logo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CALMA, MÃES ANSIOSAS - alimentando seus filhos pequenos

Por Maria Teresa Serman

Já falamos sobre esse assunto aqui, mas não custa reforçar e esclarecer alguns pontos. Vamos dividi-los entre "SIM" e "NÃO";

- SIM, seu filho vai aprender a comer observando o exemplo dos pais e demais irmãos. Se todos se enchem de batata frita e pizza, ele não vai ser aficionado por legumes e verduras, é lógico.

- NÃO, você não deve deixá-lo ver TV enquando come, com a desculpa de "É único jeito de ele comer!" A criança deve ser educada desde muito cedo, acompanhando o resto da família em suas refeições. Se o horário delas é tardio demais para o pequeno, pelo menos reserve um lugar para sua cadeirinha, e dê-lhe algumas provas em um pratinho, para que ele participe desse momento importante.

- SIM, ele pode se sujar tentando comer, é natural. Dê-lhe uma colher, enquanto você fica com outra, e incentive-o a pegar os alimentos, nomeando-os, para que ele os conheça e aprecie, principalmente legumes e frutas. Ponha uma roupa "de guerra", forre o chão e deixe-o à vontade.

-NÃO ofereça recompensas ou presentes para que ele coma. É uma chantagem que não deve ser usada, pois, além do mal em si, alimentação e estudo valem por si só. Uma coisa é estimular, oferecendo comida colorida e atraente, e saborosa, é claro, outra é deseducar.

- SIM, as crianças percebem, quase que desde que nascem, o que provoca ansiedade nos pais, e o que, portanto, os torna vulneráveis a choros e pirraças. Não ceda, trocando a alimentação correta por biscoitos ou sorvete. Estes têm sua hora, não substituem os outros alimentos vitais para a saúde.

- NÃO entupa seus filhos de farinhas e açúcares, pois vão se ficar dependentes e desenvolver síndromes correlatas, como obesidade e diabetes. Já foi o tempo que se louvava crianças rechonchudas e roliças. Elas devem ser ágeis e saudáveis, sem excesso de peso.

- SIM, as refeições podem ser tranquilas, mesmo que seu filho ou filha dê um certo trabalho para comer. Pode levar mais tempo, demandar paciência e criatividade, mas não precisa ser motivo de desespero e histeria coletiva. Um ambiente alegre é o melhor ativador do apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário