logo

sábado, 3 de setembro de 2011

Boa notícia: SOL TAMBÉM FAZ BEM

Por Maria Teresa Serman

Um estudo implementado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que a falta de vitamina D no organismo predispõe à menarca (primeira menstruação) precoce, o que é um fator de risco para uma série de problemas de saúde em adolescentes e na vida adulta. Essa pesquisa foi publicada no site "Science Day".

Tal descoberta é importante por uma série de razões, e porque, em todo o mundo, houve um lento declínio na idade da primeira menstruação, o que os pesquisadores sugerem que tenha sido causado por causas ambientais, uma vez que a genética que desencadeia a puberdade não mudou.

Também o sol tem papel importante nesse aspecto, pois já fora indicado que adolescentes que vivem mais perto do Equador tem menarca mais tardia, enquanto as que vivem em países do norte apresentam altas taxas de deficiência em vitamina D nos período de inverno, e menstruam mais precocemente.

Uma menarca prematura parece estar associada a uma maior chance de desenvolver doenças cardiometabólicas e câncer, em particular o de mama, na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário