logo

domingo, 3 de outubro de 2010

São Francisco – protetor dos animais e amigo dos pobres

Por Maria Teresa Serman

São Francisco de Assis era filho de uma abastada família de comerciantes da cidade que lhe deu o nome. Aos 20 anos abandonou luxo e riqueza para servir doentes e pobres. Um dia, quando meditava, ouviu uma voz que lhe dizia: "Vá escorar minha igreja, que está desabando". Pôs-se, então, a reconstruir igrejas em ruínas, nas imediações. Depois entendeu que a ordem se referia à Igreja fundada por Jesus, que estava se deixando levar pela ganância e fausto.

Renuncia definitivamente aos bens familiares aos 25 anos e inicia sua vida religiosa, como eremita e pregador. Francisco buscou assemelhar-se a Cristo, e o conseguiu fisicamente até, com o recebimento dos estigmas (chagas da crucificação). Adotou a pobreza evangélica, dedicando-se especialmente aos pobres e doentes. Seu exemplo lhe trouxe muitos seguidores e, em 1209, Inocêncio III aprovou a Ordem Franciscana. Foi ordenado diácono, mas sua humildade evitou que aceitasse o sacerdócio completo. São Francisco de Assis foi consagrado o patrono maior da Itália pelo papa Pio 12.

Destacou-se também pelo amor à natureza e às criaturas de Deus, sendo por isso considerado o protetor dos animais. Compôs o belíssimo Cântico das Criaturas e a poética Oração de S. Francisco, que resume o seu carisma de desapego total e amor incondicional ao próximo, como seguidor do Mestre.

Cântico das Criaturas
"Louvado seja Deus na natureza, Mãe gloriosa e bela da Beleza,E com todas as suas criaturas; Pelo irmão Sol, o mais bondoso E glorioso irmão pelas alturas,O verdadeiro, o belo, que ilumina Criando a pura glória - a luz do dia!
Louvado seja pelas irmãs Estrelas, Pela irmã Lua que derrama o luar, Belas, claras irmãs silenciosas. E luminosas, suspensas no ar.
Louvado seja pela irmã Nuvem que há-de Dar-nos a fina chuva que consola;Pelo Céu azul e pela Tempestade;Pelo irmão Vento, que rebrama e rola.
Louvado seja pela preciosa, Bondosa água, irmã útil e bela,Que brota humilde. É casta e se oferece A todo o que apetece o gosto dela.
Louvado seja pela maravilha Que rebrilha no Lume, o irmão ardente, Tão forte, que amanhece a noite escura, E tão amável, que alumia a gente. (...)
Louvado seja pelos que passaram Os tormentos do mundo dolorosos, E, contentes, sorrindo, perdoaram; Pela alegria dos que trabalham, Pela morte serena dos bondosos.
Louvado seja Deus na mãe querida, A natureza que fez bela e forte:
Louvado seja pela irmã Vida
Louvado seja pela irmã Morte.
Amém.

3 comentários:

Francisco disse...

Prezada Maria Teresa,
Belíssimo texto sobre São Francisco.
Sendo ele o meu padroeiro, não poderia deixar de registrar aqui meu elogio ao texto e ao santo.
A título de informação, apesar de ter morrido em 03/outubro, a festa litúrgica de São Francisco é celebrada hoje, dia 04/10.

E parabéns a Liana pelo blog!

Francisco Lopes

Liana Clara disse...

Corretíssimo Francisco, a festa é no dia 4, mas como neste ano o dia caiu numa segunda , colocamos o texto de véspera, pois nas segundas temos as perguntas e respostas da Dra Mannoun.
Parabéns pelo seu onomástico.
Obrigada por visitar nosso Blog.

Mª Teresa disse...

Francisco, obrigada pelo elogio e parabéns pelo padroeiro. S. Franciso é uma ótima inpiração. Foi publicado no dia anterior porque estamos cheios de datas e textos em outubro. Visite sempre o blog, vc vai gostar. A Liana é uma fantástica blogueira.

Postar um comentário