logo

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Amamentar é sempre possível

Não existe mãe sem leite, existe gente que pressiona a nova mãe, dizendo que o leite dela é pouco, ou fraco, o que acaba forçando-a a usar a mamadeira, e isso inibe a produção do leite.

Se eu fosse dar ouvidos às tias, sogra, avós, etc. anunciando que meu filho chorava de fome porque o meu leite era fraco, não teria amamentado nenhum, nem os teria visto gordinhos e desenvolvidos com meu leite.

A insegurança nos leva a ficar à deriva, fazendo o que nos sugeriram aqui e ali. Tudo é razão para nos incentivar a deixar de amamentar. O bico do seio que racha; o tempo que o bebê fica no peito; os intervalos entre as mamadas; o nosso sono afetado e o choro durante as noites. Amamentar é o que tem de melhor para os nossos filhos, pelo menos nos seis primeiros meses de vida.

O leite materno é completo e passa para o neném todos os nutrientes necessários e os anticorpos também. Sem contar que amamentar ajuda a evitar, não se sabe por quê, o câncer de mama.

Posso falar por experiência própria que é possível amamentar sob tensão, com outras crianças ao redor falando, doentes, chorando: sobre isso eu conto que logo após um dos meus filhos nascer, eu tive caxumba e amamentei o tempo todo com a doença. Ele até hoje nunca pegou esta virose, mesmo convivendo com os outros que tiveram depois. Acho que ficou imunizado, não posso afirmar com certeza, mas tudo indica. Aliás, amamentei também quando tive dengue, e dengue hemorrágica! Aí confesso que não foi fácil, mas valeu a pena, pois nos saímos muito bem, eu e o bebê, dessa crise.

Amamentar cria um laço maior entre mãe e filhos e é muito mais fácil, não requer levar nada extra na bolsa quando saímos, zero de mamadeiras esterilizadas e afins. Basta mãe e uma fraldinha para cobrir o seio enquanto amamenta, para não passar por cenas desagradáveis na rua pela exposição do seio. Visto que a sociedade está mais preocupada com esse tipo de demonstração pública do que com os beijos entre pessoas do mesmo sexo em pleno shopping aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário