logo

segunda-feira, 31 de março de 2014

Ideias para Páscoa

Precisamos ocupar o tempo da garotada, na espera da Páscoa. Além de ensinarmos o que é esse tempo de espera, da quaresma, vamos poder preparar alguns enfeites e objetos relacionados a data, para utiliza-los na Páscoa.

As garrafas pet não servem somente para serem descartadas, elas podem virar arte de Páscoa.
Coelhos feitos com garrafas pet e papel. Produzidos por alunos da 5ª série - colégio Maria Auxiliadora.
Cupcake enfeitados de coelhinhos.
Porta ovinhos ou balas, feitos de garrafas pet. Enfeitados com forminhas coloridas.
Esse pote de sorvete foi lindamente aproveitado para ser usado na Páscoa.
As velas feitas dentro de cascas de ovos coloridas darão um toque especial a ceia da noite do sábado de aleluia.




domingo, 30 de março de 2014

Sobremesa de domingo - Pavê de chocolate

 Ingredientes:
  • 1l de leite condensado
  • ½ l de leite
  • 3 gemas
2 colheres de sopa de chocolate em pó
Leve ao fogo até engrossar e deixe esfriar.

Chantilly
  • 2 x de creme de leite (Bater chantilly bem gelado)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Bater na batedeira por 5  minutos ou até virar chantily.

1 pacote de biscoito maisena
chocolate granulado

  • 1a. camada de chantilly
  • 2a. camada de biscoito
  • 3a. camada do creme de chocolate.

Arruma-se as camadas até acabar terminando com o creme ou o chantily e cobrir com chocolate granulado


sábado, 29 de março de 2014

Pra quem não gosta de se exercitar

Interessante artigo, que conta como podemos fazer alguns exercícios, sem fazer muito esforço. Basta fazer bom uso das atividades diárias.

BBC - 17/03/201411h25

Cerca de 30% dos britânicos nunca se exercitam, de acordo com o instituto de pesquisa Mintel. Mas o que as pessoas podem fazer para ficar um pouco mais em forma sem ter gastos adicionais, inconveniências ou constrangimento?

1. Suba e desça escadas

O exercício não precisa levar uma hora inteira. Esforço em ritmo acelerado por períodos curtos pode trazer muitos benefícios. A guru da boa forma Rosemary Conley sugere a subida e descida de escadas em casa mesmo. "É de graça, não leva muito tempo e exercita o fôlego", diz ela.

2. Faça a prancha

Rosto virado para o chão, braços posicionados em forma de L, pernas firmes e glúteos alinhados com o resto do corpo (sem levantá-los para o alto). A prancha, detestada por muitos, é o melhor exercício para melhorar as condições físicas do centro do corpo, segundo Elliot Lake, gerente da Bootcamp Pilates. "Fique na posição por 30 segundos, três vezes pode semana e isso será uma grande ajuda", diz ele. A região do centro do corpo é composta por músculos profundos que conectam as partes de cima e de baixo do organismo, incluindo o estômago, as costas, os quadris e glúteos. O exercício tem benefícios para o estômago, ajuda a melhorar a postura e exercita a coluna. "A ideia é que você tente chegar a um minuto na posição, três vezes por semana", diz Lake.

3. Passe o aspirador em casa

"É trabalho pesado e você vai suar", diz Conley. "Lavar o carro também é uma boa, assim como cortar a grama". O benefício, segundo Conley, é elevar os batimentos cardíacos.

4. Escreva o alfabeto com sua perna

Esse é um outro método usado por Conley. "Sente-se, levante uma perna e desenhe um alfabeto imaginário no ar com um dedo do pé. Depois faça isso com a outra perna", afirma. "É fácil porque você pode fazer o exercício assistindo televisão, por exemplo".

