logo

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cortesia conosco e com os mais próximos

Precisamos de muitas virtudes, na convivência em família, mas esta pequena virtude, da CORTESIA, ajuda-nos a ser mais simpática e sociável. E com ela ensinaremos a nossos filhos muitas coisas, como: Educação, civilidade, alegria, delicadeza, etc.

A prática da cortesia conosco é o início de tudo. Ex: a nossa limpeza.
Higiene é sinônimo de dignidade e de respeito próprio e para com quem convive conosco. Ex: cabelos despenteados, unhas sujas e roídas, são péssimos exemplos.

Devemos cuidar das nossas unhas e cabelos sempre e nos lugares certos: salão, banheiro, dentro do quarto, o marido gosta de ver o efeito e não participar da confecção. Os filhos aprendem também que tem que ter estes cuidados na hora da higiene.

Cuidar bem das nossas roupas de baixo, estar em bom estado, limpo, sem manchas e sem rasgos. Já pensou entrar numa emergência de hospital? Isso ajuda a vermos como devemos estar sempre para nunca sermos pegos desprevenidos.

Cuidar da bolsa! Ajuda a dar exemplo de ordem na hora de acharmos o talão de cheques e a caneta e a também não fazer os outros perderem tempo.

Ensinamos assim as crianças a terem cuidado com as mochilas e seu corpo, para não crescerem e se tornarem adultos desleixados, desagradáveis de conviver.

Podemos dar muitos exemplos para ilustrar o tema:

Tossir e espirrar - por a mão ou o lenço na frente.
O dia em casa – não ficar de camisola, jogar fora roupas velhas e rasgadas (de estimação), usar as roupas limpas e arrumadas, mesmo de forma simples.
A voz – moderar, evitar linguajar vulgar.
Roupas – ensinar desde pequenos a escolher, apurando o bom gosto e a nossa condição física e a idade de cada um.
Postura – não ser Sra Gentileza com os de fora e Sra Carrancuda com os de casa.
Generosidade – faz parte da cortesia ajudar, pedir desculpas, arranjar tempo para cada filho, o marido e amigos. Aprender a se multiplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário