logo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

10 Mandamentos para a 3ª Idade

Por Maria Teresa Serman

Estes são mandamentos para os que estão na maturidade se prepararem para a chamada 3ª Idade. Foram adaptados de um e-mail que circula na internet:

1- Não se aposente para se tornar a praga da família: a gente se aposenta do trabalho profissional externo, não das outras atividades, nem da vida. E não pode exercer uma nova profissão - a de chato do lar.

2- Preserve sua independência. "Melhor é usar suas economias para ter uma vida feliz e tranquila. Não economize no item moradia. Usufrua de conforto e segurança, não seja mesquinho consigo mesmo. Há coisas que não são luxo em certa idade, mas bem-estar.

3-Mantenha o governo de usas finanças. Ajude os filhos e quem precisar, seja generoso, porém prudente. Reserve um montante para emergências e pague o melhor plano de saúde que puder.

4-Cultive as amizades, faça novas, não fique recluso e macambúzio, achando que não há mais nada a acrescentar à sua vida. Você se surpreenderá se sair do casulo e se comunicar.

5-Cuide da aparência e da mente, mantenha-se ativo e interessante, interna e externamente. Continue indo regularmente ao cabeleireiro, barbeiro, pedicure, manicure. Vá ao teatro e ao cinema.

6-Seja cordial com os vizinhos. Não se torne o (a) “mala" do condomínio, aquele que reclama de tudo e a todos critica. Aprenda a usar um MP3 e afaste-se dos ruídos indesejáveis, mas não das pessoas. Sorria, cumprimente, ajude.

7-Não se intrometa na vida alheia, nem na dos filhos. Deixe seu nariz no rosto e a língua dentro da boca. Só dê conselhos quando solicitado e, mesmo assim, com parcimônia e delicadeza. Elogie, faz bem, principalmente noras, genros e netos.

8-Mais idade não significa presunção. Seja moderno, atualize-se, sem bancar o garotão ou a gatona. Demonstre humildade e aprenda com os jovens, pois isso rejuvenesce a mente e pacifica a alma.

9-Fora com a ranzinzice. A idade não nos dá o direito de sermos desagradáveis, reclamadores. Não queira que os outros desejem vê-lo(a) pelas costas, ou pior, a sete palmos.

10-Não fique falando de si mesmo(a), pois corre o risco de repetir “trocentas” vezes aquela história que ninguém mais aguenta ouvir. Fale menos, ouça mais. Sua vida será mais útil, e divertida.

A esses acrescento mais um, que considero o primeiro. Reze, aproxime-se de Deus, ou reaproxime-se, se andou distante. O Pai acolhe sempre os seus filhos, pródigos ou não. Ele é a fonte da eterna juventude e nos faz andar por "verdes pastagens" e caminhos seguros. Feliz quem a Ele se confia.

2 comentários:

Stella disse...

Amei essa postagem, Liana! É para ser lida e relida todo dia!

Liana Clara disse...

Eu já estou me preparando, Stella, rsrsrs
Não quero que me chamem de velha chata.

Postar um comentário