5. Programe um alarme

"Caminhar um pouco sempre é muito útil", diz a médica Lauren Sherar, um estudioso de atividades físicas e saúde pública da universidade Loughborough, no leste da Inglaterra. "Coloque um alarme em seu telefone para ficar em pé por cinco minutos regularmente. Ou então dar uma caminhada pelo mesmo período de tempo", diz. Pesquisas médicas revelam que ficar sentado por muito tempo diminui a expectativa de vida. Já ficar em pé regularmente melhora a saúde. "Ficar em pé por cinco minutos a cada meia hora é algo totalmente possível", afirma Sherar.

sexta-feira, 28 de março de 2014

A população brasileira e o consumo excessivo de sódio

Este é um assunto de grande interesse para todas as famílias, e por isso transcrevo aqui a matéria do iG.

Por iG São Paulo    - por Lorena Araújo de Freitas*    | 01/03/2014 15:59 -      
     
O sódio é um mineral presente em diversos alimentos que nossa população consome. É muito comum encontra-lo nos alimentos industrializados e no sal de cozinha. Porém, atualmente, as pessoas vêm utilizando mais sódio do que o preconizado, pois ele é um ótimo conservante. Com o aumento das vendas de alimentos industrializados, notou-se a necessidade de aumentar a vida de prateleira de diversos produtos; por isso a indústria alimentícia utiliza muito esse mineral.

O excesso de sódio é o principal causador da hipertensão arterial, uma vez que o sódio retém água em nosso organismo, aumentando a volemia, o que faz com que o coração tenha que bombear mais vezes para conseguir distribuir o sangue pelo corpo inteiro. Pessoas que já possuem certa resistência no vaso sanguíneo, com esse aumento no volume sanguíneo terão uma resistência periférica ainda maior, ou seja, o fluxo ficará muito forte para passar pelo vaso sanguíneo, fazendo a pressão arterial aumentar.

Segundo o Guia alimentar para População Brasileira, a recomendação de sal por dia não deve ultrapassar 5g, o equivalente a 1,7g de sódio. Isto equivale a aproximadamente 1 colher de chá de sal. Porém, nota-se nos dias atuais um aumento na tendência de utilização do sódio, principalmente pela população brasileira. E se você parar para pensar, realmente a maioria dos alimentos que são consumidos possui este mineral em sua composição.

Muitas pessoas se perguntam: “Afinal quais os alimentos que possuem maior quantidade de sódio na sua composição?” Na verdade, a maioria dos industrializados possui um teor de sódio grande por porção de alimento. Porém, não existe um alimento específico que tenha uma enorme quantidade de sódio. O que acontece com a alimentação desregulada que se tem hoje é o consumo de pequenas porções de alimentos com moderada quantidade de sódio que, somados no fim do dia acabam extrapolando a recomendação.

Agora, uma dica para reduzir o consumo de sódio nos alimentos: evite comer alimentos industrializados em excesso, dê preferência aos alimentos in natura. No momento em que for preparar a comida, procure utilizar menos sal do que o habitual; em substituição, utilize outros temperos para dar novos sabores àquela comida: açafrão, sálvia, tomilho, manjericão, salsinha, coentro, orégano, entre outros. Dessa forma, sua refeição, além de ficar mais saudável, ficará rica em outros nutrientes que não o sódio, melhorando assim seu valor nutricional.

* Lorena Araújo de Freitas é nutricionista formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), residente multiprofissional em Nutrição Clínica e mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

quinta-feira, 27 de março de 2014

Gelinhos coloridos para enfeitar sucos


Uma ideia que achei fácil de fazer, e que com certeza agradará a criançada fazendo com que queiram tomar seu suco, com mais boa vontade.

É muito simples: basta pegar frutas como morango, manga, abacaxi, limão, tangerina, e bater no liquidificador com um pouquinho de água e açúcar. Depois basta coar e despejar nas vasilhas de gelo. 
Pode experimentar fazer uns cubos de gelo com beterraba, e ver se vão notar o que é que tem dentro do suco preferido.

Depois de prontos é só colocar nos copos com um suco que contraste a cor dos cubos. Limonada suíça com cubinhos de morango. Suco de laranja com gelinhos de limão com casca ou hortelã.

Podemos também fazer esses gelinhos usando um isotônico azul, para fazer contraste num suco de abacaxi.

Todos terão um sabor diferente e darão mais diversão ao lanche das crianças.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Algumas experiências com filhos chorões

Alguns dias atrás, uma amiga do blog, nos pediu algum texto sobre o choro das crianças. Então resolvi contar aqui algumas peripécias minhas com esse assunto.

Se traumatizasse ouvir choro de crianças, eu seria uma traumatizada de carteirinha! Digo isso porque tive alguns filhos bem chorões, que custaram a dar uma trégua para nós em casa.


O primeiro filho foi "hors concours", bateu o recorde de todos os irmãos, talvez mais pela minha inexperiência do que propriamente por culpa dele. Chegamos a correr com ele para a emergência, achando que sentia algo, mas o máximo que encontraram foram gases, com certeza fabricados por chorar demais. O que ele queria era colo, e vi que aprendem isso desde muito pequenos, sabem o que é bom, o que dá aconchego. Em muitas horas, eu também, pensei em pedir um colinho pra minha mãe, mas eu estava morando longe e tinha que me contentar em dar colo ao chorão.


Como o ser humano se acostuma com tudo na vida, tem essa enorme capacidade de adaptação, fui também me adaptando, e nos outros filhos eu já não me incomodava tanto com os choros, desenvolvi uma habilidade de distinguir o choro de manha do choro por dor, fome, umidade, etc.

Foram nove filhos, cada um com sua peculiaridade em demonstrar seus desejos. Hoje posso classificar os chorões e os não chorões, eles adoram quando conto a eles quem foi o mais ou o menos perturbador da ordem pública, com seus choros.


Nosso sexto filho, ganhou um apelido da vizinha de "João Berrardo", imaginem porque? A oitava, a mesma vizinha bem humorada, passou a chama-la de "Ana Berratriz".  Tivemos também a quarta filha bem chorona que só dormia no colo puxando os bigodes do pai. Isso quando o irmão a cima dela não pegava sua chupeta e molhava na sua própria bebida docinha, escondido de nós, e dava a ela, para que calasse a boca.


Foram épocas difíceis, mas que deixaram saudades. Porque, através dessas pequenas dificuldades do dia a dia íamos crescendo e aprendendo sempre algo novo, no cuidado com os filhos.

Eu não costumava deixa-los chorar, nunca tive coragem para tal, mas passei a dar um tempo maior entre o início do choro e a verificação das necessidades de cada um. O tipo do choro foi se tornando um explicativo para meus ouvidos de mãe.


A mãe aprende sempre a desenvolver esse conhecimento, não só do choro, como, com o passar todo tempo, dos olhares de seus filhos e de suas expressões faciais, basta se dedicar de verdade a cada um.


terça-feira, 25 de março de 2014

As fraldas e os bebês

Eu sou a maior adepta das fraldas descartáveis e defensora do seu uso total, mas existem momentos que precisamos abrir mão delas, em função de um bem maior para nossos bebês. É quando surgem as assaduras, e não há pomada que dê jeito.

As assaduras resistentes costumam aparecer quando a criança é alérgica ao material da fralda descartável, ou quando fica muitas horas com a mesma fralda, que mesmo sendo de flocos gel, e absorvendo bem o xixi, ela começa a proliferar bactérias em seu interior, provocando assim assaduras extremamente dolorosas para a criança, deixando-as inquietas e chorando muito.

O primeiro passo nosso deve ser lavar com água morna o local, passar uma boa pomada para assaduras e deixar o local arejado. E, nada melhor pra ventilar a região do que as fraldas de pano. A pele do bumbum vai se recuperar mais rápido, com esses  cuidados externos, e com uma alimentação mais leve para que as fezes não saiam muito ácidas, piorando ainda mais o local machucado.
No calor essas assaduras proliferam mais rapidamente, e o cuidado deve ser maior. Devemos trocar com mais frequência as fraldas e deixar algum tempinho a região do bumbum do neném livre, tomando um ar e um solzinho, de preferência bem cedo.

Outra sugestão, que sempre funcionou com meus filhos bebês era colocar um pouco de álcool na água morna do banho, e uma colherinha de maisena junto desta água.

Pode-se também usar, depois de secar bem a criança, um pouco desta maisena na região onde colocaremos a fralda. Ajudará a manter a pele fresca por mais tempo, e evitará novas assaduras.

Devemos ter em mente que a fralda de pano, assim que molhada, precisará ser trocada, e nestas circunstâncias de assaduras, não utilizar calças plásticas. Deste modo o bebê ficará curado logo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

As crianças e os cuidados preventivos

Prevenir, e não dar mole para as doenças chegarem até nossos bebês. 

 No caso das doenças respiratórias, por exemplo, podemos prevenir tirando a poeira da casa com pano úmido e álcool, sem varrer para evitar que a poeira se espalhe mais no ar; arejar bem os cômodos da casa, durante o dia. Agasalhar as crianças à noite, para dormir mais protegidos. Verificar a limpeza constante dos aparelhos de ar condicionado, e no inverno, verificar se as janelas estão fechadas a noite, ou se tem vento encanado na cama ou berço do filho.

Melhor prevenir, pra não precisar remediar depois.  Por exemplo,  ver quando o filho esta começando a tossir, e cuidar logo, não permitindo um banho de piscina no sol quente, pois com certeza vai piorar a noite.

Cada vez mais temos que ser mais cautelosos com a saúde, porque o sistema de saúde pública anda de mal a pior e ao prevenirmos, estaremos não só poupando as crianças dos males, como também estamos nos poupando de muito tempo perdido nos hospitais e dinheiro com remédios.

Tem muita gente despreocupada com esse assunto, e chega a achar bobagem todos os nossos cuidados com as crianças. Essas pessoas no mínimo são negligentes, fazem-se de otimistas, mas, são desleixados com a saúde. Os cuidados com os menores nunca são demais.

Sempre haverão recursos simples para minimizar o mal estar de uma criança. E ao cuidarmos logo, ajudará a encurtar o período da doença.  As vezes, usando um banho quentinho,  com o seu vapor  conseguimos que o bebê expectore um catarro preso no peito, e fazemos com que tenham uma noite mais tranquila de sono..

Outro aspecto da prevenção é cuidar com mais atenção, das crianças pequenas, quando estamos passeando na rua. Tem gente que esta com calor, porque esta caminhando a pé, e não agasalha o filho que esta no carrinho.  A criança no carrinho fica mais fria, porque não esta fazendo exercício nenhum, e ainda esta apanhando a friagem do vento que passa por ela. Em outras situações esta exposta demais ao sol, e os pais caminhando com o carrinho, não reparam.  Esses são alguns exemplos de cuidados que podemos ter com nossos filhos, que só proporcionarão mais saúde a eles.

Criança precisa de pés no chão, correr, brincar, tomar banho frio, fazer artes, faz parte da vida e do crescimento dela, mas também precisa dos nossos cuidados na hora certa. Mãe tem que estar atenta as mudanças de tempo, ao vento, ao calor, ao frio, a chuva. E precisa usar de prudência e bom censo para criar bem seus filhos.

domingo, 23 de março de 2014

Bolo de Chocolate Veloz

Esta é uma receita super fácil, que já faço a anos. Um bolo prático de se fazer e saboroso.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa de Nescau
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 100g de coco ralado
  • 100g de margarina
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de Fazer:

  • Bater tudo no liquidificador.
  • Despejar numa forma untada e polvilhada.
  • Levar ao forno médio.

Cobertura:

  • 1 lata de leite condensado
  • 6 colheres de sopa de Nescau
Misturar e levar ao forno até levantar fervura. Despejar sobre o bolo pronto.

sábado, 22 de março de 2014

Não me encantou - Trapaça

Não gostei muito, embora tenha concorrido ao Oscar em várias categorias. Talvez por ter muita movimentação, sem muitos momentos para reflexão, menos agitados, achei um pouco cansativo e confuso, mas, pra quem gosta de "ação e agitação" ininterruptas...

Ótimos atores: Amy Adams, Christian Bale(ambos concorrendo a melhor ator/atriz); Bradley Cooper, Jennifer Lawrence(ambos concorrem a melhor coadjuvante). Direção: David O. Russel.
Estilo: Comédia de golpe.

Trama: Envolve um casal de amantes, especialista em passar a perna em otários, sobretudo na venda de quadros falsificados. Quando a malandragem é descoberta por um agente do FBI, os vigaristas precisam colaborar com o detetive. O plano consiste em colocar em maus lençóis o prefeito de Camden, Nova Jersey.

Patricia Carol

sexta-feira, 21 de março de 2014

Vale a pena assistir - O amor vem devagar

É o primeiro filme da Saga Love Comes Softly. Emocionante e com muitas lições de vida para toda a família. E pode ser visto no canal do Youtube, na integra. -  http://www.youtube.com/watch?v=mb5JKe-1dVo

A saga acontece no período da colonização americana, com um jovem casal que quer descobrir e habitar novas terras no norte dos Estados Unidos da América. Muitos sonhos a realizar e uma coragem enorme, levaram muitas famílias a fazer o mesmo. Colonizar terras ainda desconhecidas, mas que prometiam muitas vantagens.

Era o sonho de Marty Claridge,( Katherine Heigl), construir uma nova vida na fronteira americana com o seu marido. Mas quando este morre, à corajosa mulher é oferecida uma nova oportunidade, casando-se com um viúvo, numa união de conveniência, que inesperadamente se transforma em amor profundo.

Todo o filme é pautado por emoções fortes e muito bem interpretado por todos os atores. A fé em Deus é latente e dá uma bela lição a todos pela confiança irrestrita na vontade do Pai.

A saga começa com “O amor vem devagar”, e segue com um segundo filme chamado: “Promessas de amor”, um terceiro: “Longa jornada do amor”, um quarto filme: “O amor permanece na alegria”, o quinto: “Legado infinito do amor”, o sexto:  “Revelação do sonho de amor”, o sétimo: “O amor toma asas”, o oitavo:  “O amor encontra repouso”, o nono: “Onde nasce o amor”, o décimo: “Coragem eterno amor”, e o décimo primeiro: “love´s Christmas journey”.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Corn dogs - cachorro quente de milho

Assistindo a TV hoje, vi essa receita, super fácil de fazer, bem saborosa, e não há quem resista a um lanche apetitoso e de boa aparência como este.

Corn dogs

Ingredientes:
2 colheres de sopa de açúcar,
1 xícara de farinha de milho,
¾ xícara de farinha de trigo,
2 colheres de chá de Fermento,
1 xícara de Leite,
1 ovo,
Óleo para fritar, q/n (pode ser óleo de milho)
Palitos de espetinhos, 12 unidades,
Sal, ½ colher de chá,
Salsichas de frango, 12 unidades

 (é possível fazer também com mini salsichas ou sassami de frango).

Misture a farinha de trigo, a farinha de milho, o sal, o açúcar e o fermento. Depois, acrescente o ovo e o leite. Mexa bem até obter uma massa homogênea.

Em seguida, espete as salsichas com os palitos e passe-as, uma a uma, generosamente na massa. Frite duas salsichas por vez, por aproximadamente 5 minutos, até dourar bem.

Sirva com ketchup, mostarda, maionese e pimenta.

http://www.foxlife.com.br/receitas/124315-corn-dog

quarta-feira, 19 de março de 2014

Estudo comprova: pais nos smartphones ignoram seus filhos.

By ABC News. Mar 10, 2014 5:00am

By Ross Charles M.D. (@rosscharlesMD)

O ofuscante brilho de um smartphone afeta nossas habilidades como pais – o fato é comprovado por uma pesquisa que o Boston Medical Center implementou em segredo, em 15 restaurantes tipo “fast food” locais, analisando um campo em que se demonstra  bem a natureza parental. Observando silenciosamente à distância, os pesquisadores perceberam as interações entre membros da família, em particular o comportamento dos filhos quando mamãe e papai se abstraíam nos seus aparelhos portáteis. O autor líder do estudo foi a Dra. Jenny S. Radesky,

Em 40 das 55 famílias observadas, os pais estavam completamente absortos nos dispositivos móveis, mais no manuseio destes do que em telefonemas concretos. E quase um terço deles continuava nessa atividade durante a refeição. Algumas crianças aparentavam não ser atingidas e comiam em silêncio. Outras, mais provocativas, cantavam para atrair a atenção dos pais.

O grau no qual o dispositivo era usado não apresenta, porém, relação direta com o modo como as crianças reagem, de acordo com o estudo. A conclusão mais profunda desse “vício” é que o mundo digital se estende além dos limites da tela.

“A conclusão a que eu chegaria é de que não precisamos afastar completamente os aparelhos quando estamos com nossos filhos, disse a doutora Jenny, mas certamente criar limites para seu uso nesses momentos.”

O Dr. Gene Beresin, director executive do Centro MGH Clay Center para Mentes Jovens Saudáveis concorda, e acrescenta: “Quando comemos, quando confraternizamos ou quando um dos pais coloca os filhos para dormir, estes são momentos em que a interação pais-filhos é importante, pois transmite às crianças a mensagem de prestar atenção na outra pessoa, de estabelecer intimidade.

Beresin disse que o conselho para os pais é simples: “Sejam observadores, atenciosos, atentos, tanto no que estão fazendo como no que estão ensinando a seus filhos.”

“O estudo sugere ainda que o comportamento dos pais realmente afeta o relacionamento dos filhos com seus próprios colegas e amigos. Alguns desses recursos, indubitavelmente, auxiliam a aproximar os membros da família, como, por exemplo, enviando pequenas mensagens de afeto. Contudo, eles têm o potencial de prejudicar a atenção mutua também. Talvez seja melhor que os pais voltem a brincar de aeromodelismo com seus filhos, e aproveitem inteiramente os espaços de tempo juntos.”

terça-feira, 18 de março de 2014

Deus e a natureza

Gosto muito de observar a natureza, e sempre tiro lições para minha vida diária.  Nesta época do ano, por exemplo, a natureza, sábia como sempre, se tinge de roxo, para nos mostrar o tempo que devemos estar vivendo, tempo de quaresma, mortificação e penitência.

As matas densas, nas nossas estradas entre o Rio de Janeiro e as cidades serranas, estão cobertas de quaresmeiras, não sei o nome científico desta árvore, mas são árvores com flores roxas que só florescem nesta época do ano.

A cor roxa é usada, na igreja, para mostrar um sentimento de dor, de reparação por nossas faltas, e nos unirmos a todo sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cada época do ano temos demonstrações das mãos de Deus nos querendo agradar. Agora, Deus nos pede que façamos penitência pela expiação dos nossos pecados. E, com as flores amarelas (fedegoso), que vão surgindo junto com as quaresmeiras, Ele nos mostra a esperança que devemos ter na infinita bondade de Deus, que nos deu seu próprio filho por nos amar demais.

Quaresmeira - Nome Científico: Tibouchina granulosa
Fedegoso - nome científico: Cassia occidentalis L.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Alimentando nos filhos

É muito importante sim, ter horários para alimentar nossos filhos. Eles precisam criar bons hábitos. E o hábito de comer nas horas certas ajuda a criar outros costumes salutares, conforme vão crescendo, além de fazer bem pra saúde geral das crianças.

 Não estou falando de uma rigidez insana. Só por querer que o bebê entenda que quem manda sou eu, e ele é o menor indefeso, que tem que obedecer. Não é essa a questão. 

Eles precisam de ritmo, para que o organismo também entre nessa harmonia geral. Assim como o coração bate num mesmo compasso, também devemos dar ritmo ao nosso dia a dia. Comer nas horas certas, vai ajudar também na digestão e no funcionamento dos intestinos; assim como dormir, de acordo com a idade um mesmo número de horas; brincar, estudar. Beber líquido com frequência ajudará aos rins a um melhor funcionamento.

 Vez ou outra sair do ritmo é normal. Mas que não seja isso uma constante.

Para que o sono seja reparador é necessário esse ritmo cadenciado das outras funções para o organismo.

O tempo de distração, brincadeiras e diversões também precisa ser bem planejado, para que aproveitem o máximo desse lazer e para que isso seja parte da construção da educação dos filhos.

Faz parte da educação dos filhos educarmos a sua alimentação. Ninguém nasce sabendo do que gosta e do que não gosta. Aos poucos vão conhecendo os alimentos, provando e decidindo pelos seus sabores. Por isso é muito importante oferecermos os alimentos variados e bem temperados.

domingo, 16 de março de 2014

TORTA DE MAÇÃ - muito fácil

Esta receita é bem prática e fácil de fazer. Em poucos minutos temos uma sobremesa saborosa e bem bonita.


Ingredientes:

2l de leite condensado
3 gemas (guarde as claras)
2l de leite de vaca
1 colher de sopa rasa de maisena
3 maçãs

Bate-se tudo no liquidificador, num pirex colocam-se as maçãs descascada e cortada em fatias até cobrir todo o fundo do pirex, despeja-se o creme batido no liquidificador por cima das maçãs e asse no forno por 20 minutos.

Bate-se as 3 claras  em neve com 3 colheres de sopa de açúcar e suco de limão,  espalhe por cima do doce já assado e deixe no forno até ficar moreno. Aí tire do forno e sirva gelado.

sábado, 15 de março de 2014

Para assistirmos - SEM ESCALAS

O filme é todo passado dentro de um avião que está sendo ameaçado por terroristas, passando por passageiros comuns. A trama não cai um minuto, e segura a plateia em tensão permanente.

Liam Neeson interpreta Bill Marks, passageiro de um voo de Nova York a Londres. Junto com sua companheira de lugar, (Julianne Moore), ele tenta descobrir quem está mandando torpedos de dentro da aeronave mesmo, dizendo que ele deposite uma fortuna em sua conta pra não acionarem uma bomba em pleno ar.

 Impondo sua posição de policial federal aéreo, Marks, com a ajuda de duas comissárias de bordo, tenta acertar quem, entre os outros passageiros, poderia estar fazendo as ameaças. Em certo momento, o piloto é encontrado morto,(provável envenenamento) e depois outro passageiro, "espumando pela boca" com os mesmos sintomas do piloto. Então, quais outras pessoas poderiam ser os terroristas, se nenhum dava indícios de que fosse um entre eles? CONCLUSÃO: Marks estaria paranoico? O final é SENSACIONAL!

Direção: Jaume Collet-Serra("Non Stop", EUA/França, 106 min). Recomendação de 12 anos de idade para censura.

Desse eu gostei DEMAIS! É uma trama muito inteligente e nada cansativa!

Patricia Carol

sexta-feira, 14 de março de 2014

Carlo Acutis, um santo de nossos dias

Para refletirmos sobre nossos valores em família.

Carlo Acutis nasceu em Londres (Inglaterra) a 03 de maio de 1991, local onde residiam em razão de exigências profissionais de seus genitores, André e Antonia. Recebeu alguns dias depois de nato (a 18 de maio) o Batismo, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, também naquela cidade. Nesta ocasião, sua mãe - profundamente católica - preparou um bolo na forma de um cordeirinho para agradecer ao Senhor para a entrada de Carlo na comunidade cristã. Nesta igreja, havia uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, a qual Carlo seria muito dedicado, ponderando e meditando, muitas vezes, sobre as mensagens enviadas para os pastores.



Podemos ler mais sobre esse jovem rapaz no site:  http://www.catolicostradicionais.com.br/2012/03/fantastica-historia-de-carlo-acutis-um.html

quinta-feira, 13 de março de 2014

Nossos filhos são robôs?

Estamos criando pequenos monstrinhos, robôs, não de nascença e sim por opção nossa, porque resolvemos seguir a corrente da informatização e permitir que nossos bebês, desde bem pequenos fiquem plugados nos desenhos, filmes e musiquinha que os embalem, ou até mesmo os hipnotizem, para que fiquem quietos, e nos deem um pouco de sossego.

