logo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Comemorar a Páscoa

Por Maria Teresa Serman

Nós nos preocupamos muito - e nos ocupamos até demais - em comemorar o Natal. Não quero me repetir, mas o "se ocupar demais no Natal" se refere ao excesso de providências consumistas em detrimento do aprofundamento espiritual, que deve ser a essência da data, assim como na Páscoa. O Natal existe em função da Páscoa cristã, ou seja, Cristo nasceu para nos redimir, o que é relembrado nesta ocasião, pela Sua Morte e Ressurreição. Portanto, a alegria deve ser redobrada agora.

As crianças precisam sentir essa valorização da Páscoa, e vai ser muito divertido fazer com eles algumas brincadeiras bem populares e simples. Vejamos algumas delas:

- ensine o significado da Páscoa, tanto da festa religiosa quanto da palavra, o que representa o coelho como símbolo, os ovos (é preciso explicar que coelho não bota ovo), e depois faça uma GINCANA. A cada resposta certa, o participante ganha um pedaço de chocolate, ou um bombom. Não faça perguntas demais, pois não queremos complicações gastrointestinais por causa do chocolate;

- faça uma CORRIDA DO OVO: cada um deve correr segurando um ovo cozido numa colher. Quem chegar primeiro, sem deixar cair o ovo, ganha... chocolate! ; - esconda ovinhos de chocolate pela casa e deixe-os procurarem. Pode fazer como TÁ QUENTE, TÁ FRIO, ou deixando pista do próximo esconderijo a cada ovo descoberto, como CAÇA AO TESOURO. Eles adoram, fiz muito isso com meus filhos pequenos, quando eles acordavam, na manhã do domingo de Páscoa;

- se você tiver espaço e família grande, organize um futebol com os jogadores em pares, com uma perna amarrada na do companheiro, e de mãos dadas. O prêmio aqui deve ser de respeito, para a dupla que fizer mais gols.

Na arrumação da mesa do almoço pascal, use a criatividade. A toalha pode ser de um laranja vivo, a cor preferida do coelhinho. Pratos salgados devem ter cenouras, cortadas, raladas, picadas, para homenagear o bichinho, e aproveitar para fazer as crianças comerem esse importante legume. Guardanapos coloridos dão um toque, combinando com a toalha. E na sobremesa chocolate, que é o que todos querem. Bombons, trufas e coelhinhos podem arrematar a decoração.

Aleluia, alegria, Cristo vive, Feliz Páscoa!!!!

2 comentários:

ANINHA disse...

Muito bom!
Senti que a maioria das crianças ignoravam o real sentido da Páscoa,quando dei a eles um texto que falava sobre o motivo pelo qual os coelhinhos traziam ovos de Páscoa,uma lenda,naturalmente...
Antes de apresentar-lhes a atividade,perguntei se eles sabiam o que se festejava na Páscoa.
Resultado; nenhum dos 40 alunos sabia!
Aproveitei,naturalmente ,para falar-lhe sobre a Ressurreição de Cristo,porém fiquei abismada com a ignorância deles sobre uma noção básica da Cristandade.
Foi ótimo vc prestar este esclarecimento!
Bjs,
Anna

Anônimo disse...

Bom dia eu acho q é um absurdo os pais das crianças não ensinarem o que é a Páscoa, ele dizem que é o dia em que o coelhinho tra um ovinho e blá blá blá.
Eles deveriam contar a verdade o que é e não esses blá blá blás que eles dizem .
Páscoa é a ressureiçao de Cristo e não o dia em que o coelhinho trás o ovinho.

Viviane Condes

Postar um comentário