logo

domingo, 21 de junho de 2009

FÉRIAS - Tempo de lazer?

Por Beatrice Zelesco
FÉRIAS, tempo de lazer... As crianças se esforçaram, deram duro o ano inteiro e agora é hora de descansar. Hora de fazer só o que der vontade, de curtir a vida, de ficar, às vezes, até de papo pro ar... Seria mesmo um tempo só de lazer?

Ou poderia ser também um tempo de aproveitar e colocar as pendências em dia. Nada muito estressante...
* Mas porque não selecionar um dia, ou uma tarde, e ajudar o filho a arrumar o seu armário de roupas. Junto com ele, decidir o que está pequeno e doar a quem precisa. Reorganizar seu armário, - cada gaveta com uma função -, ensiná-lo a dobrar e guardar sua roupa. As mães que trabalham fora não precisam sentir-se excluídas. Poderão ser as mentoras da tarefa, combinando com a pessoa que a ajuda em casa a dedicação de parte do seu tempo a esta tarefa. E ao chegar a casa, logicamente, perguntar ao filho o que fez olhar o armário e elogiá-lo.
* Pode ser também um tempo de incentivo à leitura. Passar uma tarde numa dessas grandes livrarias que tem uma seção infantil e manusear alguns livros, lerem para os filhos algumas histórias. Comprar um livro para ler com ele. Mas o importante é que não deve ser imposto. Devemos ser sutis e saber valorizar o livro até que seja desejado espontaneamente.
Uma boa pedida é ler antes de dormir, uns 10 ou 15’, uma história escolhida a dedo e, no momento de suspense: “por hoje já chega, amanhã continuaremos”. É uma leitura que será ansiosamente esperada.
* E, finalizando, utilizar este tempo - apesar dos choros e ranger de dentes, por que não?-,, para estudar. Não tira pedaço de ninguém a solução de um probleminha aqui, outro acolá. A releitura de um trecho de História procurando agora incrementá-lo com uma ida a um museu onde a criança possa ver várias coisas relacionadas com o que estudou.
E mais, em vez de jogar fora todo o material escolar do ano passado, fazer uma revista e verificar junto com o filho se alguma coisa não poderá ser reaproveitada.

Caso a criança seja pequena, talvez um livro não sirva mais para estudo, mas será útil para recortes, são os famosos trabalhos de pesquisa. Se a criança está no ensino médio, alguns livros de história e geografia já são bem mais consistentes, sendo realmente uma pena jogá-los fora, pois poderão servir de fonte de consulta mais adiante.
Enfim, que as férias sejam um tempo para curtir os filhos, que crescem depressa demais. Um tempo para estarmos mais disponíveis para eles, mas não apenas como motoristas, levando-os de um lado para o outro, agendando-os com vários compromissos, não, um tempo sim, mais sossegado, de troca de idéias, de conhecimento mútuo e de lazer em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário