logo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 84)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 –A. diz: Minha filha tem depressão, foi o diagnostico que o médico deu. Mas a depressão dela só existe em casa, na escola e com os amigos tem muita disposição e fica alegre. O que devo mudar em com ela para as coisas melhorarem? Somos só nós duas, meu marido foi embora e nos deixou tem dois anos.
RESP: Cara Sra.A.
Não sei a idade de sua filha, nem quais são os hábitos da família. Ela tem responsabilidades dentro de casa? Tem tarefas? Como é o dia a dia de vocês duas?
Estas perguntas ajudariam a posicionar em que fase da Adolescência ela está e como nos conduzirmos. Em todo caso, sugiro que a senhora marque uma consulta com o médico que atende sua filha e pergunte a ele como deve agir, levando estas informações das atitudes que observa nela- em casa e na Escola e com as amigas ,porque ele está mais perto e como a acompanha, orientará a senhora com mais propriedade.
Procure encontrar um momento de calma e serenidade e repasse para ela esta sua observação sobre as atitudes duplas- dentro e fora de casa e o quanto isto faz a senhora sofrer, sem lamentar-se nem fazer comentários negativos sobre o pai, até porque ele não está presente.
Parece-me que como são só as duas em casa, é com a senhora que ela vai ter a liberdade de mostrar-se tal qual é, mesmo porque sabe que a mãe ama os filhos incondicionalmente, ajam desta ou daquela maneira...
Creio que seu desejo de ajudar será muito positivo, mas fique atenta para que ela não se aproveite da situação e do diagnóstico e fortaleça uma posição de vítima, fechando-se dentro de si mesma em casa, agindo como doente só quando está com a senhora... Foi por isto que comentei o fato de necessitar mais detalhes sobre ela, tais como a idade, o modo de viver o dia a dia de vocês para uma orientação mais eficiente.
Seja firme e carinhosa, sem sentir pena. Recorra a Deus que sabe mais e sempre atende as orações dos pais pelos filhos. Acredite e tenha esperança de que tudo passará!
Fico às suas ordens para o que desejar, Mannoun

2 – A. diz: O que posso fazer ainda para que meu filho de 13 anos cresça mais? Somos medianos, meu marido e eu, mas ele esta muito mirradinho, e é motivo de chacota dos amigos que chamam ele de troco!

RESP: Caro(a) A.
Certamente vocês tem um médico de confiança da família e sugiro uma boa avaliação, com gráficos de crescimento, peso, altura ao longo dos anos . Adolescentes do sexo masculino começam a ganhar altura geralmente após os 13/14 anos , mas o próprio clínico ou pediatra poderá encaminhá-los a um Endocrinologista que fará exames específicos para avaliar idade óssea, parte glandular ,herança genética, etc.
O que for indicado, procurem seguir, mas por favor- não ouçam " palpites " de leigos ou profissionais não qualificados que só confundem e não ajudam ...
Sobretudo não usem medicamentos por conta própria, sempre muito perigosos!
Ele faz exercícios físicos, pratica esportes, tem vida ao ar livre, apanha sol ou tem vida sedentária? Tem horários para alimentação, acordar e dormir? São fatores correlatos a um crescimento saudável e harmonioso e - em geral - os Adolescentes não ligam muito...
Fico a seu dispor para o que desejarem e Boa consulta! Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra descobri que meu filho esta usando drogas, achei um pacotinho em casa no quarto dele. Como devo falar com ele? O que fazer? Meu marido queria dar uma surra nele mas achei melhor pensarmos primeiro com calma sobre o que fazer. Ele tem 15 anos. Temos uma filha também que é mais nova, como vamos abordar o assunto sem que ela saiba?

Anônimo disse...

O que faço com minha filha de 17 anos que esta grávida e o pai é um homem casado? Eu e meu marido estamos perdidos e não sabemos por onde começar. Agradeço qualquer sujestão.

Postar um comentário