logo

terça-feira, 15 de março de 2011

As famílias e o tempo

Por Rafael Carneiro Rocha

Na carta do Papa Bento XVI para o 7° Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em 2012, em Milão, ele afirma: Infelizmente, nos nossos dias a organização do trabalho, pensada e levada a cabo em função da concorrência de mercado e do máximo lucro, e a concepção da festa como ocasião de evasão e de consumo, contribuem para desagregar a família e a comunidade, bem como para difundir um estilo de vida individualista.

O Encontro, que terá como tema “A Família: O trabalho e a festa”, será valioso para as famílias meditarem e conhecerem possibilidades de bom uso do tempo. Os pais precisam passar muito tempo entre si e com os filhos.

A criatividade é fundamental para que a vida em família não seja correria ou superficialidade. Quando uma passeio, por exemplo, demora-se em congestionamentos e filas estressantes de consumo, não seria esse tipo de diversão algo a ser evitado ou trocado por coisa melhor? Do mesmo modo, a mensagem do Encontro pode servir para os jovens adultos. As baladas não serão, por exemplo, mais desespero do que lazer?

O sentido construtivo da vida se opõe gravemente à pressão consumista. A felicidade não existe quando a alegria é gasta. A satisfação só dura se pudermos levá-la conosco, no caminho de nossas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário