logo

domingo, 19 de junho de 2011

Sopas para Aquecer o Corpo e a Alma

Com esse tempinho gélido para nossa natureza carioca acostumada a um calor senegalesco, nada melhor, e mais prático, do que uma boa sopa. Selecionamos três receitas, que passamos para vocês, deliciosas e nutritivas. Valem por uma refeição completa. São elas a sopa de ervilha, o caldo verde e o minestrone, um sopão à moda italiana. Todas podem ser acompanhadas por um pãozinho fresco, que pode ser, no caso do caldo verde, uma broa de milho com erva-doce. Ai, que delícia, só de lembrar! Bom apetite!

SOPA DE ERVILHA

- Ervilha seca previamente de molho (aquela verdinha, de pacote ou a varejo) - a quantidade depende dos comensais, mas cuidado porque rende muito. Aliás, as três sopas rendem bastante.
- Cebola e alho picados.
- Linguiça calabresa defumada em rodelas, costelinha de porco dessalgada e aferventada por 15 minutos.
- Bacon, se gostarem e o colesterol permitir. Não é absolutamente necessário, a linguiça já é saborosa o suficiente.
- Azeite (ou óleo), sal e água a gosto. Cuidado quando colocar na panela de pressão, pois a ervilha incha e suga a água. Não encha muito a panela, pois pode transbordar pelos orifícios da válvula.

Refogar o alho e a cebola, acrescentar a linguiça, refogar bem, sem deixar queimar. Despejar a ervilha com sua água (deve cobrir com folga, pois, como já dissemos, a ervilha vai desmanchar e encorpar o caldo).
Cozinhe por 15 minutos, se esta tiver ficado algumas horas de molho.
Abra, mexa (pode pegar no fundo, não use fogo alto) e deixe ferver um pouco para apurar. Prove o sal e veja se é necessário colocar mais água.

CALDO VERDE

2kg de batata (do tipo "suja", que tem mais amido e engrossa o caldo) em pedaços
2 cebolas grandes fatiadas
4 dentes de alhos em pedaços
Azeite para refogar
300g de lingüiça calabresa defumada em rodelas ou pedaços
200g de paio em rodelas ou pedaços
Couve mineira enrolada e fatiada bem fina (2 molhos)
Sal
2 litros de água

Modo de preparar
Refogue a cebola e o alho no azeite em uma panela de pressão, deixando dourar. Acrescente o paio, bem lavado antes de cortar e a linguiça.
Refogue bem, com o fogo não muito alto, junte as batatas picadas e a água em que estavam, mexa, ponha sal, prove e feche. A partir do momento em que sair o vapor, dê 5 minutos e apague. Abra quando puder, deixando arrefecer naturalmente. Retire com uma concha-peneira o paio e a linguiça, triture o resto com o mixer e devolva a carne à panela.
Veja a água, se é suficiente. Ponha a couve fininha com o creme, mexa, deixe cozinhar por uns 10 minutos, para pegar o gosto, prove de novo o sal e sirva bem quente, com um fio de azeite extra virgem sobre o caldo, em cada prato. Tome um bom vinho tinto português para
acompanhar, e uma broa de milho com erva-doce. Hummm, é de comer rezando!

sábado, 18 de junho de 2011

Desejo

Aproveitando este mês dedicado aos enamorados eternos, segue um lindo poema de:
Victor Hugo

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar ".

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 94)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Como esta seria uma resposta muito longa, excepcionalmente colocamos hoje, uma sexta feira, Porém as respostas são sempre colocadas nas segundas.

Como agir com um drogado em casa


1– M. S. Diz: Oi, tomei conhecimento do seu site através de uma conhecida minha. Gostaria que minha pergunta fosse encaminhada para Dra Mannoun. Minha amiga está vivendo num inferno. Ela não sabe o que fazer a respeito, por isto eu tento aqui ajudá-la através de pessoas tão competentes e imparciais.
Aposentada, vive com o marido aposentado e dois filhos um de 20 e outro de 22, o mais novo usa drogas pesadas, bebe, faz faculdade, mas nunca estuda, sai todas as noites para as farras com uma namoradinha menor que também é usuária de drogas. voltam os dois para casa da mãe dele pela manhã todos os dias,drogados, dormem ate 5 hs da tarde ele vai às vezes para faculdade particular, e depois vai p as farras, minha amiga não sabe aonde ele vai todos os dias. Eles são sustentados por minha amiga, que não sabe negar ajuda financeira, paga táxi para os dois, dá $ para saírem, empresta o carro novo, depois reclama para mim, enfim não sabe dizer não para eles. Não dorme à noite nervosa com o filho na rua.
O filho mais velho é deprimido, não fala com o irmão. Só tem uma relação boa com minha amiga, relação que eu acho até doentia, pois estão sempre juntos, só saem juntos, dependem um do outro para tudo. Vão juntos para a academia, para o supermercado, não têm lazer nenhum. só isso. O pai não fala com os filhos direito. Com o mais novo nem troca palavras, e com o mais velho só as vezes conversa, mas os chama de vagabundos para baixo. É omisso, nunca conversa sobre a situação da casa com ninguém. Só sabe brigar. Brigas diárias, discussões.
O marido a trata com desrespeito, não há diálogo entre eles, só se aturam. Ela ainda é jovem, bonita, mas não reage. Sempre reclama do marido, dos filhos eu tento convencê-la a separar dele para ser feliz, mas ela é muito dependente desse relacionamento doente, se acomodou, e não sabe o que fazer também com os filhos. Está perdida, num circulo vicioso. Reclama, eu falo, dou conselho, mas ela não reage. Está deprimida sempre. Perde a vida nesta tristeza infinda. O que eu posso dizer para ela, como posso ajudá-la? Por favor, me ajude Dra. Mannoun.


RESP: Olá, M.S.
Que belo gesto o seu de ajudar sua amiga ! Vamos ver se conseguimos também ajudar, primeiramente colocando vocês bem pertinho do Coração de Deus que é Aquele que sempre está pronto e pode nos socorrer ....
Se seus amigos moram no Rio, existe o NEPAD ( Núcleo da UERJ que atende pessoas com drogadição, isto é dependentes de qualquer droga, lícita ou não) .
Fica em São Cristóvão e é composto por uma equipe de alto padrão onde podem buscar ajuda, os dependentes e os familiares.
Não se pode perder tempo porque as coisas se precipitarão seriamente se não houver um posicionamento JÁ ! As ações que vou sugerir são muito difíceis e duras mas absolutamente necessárias .
Atitudes propostas:
1- em primeiríssimo lugar sua amiga deve DE IMEDIATO cortar qualquer dinheiro nas mãos do filho( difícil mas não impossível )
2- Não aceitá-lo em sua casa com a namorada.
3-Não emprestar o carro porque e´colaborar com um crime - ( ela já pensou que ele pode provocar acidentes que envolvam sua vida e a de terceiros ?)
4- Comunicar à família da namorada do filho o que está acontecendo e que atitudes está tomando para que eles façam o mesmo - se desejarem salvar vidas !
5- Com o filho mais velho, esforçar-se por não fazer dele uma " muleta" e muito menos substituto do pai- procurar afastá-lo um pouco desta situação e sugerir que procure o medico da família para que este o encaminhe a um tratamento também;
6 - Com muito carinho e serenidade tentar envolver o pai nas ações propostas, conversando, pedindo ajuda, convidando-o a procurarem um bom Psiquiatra para ajudá-los de perto, especialmente quanto ao que fazer em família.
7- Que rezem muito porque a oração dos pais pelos filhos é preciosíssima!
8- Com relação a você, M.S. uma vez feita sua parte, diga à sua amiga que irá se afastar dela até que as providências ( as sugeridas ou outras, especialmente ajuda psiquiátrica ) sejam ultimadas porque não é amizade você apenas poder ouvir queixas sem tomar parte ativa no processo de ajuda à família....
Alí TODOS estão doentes e necessitam tratamento imediato !
Peço-lhe que me perdoe falar nestes termos, mas dói saber que uma família inteira caminha para autodestruição por falta de coragem para dizer NÃO!!!!
São pareceres duros estes, mas se faltaram os limites dos pais até aqui e talvez sobraram recursos financeiros, esta é a hora em que devem ser utilizados para curar e não para destruir uma família inteira !
Fico a seu dispor, M.S. e desejo que eles queiram sua ajuda e que você consiga, de fato , ajudá-los.
Boa sorte, Mannoun

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Passeios cultuais diferentes

Idas e vindas à escola das crianças podem se tornar verdadeiros passeios culturais. Aproveitar temas das notícias interessantes do dia, ou dos últimos dias, pode gerar discussões bem divertidas ou esclarecedoras.

Pela manhã, na ida para o colégio, quando as cabeças ainda estão fresquinhas, podemos levantar assuntos bem relevantes, que vão interessar tanto ao moleque pequeno como ao vestibulando caronista.

Um exemplo atual é o do Vulcão Puyehue, que está em erupção, no Chile, lançando grande volume de cinzas e provocando nuvens que chegam até ao sul do nosso país, passando pela Argentina e Uruguai.

A conversa gira desde os atrasos nos vôos, as dificuldades das pessoas que estão em trânsito, até o formato e a razão da existência dos vulcões. Isso torna os minutos de espera no trânsito momentos culturais e agradáveis, quando cada um pode opinar sobre o que sabe, ouviu ou leu sobre o assunto.

O tempo passa mais rápido e todos podem conversar e aprender algo novo, e também passar seus conhecimentos mais detalhados para os outros.

Um dia a conversa é sobre os vulcões; no outro, sobre a greve dos bombeiros; em um terceiro é o menor homem do mundo que entrou para o livro dos recordes. Contudo, o mais importante é deixar claro que devemos sempre tirar a verdade das notícias. Porque nem tudo que é publicado é verdade e muitos fatos até são distorcidos pela própria opinião parcial de quem escreve. É bom que a garotada comece desde cedo a fazer essa diferença, para formarem seus próprios juízos baseados em fatos concretos, colocados diante das leis morais. Só assim estarão se formando bem para este mundo tão cheio de engodos e falsos profetas da verdade. ( e eu nem citei a política nacional)!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Amar o outro como a si mesmo

Por Maria Teresa Serman

Casamentos sempre me emocionam. Quando um dos noivos me faz relembrar a criança que conheci, como no sábado passado, mais ainda. É sempre reconfortante ouvir o padre dizer: “O que Deus uniu o homem não separe.” Ou que o esposo deve amar sua esposa como Cristo ama sua Igreja.

Escrevo este texto, no dia dos namorados, que deve ser pelo menos a maioria deles – não dá pra ser todo dia, senão enjoa -, desejando a todos eles que possam encontrar, reconhecer e alimentar o amor que Deus colocou nos nossos corações, meu e do meu marido, há quase trinta e três anos. Um amor desafiado no seu início pela diferença de religiões, e testado, ao longo da convivência, por temperamentos bem diferentes, mas com valores comuns.

A rotina é aliada e inimiga do amor, pois, ao mesmo tempo que lhe confere solidez, sufoca os arroubos e limita as surpresas. Há que perguntar sempre, interiormente e em voz alta, adaptando o poeta: Você quer ser meu (minha) namorado (namorada)? E mais do que isso, quer ser o(a) amado(a) pra valer, pra sempre?

Se realmente entendemos o assunto como o principal objetivo de vida – AMAR - , ficará mais fácil, ainda que cotidianamente desafiador, amar o outro – os mais próximos – marido, filhos, pais, irmãos; e os demais – amigos, colegas, conhecidos e anônimos, como a nós mesmos. “Deus nos dá forças (...) e nos julga dignos de confiança”, como nos tranquiliza S. Paulo.

E hoje, dia dos namorados, e no hoje em que o texto estará no blog, quero homenagear o meu amado, e alguns namorados que merecem o epíteto – Liana e Pepê, Salete e Oscar, Beatrice e Bruno, Sandra e Luiz, Dorise e Maurício, Márcia e José Antônio, Jussara e Daniel; os noivos Gaby e Rafael , e o casalzinho recém-esposado, que motivou esta reflexão: Mariana e Pedro Rotava. Que Deus os abençõe sempre, e a nós todos!

terça-feira, 14 de junho de 2011

A importância da vida interior

Por Rafael Carneiro Rocha

É muito difícil não presenciar ao nosso redor pessoas com sintomas de ansiedade, irritação e medo. Nós mesmos experimentamos cotidianamente, em maior ou menor grau, essas desagradáveis visitas espirituais. De qualquer forma, é possível que melhoremos muito nosso enfrentamento com aquelas sensações.

