves e desagradáveis do que aqueles de que acusamos o próximo. A conscientização desse "por maior" (não menor) fundamental deve sempre estar presente na nossa luta diária para melhorar em caridade.

Do livro A Imitação de Cristo, o autor destaca uns pontos, que transcrevo a seguir:
-"Queremos perfeitos os outros, e não emendamos os nossos próprios defeitos."
-"Queremos que os outros sejam admoestados, e nós não queremos ser corrigidos."

E o ponto seguinte exposto é a compreensão, espécie de ante sala do amor, tapete macio para suavizar a vida dos que conosco convivem. Esta é definida como "meter-se na pele dos outros", e tentar ver a vida e os acontecimentos, mais complexos ou desimportantes, sob a ótica alheia. Para isso, sugere-se considerar cinco particularidades do outro:

1) o TEMPERAMENTO, principalmente o que se choca com o nosso;
2) a FORMAÇÃO INTELECTUAL e MORAL, que devemos avaliar;
3) o AMBIENTE, principalmente o familiar e a criação que teve;
4) as DOENÇAS, físicas ou psíquicas;
5) os COMPANHEIROS E AMIGOS, pela influências que pode estar sofrendo, especialmente crianças e adolescentes.

O resto está no livro, da mesma editora do anterior que citamos, a
Quadrante, e pelos mesmos caminhos que também indicamos, no site ou nos pedindo o endereço. Não deixem de ler, vai tornar sua vida e convivência muito mais leve e amável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário