É um filme do diretor curdo Bahman Ghobadi, e acontece durante a guerra entre o Irã e o Iraque, na década de 80, mostra um grupo de músicos curdos iranianos que parte em uma missão quase impossível: encontrar Hanareh, uma cantora de voz mágica que atravessou a fronteira e agora pode estar correndo perigo no Curdistão iraquiano.
Tudo começa quando um velho pai iraniano chama seus dois filhos para resgatar Hanareh, a mãe dos rapazes, que estaria ajudando os curdos do lado iraquiano da fronteira. Pela cultura iraniana, esta atitude provocaria vergonha em toda a família, tornando-se urgente que a mulher retorne ao seu país.
Começa, então, uma história trágica pela região fronteiriça, constantemente bombardeada por Saddam Hussein (o filme foi feito antes da invasão de Bush).
Pessoas se encontram e se perdem, valas comuns com milhares de corpos são achadas, ladrões e contrabandistas agem livremente. Uma verdadeira terra de ninguém com paisagens áridas, poeirentas e congelantes. As relações humanas se resolvem aos gritos e,também aos tapas. O caos é total. A busca por Hanareh, mesclam-se alegrias, decepções e descobertas.
Foi premiado em Cannes e Chicago, Canções da Terra de Minha Mãe - Exílios no Iraque mostra dois belos momentos cinematográficos dignos de lembrança: as mulheres tirando a sobrevivência das próprias mãos, através da extração do barro para a fabricação de tijolos; e a singeleza dos aviões infantis feitos de papel misturados ao som aterrorizante dos jatos de Saddam.
2 comentários:
Oi Liana, você viu esse filme na TV? Não parece que exista para venda no Brasil.
Oi Stella de fato vi na TV, mas verifiquei que tem a venda, mas não me lembro onde. Coisas da minha memória falha!! Vou procurar e te digo, bjs
Postar um comentário