É necessário, primeiramente, que tenhamos conversas interiores, de profunda auto-reflexão. Não digo que precisemos rezar por horas e horas, nem que tenhamos de aprender técnicas de meditação, ou coisas do tipo. Para ter esse tipo de vida interior é preciso, antes de tudo, questionar as nossas atitudes: o que fazemos de bom, de ruim, de neutro - não importa. Precisamos reparar em toda a nossa conduta e perceber como reagimos interiormente a cada coisa. O que nos deixa agitados? O que nos deixa constrangidos? E como reagimos exteriormente às coisas do cotidiano? O que nos faz balançar as pernas? O que nos faz levantar o tom de voz? O que nos faz franzir a testa?

A partir desse mapeamento contemplativo, poderemos chegar à conclusão, por exemplo, de que determinada irritação pode ser consequência de uma ansiedade que não tínhamos aprendido a detectar. É um primeiro passo para lidarmos melhor com nosso nervosismo. Ter controle de si é um sintoma importantíssimo de fortaleza. Quem não se contempla, é capaz de se apavorar ou se enfraquecer por coisas mínimas.

Mas e quando os sintomas de stress chegam por fatores que fogem ao nosso controle? Quase sempre, é assim, certo? Sim. Mas a nossa resposta ao fator externo, seja um evento ou um comportamento desagradável de alguém, pode ser purificada, eu diria. Vivamos, em toda a nossa vida, a disposição para a caridade! Se nos desagradam, a primeira atitude é encarar o ato como uma mortificação que nos leva a Deus, ao sumo bem. Foi permitido tal desgosto, porque eu posso ter força o suficiente para encará-lo, ainda que eu pareça ser a pessoa mais frágil do mundo.

Se Deus fala ao universo, Ele fala comigo todo o tempo. Mesmo na tristeza que nos atinge, Deus nos fala como podemos ser bons. Todas as sensações espiritualmente desagradáveis são vazios que gritam por preenchimento do que é bom. E o que é bom, existe em abundância inimaginável.

Ter vida interior: conversar consigo mesmo e perceber a presença de Deus em todas as coisas do cotidiano são dicas valiosas para melhorar nossa existência. Faremos o bem para os outros e cuidaremos melhor desse tesouro que nos foi dado, o coração humano.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 93)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – T.S.. diz: Meu filho tem 12 anos, eu e ele não conversamos muito nem brigamos, ele é um garoto muito fechado e não tem amigos, outro dia encontrei em seu armário drogas, cocaína,maconha e heroína. Como posso dizer para ele parar se ele nunca esta em casa, só chega meia noite todos os dias e ele não gosta de conversar comigo?T. S.

RESP: Cara Sra . T.S.
Em casa são só a senhora e seu filho? Ele frequenta Escola? A senhora já saiu atrás dele alguma vez para ver onde e com quem anda, quais as suas companhias, o que faz fora de casa ?
Se ele deixa as drogas no armário, certamente está pedindo SOCORRO, quer que vejam e tomem uma providência, que o ajudem! Tenha coragem e espere por ele quando chegar à meia noite como a senhora conta, e com muito carinho e calma, diga que ele precisa ajuda e que a senhora está pronta a fazer isto. Marque uma consulta com o médico da família e peça que ele indique um Psiquiatra para cuidar da senhora e do filho. Se não conseguir, recorra ao Conselho Tutelar de sua cidade caso exista e a Escola poderá lhe informar. Se assim mesmo não conseguir, procure o Serviço Social presente nos Postos de Saúde , UPAs e/ou Hospital local , conte o que está acontecendo e peça que marquem uma audiência com o Juiz de Menores para orientá-la.
Não se lamente nem diga que seu filho não gosta de conversar com a senhora - sua autoridade de mãe deve se fazer presente, com serenidade, segurança, firmeza e carinho !
Reze muito e com urgência, faça alguma coisa! A senhora também necessita tratar-se para saber como agir com seu filho que ainda é uma criança!
Fico às suas ordens e leia, por favor, outras respostas sobre os filhos, a família e as drogas. Boa sorte e dê notícias, sim ?
Meu abraço, Mannoun

2 – A, diz: Boa Noite, Liana!. Queria muito que você me orientasse, eu tenho um afilhado de 6 anos que mora comigo e minha família desde os 2 meses de vida dele. Ele hoje têm 6 anos e cursa o Pré II. Só que ele não estar acompanhando a turminha dele, diz a professora. Ele faz o trabalhinho de casa, mas quando chega na escola esquece tudo, até como se escreve o nome dele, as vogais ele tem dificuldade de memorizar e até os números. Sei que na escola ele vive no mundo da lua e mão consegue seguir os trabalhos. O que eu faço? Por favor, peço sua orientação (encaminhei esta pergunta á Dra Mannoun)
RESP: Vocês tem como apurar as condições do parto, os antecedentes familiares e histórico do afilhado?
Vale a pena uma consulta ao Pediatra explicando bem o que está acontecendo. Certamente ele pedirá alguns exames e o encaminhará a uma avaliação neuro- pediátrica, pois pode ser algo familiar, ou das condições de um parto mais difícil ou mesmo dificuldades até os dois meses de vida.
Uma vez avaliado, vocês e a Escola terão melhores condições de tratar e/ou acompanhá-lo, com psicopedagoga que seguirá as orientações dos médicos.
Em todo caso, não se aflijam nem demonstrem ao pequeno excessiva preocupação, apenas o informem dos passos que serão dados para que ele colabore sem ansiedades ou sem se sentir “diferente”. Fico às ordens! Mannoun

4 – I. de Caicó-RN diz: Bom dia! Tenho um netinho de 2 meses e desde os primeiros dias de vida ele toma choro, ñ sabemos como lidar com a situação, pois hoje mesmo ele foi fazer exame de sangue e lá tomou o choro fomos orientadas pela técnica em enfermagem do posto de saúde do bairro a prender o nariz evitando assim a respiração nasal, pois só assim ele retomaria o choro normal, mas hoje enquanto ele tomava o choro o pai dele fez o que tinha sido recomendado e daí levou uma bronca danada. Como podemos saber se um bebê de apenas 2 meses está fazendo pirraça ou não?Abraços de paz

RESP: Meu professor mandava a gente por a criança embaixo da água fria do chuveiro... Funcionou com a nossa sobrinha que tem 49 anos...
Quem sabe a mãe ( não a avó ) borrifa o rostinho do bebê com água fria ou joga mesmo um pouco sobre seu rostinho? Aos dois meses um bebê pode, sim manipular toda a família... É só ler o que a própria avó relata : " o pai levou uma bronca porque prendeu o narizinho do bebê..."
O principio da água fria ou prender o nariz é fazer com que a criança reaja ao perceber que não está tendo platéia, mas especialmente porque ficando sem ar, o cérebro comunica que ela tem que respirar normal...Boa sorte ! Quando for ao pediatra relate o que esta acontecendo e ele verá se há necessidade de algum exame complementar.
Mannoun

domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos namorados e de Stº Antônio - um pacote completo

Por Maria Teresa Serman

Deveríamos dizer um embrulho completo, pois hoje é dia de festas para o comércio. Contudo, não é essa a intenção deste texto: enfatizar o aspecto material do presente a ser trocado entre os namorados, mas o do próprio namoro, e a ligação que esse vínculo tem a ver com o santo, conhecido como casamenteiro.

Por que o povo o considera assim? Conta-se uma história segundo a qual Stº Antônio, famoso como confessor e conselheiro de almas, ouviu de uma moça pobre que não poderia casar-se com seu amor porque, segundo inexorável, ainda que injustíssimo, costume da época, não tinha dinheiro para o dote. O santo escreveu um bilhete e lhe disse que levasse a um ourives amigo dele, e que lhe pedisse o peso do recado em ouro, conforme rogava Antônio ao homem. O ourives riu-se, mas resolveu pesar o papel manuscrito, e, para seu enorme espanto, isso indicava uma vultosa quantia em ouro, que, este, convencido pela força sobrenatural do fato, entregou à apaixonada, e ela pode se casar.

Sempre é importante lembrar que, em primeiro lugar, os santos INTERCEDEM por nós junto a Deus, não são eles mesmo que concedem as graças, o que ocorre usualmente após sua morte, quando estão junto do Pai. Porém, como Stº Antônio, assim como outros santos (acabamos de ler sobre fatos miraculosos acontecidos durante a vida do novo Beato João Paulo II), vivia em comunhão tão íntima com a Ssma. Trindade, pode já em vida ganhar dEla esse favor. Apesar disso, os homens de santidade comprovadamente heróica na terra, por isso beatificados e canonizados, não devem servir para nós como meros instrumentos para ganhar favores extraordinários, mas como exemplo de vida a ser seguido. Nosso santo do dia, por exemplo, era profundo conhecedor do Antigo e do Novo Testamento, e, por meio desse conhecimento incomparável, pregador e conversor de almas. Em um de seus milagres mais famosos ainda vivo, ao falar na beira do mar, relatou-se que os peixes pulavam repetidamente à superfície, como se também quisessem ouvi-lo. Deus permite esses acontecimentos para manifestar ainda mais Sua Misericórdia e Glória.

Voltando aos namorados, não tentem recorrer ao santo casamenteiro para arranjar um “ficante”, um caso, uma aventura. Ele é o protetor dos verdadeiros namorados, aqueles que procuram o seu amor genuíno e irrepetível, com quem pretendem constituir um CASAL ("homem e mulher Ele os fez"), contrair MATRIMÕNIO e fundar uma FAMÍLIA. A intercessão dos santos, mais uma vez enfatizamos, tem por objetivo a igual santidade dos demais seres humanos que a eles recorrem como exemplo e incentivo. O casamento entre um homem e uma mulher é um importante passo rumo à essa santidade, heróica como foi dito, vivida nos detalhes cotidianos e simples do dia a dia, mas que, pelo amor sacrificado e cuidado diariamente, "transformam a prosa diária em poesia heróica", como maravilhosamente definiu S.Josemaria, fundador do Opus Dei, ele também um excelente casamenteiro, podem crer. Deus, como afirmava ele, "abençoa o amor humano", pois esse tipo de amor sacrossanto pelo sacramento é obra e desejo Seu.

Namorados, noivos, casados, e até viúvos, ouso dizer, devem aproveitar este dia para celebrar o verdadeiro amor que transcende essa existência e continua robusto e reinventado, na eternidade.

sábado, 11 de junho de 2011

Sala de estar ou de fugir?

Por Maria Teresa Serman

Nossa casa deve ser o melhor lugar para a família estar, se reunir, conversar, comer e rir. Deve ser um refúgio, para chorar ou descansar, também. E o lugar de reunião da família, além da sala de jantar, é a de estar. Os falantes de língua inglesa a chamam apropriadamente de "living-room", o lugar para se viver. Por tudo isso, o modo como a decoramos, e nisso se inclui a sala de refeições por simbiose, deve refletir o efeito que desejamos extrair das cores, dos objetos, de sua disposição.

Ao escolher a cor predominante, precisamos prever o sentimento, explícito ou implícito, que criará: cores quentes, como vermelho e laranja aquecem, e dão a impressão de que o espaço é menor. Já as frias, como azul e verde, sugerem mais espaço e luminosidade. Mas, como o nome já diz, podem arrefecer o clima psicológico também. Muito branco e bege traz sensação de paz e acalma, mas o excesso é monótono.

Para surpreender e variar, pode-se empregar cores claras nas paredes, pintando uma em cor contrastante, ou cobrindo com papel de parede. Para dar mais profundidade, aproveite espelhos com molduras discretas, colocando-os estrategicamente. Cuidado para não refletirem a TV ou o que não deva ser refletido. Evite o acúmulo de móveis, pois uma sala acolhedora não se parece em nada com uma loja de decoração.

Falando nela, a televisão, não é bom que fique na sala, a não ser que se tenha o domínio sobre ela, e nunca se ligue durante as refeições. Comer na frente da TV rouba o melhor tempo da família. Porém, é possível extrair dela um filme com pipoca, um musical com queijos e vinhos, e até projeção de fotos familiares. São experiências legais, podem acreditar!

Se contratar um arquiteto ou decorador, ouça seus conselhos, mas não se deixe inibir por conhecimentos técnicos. Preferências pessoais devem ser levadas em conta, e um bom profissional reconhece e aproveita isso. Os toques pessoais em objetos como vasos, castiçais, estatuetas, almofadas e abajures fazem a diferença em cor e estilo. Mas, de novo, sem exagerar, não é um bazar. E depois de completa a arrumação, não fique histérica, dona de casa, não permitindo que ninguém sente, relaxe, respire. Providencie capas de sofás para o cotidiano, bem feitas e que combinem com a decoração. Sua mesa de centro pode ser uma excelente base para os lanchinhos em família, os filmes em conjunto, um bate papo com amigos. Não é uma perfeita finalidade?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como ser uma namorada mais sólida

Por Maria Teresa Serman

O ser humano é feito de matéria sólida e líquida. Mas só os do sexo masculino, pois os femininos são, tremenda injustiça, tremendamente aquosos. Nós, mulheres, estamos sempre sendo invadidas e subjugadas (se permitirmos) pelos líquidos. Mensalmente, gravidicamente, diariamente. É uma batalha incessante e desgastante. Porém, como a vida é luta, já disse um poeta, vamos lembrar algumas ações que podem facilitar a eliminação desse famigerado teor hídrico que nos infla como balões;

- Diminua o máximo possível o sal. Substitua-o por limão, ervas como orégano, alecrim, salsa, manjericão, tomilho, coentro, todos eles de delicioso sabor e comprovadas propriedades nutricionais, até diuréticas.

- Abuse dos cereais, vegetais verdes e fibras, além de alimentos integrais, pois esses aumentam a sensação de saciedade e estimulam o intestino a funcionar melhor, o que também elimina líquido.

- Parece contraditório, mas beba muita água e sucos. Ingerir líquido afasta a fome, hidrata o organismo como um todo, e a pele, em especial, e conserva os rins em constante atividade. É importante tomar água antes de dormir para ativar os rins e não acumular resíduos que podem evoluir para pedras e cristais. Então, mais líquido, menos líquido.

- Evite excesso de leguminosas como feijões, milho, lentilha e ervilha. Embora sejam obrigatórias em pequenas quantidades, fermentam, e os gases que provocam incham o abdômen.

- Não fique estática, mexa-se! Ficar muito tempo na mesma posição, em pé, sentada ou deitada leva a acumular líquidos, principalmente nas extremidades. Faça exercícios, ande, caminhe!

- Roupas apertadas ou muito justas inibem a circulação, comprimindo as veias e impedindo o retorno venoso do sangue. Aquela calça jeans que parece ter sido costurada com você dentro é sua inimiga, tenha certeza.

- Use e abuse de melancia, melão e aipo. São pouco calóricos, baixam a pressão, têm oxidantes - a melancia é rica em licopeno, assim como o tomate, substância rejuvenescedora -, auxiliam na prevenção do câncer, e são tremendamente diuréticos. Têm bastante potássio, que atua como faxineiro dos rins, reduzindo o ácido úrico e contribuindo para afastar o cálculo renal.

De resto, para tornar-se realmente sólida, não basta cuidar do que entra pela boca, mas do alimenta a mente e a alma. Amor dedicado, bom humor, boas leituras, convivência mais íntima com o Pai, tudo isso hidrata o ser de uma maneira mais completa e visceral do que um litro de suco da luz ou horas de academia. Seu namorado admirará essa solidez ainda mais do que a outra.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Amamentar é sempre possível

Não existe mãe sem leite, existe gente que pressiona a nova mãe, dizendo que o leite dela é pouco, ou fraco, o que acaba forçando-a a usar a mamadeira, e isso inibe a produção do leite.

Se eu fosse dar ouvidos às tias, sogra, avós, etc. anunciando que meu filho chorava de fome porque o meu leite era fraco, não teria amamentado nenhum, nem os teria visto gordinhos e desenvolvidos com meu leite.

A insegurança nos leva a ficar à deriva, fazendo o que nos sugeriram aqui e ali. Tudo é razão para nos incentivar a deixar de amamentar. O bico do seio que racha; o tempo que o bebê fica no peito; os intervalos entre as mamadas; o nosso sono afetado e o choro durante as noites. Amamentar é o que tem de melhor para os nossos filhos, pelo menos nos seis primeiros meses de vida.

O leite materno é completo e passa para o neném todos os nutrientes necessários e os anticorpos também. Sem contar que amamentar ajuda a evitar, não se sabe por quê, o câncer de mama.

Posso falar por experiência própria que é possível amamentar sob tensão, com outras crianças ao redor falando, doentes, chorando: sobre isso eu conto que logo após um dos meus filhos nascer, eu tive caxumba e amamentei o tempo todo com a doença. Ele até hoje nunca pegou esta virose, mesmo convivendo com os outros que tiveram depois. Acho que ficou imunizado, não posso afirmar com certeza, mas tudo indica. Aliás, amamentei também quando tive dengue, e dengue hemorrágica! Aí confesso que não foi fácil, mas valeu a pena, pois nos saímos muito bem, eu e o bebê, dessa crise.

Amamentar cria um laço maior entre mãe e filhos e é muito mais fácil, não requer levar nada extra na bolsa quando saímos, zero de mamadeiras esterilizadas e afins. Basta mãe e uma fraldinha para cobrir o seio enquanto amamenta, para não passar por cenas desagradáveis na rua pela exposição do seio. Visto que a sociedade está mais preocupada com esse tipo de demonstração pública do que com os beijos entre pessoas do mesmo sexo em pleno shopping aberto.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como aproveitar seu marido

Maria Teresa Serman

Prestem atenção no título e observem que não escrevi " aproveitar-se do marido"! A regência da sábia e encantadora língua portuguesa ( ainda que difícil e desafiadora ) faz toda a diferença no sentido. Não deturpem o que pretendo dizer, não estou incentivando ninguém a explorar o cônjuge, mas a procurar uma convivência mais adulta e prazerosa, por conhecer e respeitar as diferenças. Mulheres são de Vênus, homens são de Marte, mas só vá pra lá se tiver um GPS confiável. Pare nos pontos aprazíveis, então, e aproveite a vista:

1ª Parada: Homens preferem a versão resumida e, de vez em quando, principalmente na hora do futebol e dos joguinhos eletrônicos, um pouco de SILÊNCIO. Gostam também de carinhosos toques (físicos), que desviem a sua atenção do ouvido, começando a ficar sobrecarregado de tanto papo mulherzinha. Mais carinho quanto mais delicado o assunto, como a educação, dos filhos, os gastos domésticos e detalhes do relacionamento - nesse último, haja carinho, comidinhas e bebidinhas. Dê-lhe um tempo para processar a torrente de informações que frequentemente você joga (nós todas, aliás) dentro do seu nervo acústico e massa cinzenta. Eles são muito lentos, será que nunca vamos nos convencer disso?

2ª Parada: Homens nunca não são amiguinhas, outras mulheres, sua mãe. Decida o que quer antes de colocar um espécime desses na sua vida, por toda ela. Não se pode exigir deles o que eles não podem entregar completamente - a maturidade emocional e a compreensão espiritual que sua melhor amiga sempre está pronta a lhe oferecer. Afinal, você gostaria que ele usasse saia e maquiagem???!!! Não entre nessa de levá-lo às compras, para ajudá-la a escolher o modelito para aquela ocasião especial ou dar palpites no sapato. A não ser por raríssimas exceções (se tiver uma dessas em casa, não revele isso nem para a dita melhor amiga), os homens se transformam em pitbulls insuportáveis já ao entrar no estacionamento do shopping.

3ª Parada: Assim como não servem para as finalidades supracitadas, também não prestam tanta atenção em celulites como tememos, nem percebem nuances de tristeza ou frustração em nós, ou nas novas luzes no cabelo. Falando sério agora, é preciso ter sensibilidade para não exigir deles o que não podem dar, assim como para dar-lhes o que eles precisam, com carinho e atenção, principalmente quando estão doentes, ou especialmente quando um filho nasce, ou seu time perde. Não o menospreze em situações que não pode compreender, mas valorize-o como gostaria de ser valorizada no que é importante para você.

4ª Parada: As mulheres andam perigosamente independentes. O "perigosamente" a que me refiro significa que um pouco do "príncipe encantado" ainda persiste em cada homem,, e é salutar que assim seja, por mais anacrônico que possa parecer às feministas "juramentadas. Assim como uma dose romântica da heroína dos contos de fadas deve fazer parte do imaginário deles quanto a nós, podem crer. Não se trata de bancar a debilóide ou a fraquinha, mas de permitir que ele a "salve" com frequência. Sem abusar é claro, pois a fortaleza feminina, mais interior do que física, é um dos suportes que garantem a solidez do casal, da família e da sociedade. SEMPRE demonstre o quanto o admira e terá o retorno.

Boa viagem a Marte!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O espírito de serviço

Por Rafael Carneiro Rocha

É preciso recuperar nossa admiração nata pelo espírito de serviço. Numa época em que as ocupações tidas como serviçais são rebaixadas na bolsa de valores humanos, precisamos nos dar conta de como é imaturo não reconhecer a dignidade do servir. Saber servir faz parte da própria educação para o amor.

O espírito de serviço é valioso, porque é simples. Tarefas pequenas e invisíveis nos aparecem em diversas ocasiões e não podemos boicotá-las. Com medidas bastante simples, podemos arejar nossos corações para o reconhecimento da magnanimidade do serviço. Diariamente, somos tomados por preguiças aparentemente insignificantes, mas que somadas ao ritmo incessante da rotina podem criar desentendimentos frequentes. Pode ser que tenhamos de conviver com alguém de espírito mais distraído, por exemplo. Volta e meia, quando já estamos dentro do carro, preparados para sair, essa pessoa esquece alguma coisa dentro de casa. Em vez de criticar, por que nós mesmos não oferecemos, com um sorriso tranquilo no rosto, para pegar o que foi esquecido? Ainda que o impulso inicial seja bradar que estamos muito atrasados, ou que a pessoa deveria ser mais atenta, conter o ímpeto de reclamar é sinal de fortaleza e domínio de si. O que poderia resultar em discussão se torna serviço. Saímos de nossa comodidade e, fazendo um favor para o outro, criamos um pouco mais de ternura no cotidiano.

Talvez, por um desordenado amor próprio, pensamos que determinados serviços são humilhantes ou que a outra pessoa não mereceria nossa aparente submissão. Queremos manter nossa “boa imagem”, sem perceber como são frágeis nossos vaidosos conceitos de autodefesa. Somos o que somos diante de Deus. Nenhuma opinião sobre a nossa “imagem” abala o que verdadeiramente somos. Por outro lado, recusar-se a ser generoso é que fragiliza o ser, porque isso é uma mentira que molda o mundo ao tamanho do nosso “eu”. Mas se ainda assim é difícil executar algum ato de generosidade, que ele seja feito não com vistas ao outro, mas a Deus ou ao puro gosto pela coisa certa. Pensemos também como é bom quando recebemos a generosidade inesperada de quem, por acaso, ferimos.

A satisfação em servir e a gratidão que sentimos quando somos brindados reflete como a humanidade é sedenta por entendimento e sentido. Que seja vivo em nós o espírito de serviço.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 92)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Lendo sua resposta de hoje eu gostaria de saber o que acha de um rapaz de 20 anos muito fechado em si, bom aluno, trabalhador, mas fico preocupada porque nem namora nem é de conversar a menos que arranquemos assunto dele, mas sempre é muito monossilábico. Será que devo perguntar claramente se ele faz uso de drogas ou isso vai aborrecê-lo mais e se fechar mais ainda?
RESP:Caro(a) A.

Claro que não só pode, mas deve sempre trazer a uma conversa serena e tranquila, todos os assuntos que desejar com seus filhos! Eles esperam de nós esta atitude, mesmo que aparentemente não o manifestem. Penso que não deveria perguntar por drogas, mas dizer-lhe o quanto ele é amado e que os pais se preocupam por ele ser tão calado.
Será que está sofrendo? Qual seria o motivo? E então colocar-se à disposição para que ele possa abrir seu coração se o desejar ou se preferir, buscarem juntos uma ajuda profissional caso realmente esteja passando por alguma dificuldade.
Ele sempre foi assim ou este modo de ser surgiu agora? Tinha amigos quando iniciou a adolescência?Tem tarefas e responsabilidades em casa?
Importante é que fique muito claro o quanto ele é querido na família e como vocês o admiram por levar a sério seus estudos, trabalho, etc.
Realmente não ter amigos é algo que chama a atenção em qualquer pessoa, pois pode ser dificuldade de comunicação ou denotar algo mais profundo que talvez, nem ele mesmo detecte o que possa ser, mas sempre há como ajudar e se socializar!
Os pais SEMPRE devem conversar com os filhos e muitas vezes tomar a frente puxando por eles quando notam que são mais arredios. Não esperem mais - rezem e mãos à obra! Ele espera por esta conversa!
Boa sorte! Mannoun

2 – A. diz : O que fazer quando um adolescente só trata os pais mal? Sou de Salvador e nosso filho esta muito agressivo e só fala conosco gritando ou dizendo grosserias. Ele tem 17 anos e tenho outro mais velho que nunca fez isso conosco.

RESP: Caro (a ) A.

Seu filho tem boa saúde? Alimenta-se corretamente e DORME nos horários normais? Como está na Escola, como age com amigos? É medroso no convívio habitual? Tem TV e internet no seu quarto?
Perguntem se ele deseja uma consulta com o medico da família para averiguar alguma dificuldade em sua saúde física, seu desenvolvimento e que conte ao médico o que me contaram e sua conversa com os pais.
Não o comparem com o irmão e procurem conhecer suas amizades, isto é como são aqueles com quem anda. Chamem-no para uma conversa serena, falem com ele em tom de voz bem suave e coloquem limites quando gritar ou disser grosserias, afirmando - sempre muito baixinho! - que não admitirão este modo de se dirigir a ninguém, especialmente aos pais. Se desejar gritar que o faça num campo de futebol (aliás, ele pratica esportes? quais?), mas não em família.
Alguém na família fuma? E ele fuma? Qual o tipo de cigarros?
É bom também ir à Escola e saber como ele é visto pelos professores e colegas, além de que deva ter atribuições em casa - alguma tarefa pela qual seja responsável.
Ofereçam a ele a possibilidade de participar de algum Grupo de Jovens, Grêmios, na Escola ou nas Paróquias, aulas de artes, oficinas de redação, etc.
Fico ao seu dispor, desejando que a fase da Adolescência final de seu filho seja bem resolvida.
Atenciosamente, Mannoun

domingo, 5 de junho de 2011

O que é o quê na cozinha - parte 1

Decidimos fazer uma sequência dos termos culinários mais comuns, e seus significados. Vamos destacar alguns, como já disse, para esclarecer ou lembrar os aficionados que acessam este blog. Quem se lembrar de algo importante que foi esquecido, por favor, comente, que traremos à pauta
ABAFAR
É o cozimento de um alimento aproveitando unicamente seu suco, sem adição de outro líquido. A panela deve ser untada e tampada, ficando em fogo brando, para que os elementos usados "transpirem".
ABRIR A MASSA
Estender a massa sobre uma superfície adequada (geralmente enfarinhada) e estica - sobrepor os alimentos (termo português).
AÇAFRÃO OU CÚRCUMA
Tempero raro e caríssimo (o verdadeiro), empregado para dar sabor especial e tom dourado a pratos como risotos e paellas. Não confundir com colorau.
ACAMAR
Dispor alimentos em camadas sobrepostas.
ACETO BALSÂMICO
Vinagre gourmet, de uvas maduras e envelhecido como vinho. É um termo oriundo da Itália, usado para marinar peixes, carnes e fazer molhos.
AÇÚCAR
Claro que sabemos o que é, mas há uma variedade incrível, além do comum, refinado: cristal, constituído de cristais brancos, serve para cobrir docinhos e bolos;mascavo, é o não refinado, marrom-escuro, adoça menos, mas é mais saudável; de confeiteiro: bem fininho, ótimo para coberturas e glacês; baunilha: torrão de açúcar, um cubinho deste, embrulhado em papel. Usado para adoçar chá ou café; demerara, também um açúcar em cristais,mais escuro, porque não branqueado. Por isso, preserva as vitaminas e sais minerais, como o mascavo e o orgânico. Este último é ainda mais puro,livre de cal, enxofre e outros elementos adicionados no refino.
AFERVENTAR
Dar uma rápida fervura, sem cozinhar.
AIPO
É uma hortaliça de sabor marcante. Pode-se consumir o talo cru em saladas, antepastos ou pastas, e temperar caldos e sopas com suas folhas. É benéfico para hipertensos.
AL DENTE
Termo italiano que define um determinado ponto de cozimento de massas, arroz e hortaliças. É quando oferecem alguma resistência ao serem mordidas, mesmo cozidas.
ALCAPARRA
É o botão da flor de um arbusto nativo do Oriente, da região mediterrânea, hoje cultivado em muitas regiões quentes. De sabor acentuado, é utilizada em molhos para carnese peixes, saladas, conservas e salmouras. Ficam melhores se imersas por dez minutos, antes de utilizadas, em água gelada, para que percam o excesso de sal.
ALCARÁVIA
O mesmo que cominho ou kümmel.
ALECRIM OU ROSMARINHO
Versátil, enriquece o sabor de sopas, carnes, aves, peixes, saladas, molhos, batatas, omeletes, ensopados e grelhados. Pode ser encontrado seco ou fresco (este último muito melhor). Pode-se fazer uma pasta com folhinhas picadas, sal e azeite, e esfregar na carne das aves, por baixo da pele, de modo que a gordura desta, ao assar, ajudará a impregnar o tempero.
ALFAVACA OU BASILICÃO
Ideal para temperar tomates, queijos, massas e molhos, e aromatizar vinagres. Tem sabor adocicado e se parece com o manjericão, mas com folhas maiores.

sábado, 4 de junho de 2011

Cozinha para principiantes

Assim que casamos, nos deparamos com as primeiras dificuldades a dois, e uma delas é a parte da alimentação. Não fomos criados para assumir tal tarefa, nem os homens, nem as mulheres, e, como cada vez mais está difícil arrumarmos cozinheiras para nossos lares, precisamos aprender o básico e enfrentar as dificuldades do dia a dia na cozinha.

Sempre colocamos no blog receitas práticas para as donas de casa e para os maridos que dividem as tarefas domésticas com as esposas. Basta entrar no lugar onde diz RECEITAS e ali vão encontrar muitas dicas interessantes que nós, dos Negócios de Família, aprendemos ao longo de muitos anos de casados.

Hoje coloco aqui algumas dicas necessárias para tornar mais fácil a nossa lida na cozinha.

1- Afofe e peneire ingredientes secos como farinhas, açúcar e outros, antes de serem medidos.

Coloque-os cuidadosamente no recipiente de medida, sem serem comprimidos ou sacudidos.

2- Pouse o recipiente para medir ingredientes líquidos sobre uma superfície reta e verifique o nível na altura da vista.

3- Retire da geladeira, com antecedência, as gorduras sólidas, como manteigas, margarinas, banhas e outras, para que sejam medidas na temperatura ambiente. Coloque no recipiente de medida, apertando para que não fiquem buracos vazios ou bolhas de ar.

Seguem algumas equivalências na cozinha:


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ser pai de aço inox

http://www.acidigital.com/familia/progenitores.htm

Em geral, as pessoas e os animais geram vínculos estreitos com seus pais, especialmente há pouco tempo de nascidos.

Esse vínculo é garantia de que a mãe possa alimentar e criar os seus; entretanto, nem sempre o apego é para com a verdadeira mãe. Nas aves, por exemplo, quando nascem, seguirão qualquer objeto. Essa conduta precoce de seguir a outra coisa tem conseqüências futuras dramáticas.

A natureza do objeto que se segue ajuda a determinar as preferências posteriores, no que se refere amigos e consortes. Por exemplo, quando os perus são criados desde o princípio por seres humanos, com freqüência preferem cortejar a pessoas e não a outros perus. Esse traço inato de seguir e refletir um apego denomina-se imprinting, ou imprensa. No início, pensou-se que tal fenômeno obedecia a modelos paternos, tinha sua raiz na satisfação de necessidades, tais como comida, calor e um ambiente adequado. Portanto, tais apegos estariam associados a fins agradáveis.

Entretanto, em experiências realizadas com macacos órfãos de mãe, foram-lhes atribuídos "mães substitutas", algumas feitas de arame, e outras de tecido. Ambas tinham uma mamadeira incorporada, e, portanto, eram fisiologicamente equivalentes. Os informes obtidos à respeito do comportamento dos "filhos" macacos revela que os macacos bebês passavam mais tempo subindo e enroscando-se em suas mães cobertas de tecido, do que em suas mães de arame.

Isso parece indica que o contato corporal e o bem-estar imediato são muito mais importantes que a alimentação, para unir o recém nascido à sua mãe. Nos humanos, o contato físico imediatamente depois do nascimento costuma influir nesta relação de forma substancial. Em uma experiência realizada entre dois grupos de recém nascidos, alguns receberam o cuidado normal hospitalar posterior ao parto por parte de suas mães: uma olhadinha um pouco depois do nascimento uma visita breve entre as 6 e 12 horas mais adiante, e sessões de alimentação de 20 a 30 minutos, a cada quatro horas, todos os dias.

Grupos de outras mães puderam interagir durante uma hora, pouco depois do parto e durante várias horas diariamente, a partir de então. Observou-se que esse tipo de mães mostra-se mais afetuoso e se interessa mais pelo bem-estar de seus filhos. Posteriormente, com o passar dos anos, fazem mais perguntar a seus filhos e dão menos ordens.

Dito em poucas palavras, uma aproximação durante os primeiros dias costuma assegurar melhor a atenção e proteção desde o princípio, e durante todo o longo período de cuidado infantil. A criança, por sua vez, identifica e prefere o cheiro de sua própria mãe e não de outra, e para os 20 ou 30 dias, o faz também com sua voz.

Tudo isso parece indicar, que o contato imediato depois do parto reduz a probabilidade de problemas posteriores dos pais, incluindo o abandono, descuido e abusos, de que tanto sofre nossa comunidade, na qual centra-se tanto a atenção nos menores que os padecem e não, muitas vezes, nos progenitores de metal.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sabor da infância

Como é gostoso de repente nos depararmos com um cheiro ou um sabor que lembre a nossa infância.

Parece que voltamos no tempo.

A nossa memória gustativa consegue guardar sabores e até os aprimora, a ponto de nunca acharmos que tal comida está igual àquela da vovó.

Eu me lembro de meu marido , assim que casamos, falando de uns pastéis da “tia Eurídice” que eram deliciosos. Cansei de tentar várias receitas antigas e novas, para ver se conseguia repetir o tão afamado pastel, e ele sempre repetia: seu pastel está ótimo, mas não é igual o da tia. Assim sendo, decidi nunca mais usar aquele rolo de pastel tão pesado e cansativo, visto que nunca iria repetir o sabor que estava na memória de um homem, adquirida desde a sua infância. Hoje só uso massa pronta!

Mas a verdade é que às vezes nos deparamos com um gosto ou um cheiro que nos remete a nossa infância, e isso é muito reconfortante e agradável, é como um acalanto, um carinho da nossa mãe ou avó. Uma sensação indescritível de volta ao tempo, um saudosismo gostoso, que proporciona momentos de alegrias inigualáveis.

E isso tudo só é possível porque nossas mães e avós tiveram detalhes de carinho conosco quando crianças. Foram amorosas, fazendo aquele pão de minuto, ou um bolinho de chuva, ou um manjar de coco com doce de bananas em rodelinhas que só quem faz com amor consegue dar aquele sabor.

Quais serão os cheiros que farão nossos filhos voltarem à infância nas suas memórias? O que fazemos para acarinhá-los, que vá proporcionar estas lembranças agradáveis?

Lembro do cheiro gostoso do churrasco que meu pai fazia, e a que acrescentava umas lenhas ao carvão para dar um gostinho de defumado. Uma verdadeira delícia, um carinho e tanto conosco, filhas, genros e netos. Como seremos lembrados?