logo

quinta-feira, 31 de março de 2011

Rotina que mata

Quando o cansaço do dia a dia nos leva a querer jogar a toalha e deixar o desânimo tomar conta de nós, mães de família, é preciso buscar ajuda e criar uma nova rotina para o ânimo e a alegria voltarem a reinar.

A primeira coisa a se verificar é se a saúde física está em perfeita forma, se todos os pingos estão nos iiis. Depois de pacientemente ter checado todos os itens saúde, aí, então, saímos à busca das razões externas que nos levaram a esse estado de desinteresse por tudo.

As amigas, aqui neste ponto, já devem estar pensando: a Liana está mal mesmo, mas não é por aí o problema. Eu falo de forma genérica, pra todas as mães de família, depois de alguns anos de luta com casa , filhos e afazeres diários múltiplos - os pais aqui me perdoem, mas mãe é de fato quem leva a carga mais pesada -, mesmo que não trabalhe fora, pois gerenciar um lar é tão complexo quanto a vida de um executivo de uma multinacional renomada, sem exageros da minha parte.

O vilão desta história é mesmo uma vilã: a rotina, ela desgasta muito, seja uma mãe, seja um pai, ou um executivo, quando esta perdura na vida de uma pessoa por muito tempo.

Outra vez me dirão: onde tem rotina numa família com marido, mulher e filhos? E eu respondo que há sim, dentro de toda a confusão no dia a dia de um lar, sempre existirá uma rotina, para que possa ser possível a conclusão de todos os afazeres diários.

Levar e buscar crianças na escola; fazer as tarefas domésticas ou delegá-las a uma ajudante, levar filhos no médico, na fono, no parquinho, nas aulas extras de natação, judô, caratê, piano, balé, um sem fim de atividades que se tornam rotineiras e se fazem presentes por muito tempo nas nossas vidas de mães e esposas.

Depois de alguns anos fazendo tudo isso, é natural que haja um cansaço e uma impressão de que o “ tempo passou na janela e só Carolina não viu”, é deste momento que estou falando.

A solução? Não tenho, mas sugiro que não se deixem levar por esta onda de nostalgia e cansaço, e ponham todo o empenho em seguir adiante com a alegria e o viço dos primeiros anos. Como? Também não tenho a receita, mas outra idéia que funciona é aprender a sobrenaturalizar os acontecimentos, a colocá-los numa outra dimensão, assim "o fardo fica mais leve”.

Receita básica é sorrir! Este é o melhor remédio para todo esse cansaço. Procure, com a maturidade que os anos nos dão, ter mais poder de observar as coisas e curtir cada momento da vida.

2 comentários:

Patricia disse...

Querida amiga do coração!!!

Você já deveria ter sido nomeada pra dois premios importantes,o "NOBEL" DA PACIÊNCIA E DA PAZ,além daquele mais popular,o "OSCAR" DE MELHOR ATRIZ-EQUILIBRISTA,PRODUTORA,ROTEIRO,DIREÇÃO E FUNDO MUSICAL(sem deixar de mencionar o PEPÊ como MELHOR ATOR COADJUVANTE E TRIUNFANTE!),e em apenas uma frase, deu a RECEITA MAIS ABRANGENTE: "Sobrenaturalizar os acontecimentos, para o FARDO FICAR MAIS LEVE"! O sorriso será uma consequência natural, além da ALEGRIA que volta sempre em quem tem UMA RAZÃO ELEVADA PRA SUA VIDA E "A QUEM" AMAR ACIMA DE TODOS E DE TUDO!

Não tem erro! Até o som dos passarinhos cantando e o calorzinho gostoso do sol na pela(com filtro solar!), ao caminharmos pelas ruas nas tarefas habituais, e monótonas às vezes, tornam-se um CAMINHO LUMINOSO QUE ILUMINA AOS OUTROS EM VOLTA!

Beijo carinhoso! Pat FELIZ.

Liana Clara disse...

Só rindo com você , Patricia! ahahahhahaha

Postar um comentário