logo

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Acidentes Domésticos


Grande parte dos atendimentos em pronto socorro é por conta de acidentes ocorridos nos ambientes domésticos com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas, etc. Eles podem levar a quadros clínicos de extrema gravidade.
Tenho aqui uma lista de acidentes típicos desde o recém nascido até 6 anos de idade:
Recém nascido a 4 meses:
Tipos de acidentes: Engasgo, sufocação, podendo levar à asfixia/ Queimaduras/ Afogamentos/ Quedas (cama, colo, )/ Intoxicações por medicamentos
Prevenção: Não alimentar a criança deitada ou dormindo. Verificar a temperatura da água antes do banho e Segurar a criança com firmeza. Nunca deixar sozinha na banheira. Ajustar o berço na altura adequada e ter protetores que impeçam a passagem. Só usar medicamentos com orientação médica
De 5 meses a 10 meses:
Tipos de acidentes: Queimaduras (fogão)/ Engolir objetos, podendo aspirá-los./ Choque elétrico (tomadas)/ Afogamento (piscina, balde)/ Intoxicações/Traumas em geral
Prevenção: Manter fora do alcance objetos pequenos que possam ser engolidos (brinquedos) ou cortantes (tesoura, faca) que possam ferir ,medicamentos e produtos de limpeza, etc. Proteger tomadas e piscinas.
1 ano a 3 anos:
Tipos de acidentes: Objetos introduzidos em orifícios como nariz ou ouvido. /As mesmas anteriores/ quedas de lugares altos / Picadas e mordeduras e queimaduras.
Prevenção: Supervisão, Proteção de escadas, Grades ou redes de proteção nas janelas. Usar as bocas de trás do fogão e das panelas com cabos voltados para trás Banhos de piscina com de adulto e uso de bóias. Ferro de passar roupa longe das crianças. Cuidado com quintal (abelha, escorpiões, cobras, etc.).
De 3 anos a 6 anos
Tipos de acidentes: As anteriores, quedas de lugares altos patins e bicicletas/ Agressões entre crianças.
Prevenção: Não dizer às crianças que o remédio é gostoso, começar desde cedo a mostrar sobre o perigo de ingerir tais substâncias sem necessidade. O piso não deve ser liso ou escorregadio; Uso de proteção ao praticar esportes; estimular o cuidado consigo e com os outros. Lembre-se :nada substitui a vigilância adulta.

O que fazer na ocorrência de alguns desses acidentes comuns:
Quedas
Comum na infância. Se acarretou perda dos sentidos ou vômitos , procure assistência médica imediata. Havendo ferimentos, lave o local com água e sabão e comprima firmemente em caso de sangramento. Observe edema, dificuldade para andar ou mexer os membros, podem sinalizar fraturas.
Queimaduras
De pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente. Seque com pano limpo ou gaze. Não use manteiga, pasta dental ou outros sobre o local. Em caso de queimaduras extensas procure um médico.
Intoxicações
Dependendo do produto ou medicamento, as reações podem variar muito, assim como as medidas a serem tomadas. Contate o serviço de emergência para orientações. Informe qual foi o produto.
Ingestão de objetos
Procure o serviço de emergência para investigação e tratamento. Caso a criança esteja engasgada, acione o serviço móvel de emergência, enquanto você começa a prestar socorro, segundo a orientação abaixo:
Segure-a por trás, pela cintura, suspendendo-a no ar, de forma que o tronco, os braços e a cabeça fiquem curvados para baixo. Com uma das mãos, mantenha-a nessa posição. Coloque a outra mão no abdômen, acima do umbigo, e aperte firmemente até que o corpo estranho seja expelido pela boca.

Cuidados importantes após o acidente:
http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/acidom.htm

10 comentários:

Anônimo disse...

conheço mesmo alguém que colocou um feijão no nariz...
foi uma confusão pra depois o médico tirar...

Anônimo disse...

só para constar...
a maior causa de morte na infância é por causas externas, ou seja, acidentes automobilísticos, projéteis de arma de fogo e inclui também acidentes domésticos.

Anônimo disse...

Oi,também conheço uma pessoa que levou um choque.
Ela estava com uma chave de fenda, ela tinha botado um abajor na tomada e ela foi tirar (ela ainda estava com a chave de fenda) da tomada ai ela levou um choque,fraco, mas ela disse que levou um susto.
anônimo

Liana Clara disse...

Bem , todas estas coisas nos levam a termos mais atenção com nossas crianças pequenas. Vigilância sempre!

Anônimo disse...

ótima ilustração!

Ana Luiza Jürguen Lima disse...

Feijão no nariz é algo terrível. O Feijão brota e depois para tirar é um problema.

Alguém já ouviu falar disto?

Liana Clara disse...

Cara Ana Luiza Jürgen, eu já ouvi e vi! Outro dia conto a história por aqui. Agora até rimos, mas na ocasião foi um grande susto. O problema é que mãe não é Deus, isto é, não é onipresente. Aí nestas horas é que as coisas acontecem.

Anônimo disse...

eu estou a fazer um trabalho sobre acidentes domesticos e esta postagem ajudou-me mesmo muito

Anônimo disse...

Estou muito triste pois minha irmã de 2 anos botou um feijão no nariz e agora acabou de ir urgentemente para o hospital =(

Liana Clara disse...

Olá anônimo, fique calmo, pois costuma ser fácil retirar o grão de feijão do nariz. E com certeza depois dessa ela não colocará outro no nariz de novo.

Postar um comentário