Um pouco de tudo isso, bem dosado, não faz mal nem prejudica a formação dos filhos, mas fazer disso uma constante, com certeza não poderá dar bons frutos.

Uma situação dessas com muitas horas por dia, vai deixar a criança cada vez mais fechada num mundo virtual, impedindo que sua mente se volte para as descobertas reais neste mundo onde vivemos.

A galinha pintadinha é a coqueluche do momento. Uma ferramenta extremamente eficaz para deixarmos nossas crianças sem ação, em estado de acatalepsia, prontas para ficar em modo de espera, como fazemos com alguns programas de internet.  Ela comerá, dormirá, e passará seu tempo de brincar olhando fixamente para um desenho musicado, com certeza, bem animado, mas que depois das inúmeras vezes repetido, não ensinará nada de novo.

Não estou criticando a ferramenta, ela de fato é muito boa, só proponho que meditemos sobre a forma como estamos utilizando este recurso.  O avião foi uma excelente invenção, mas ao utilizá-lo na guerra causou muita destruição, com seu mau uso.

Precisamos calcular o tempo que vamos expor nosso filho ou filha a ficar na frente de uma TV, ou tablet olhando como um mero espectador, deixando o tempo passar vendo e revendo a mesma coisa, num moto continuo.  


quarta-feira, 12 de março de 2014

Um filme para ser ver – PHILOMENA

Eu assisti e gostei demais.  A atriz é  espetacular, "Lady Judy Dench".

História real, muito bonita, triste e interessante ao mesmo tempo. Nem uma dessas qualidades supera a outra, pois  aprendemos com ela, (Philomena),  sobre AMOR AO PRÓXIMO. Inclui o amor duradouro de uma mãe que nunca desistiu de encontrar o filho que um dia foi adotado, contra sua vontade.

Embora tenha sido vítima de uma época muito rígida, no comportamento afetivo da sociedade em geral, incluindo os colégios, ela mesma deixou um exemplo de  excelência do perdão. É comovente ver no desenrolar da história, a capacidade de amar  aos que a maltrataram e prejudicaram, e como ela se considerou feliz ao descobrir como fora a vida do filho que não via desde que ele tinha uns 4 anos, talvez...

Sua filha já adulta, por acaso, encontrou um dia um repórter muito bem conceituado no meio profissional e que fora demitido sem justa causa, e que se interessou pela história da mãe dela. Começaram então as pesquisas do trajeto em que o filho de Philomena poderia ter percorrido em sua vida, adotado por um casal de alta situação econômica. Percorreram todos os cantos pelos quais ele poderia ter passado, desde a Inglaterra até a Irlanda, e finalmente, através de uma foto, chegaram à conclusão de que ele fora assessor de dois Presidentes Americanos! Daí, até o desfecho da sua busca, ela nunca perdeu a esperança, e através dessa jornada de busca, muitas pessoas foram edificadas pela sua coragem e perseverança.

Acho que é um filme próprio para ser assistido só a partir da adolescência, pois o assunto é muito sério e embora tenha tido um desfecho positivo, há momentos que poderiam não ser corretamente interpretados se a pessoa não tiver maturidade emocional e cultural para avaliar sobre a justiça/injustiça, da situação.

Patricia Carol

terça-feira, 11 de março de 2014

Sons da infância

As cidades vão ficando cada vez maiores, e o progresso caminhando a todo vapor, tudo isso contribui para nos afastarmos cada vez mais das coisas simples do dia a dia e nos centrarmos nos nossos afazeres.

Até que ouvimos ao longe alguém gritando " vassoureiiiiiro" , fazendo com que nos reportemos ao passado, a nossa infância, onde era comum haver um homem vendendo vassouras pelas ruas da cidade e muitos outros vendedores, como o padeiro, o leiteiro, o vendedor de pamonha, que dizia: pamonhas, pamonhas fresquinhas!

Lembro- me do trilili, era um homem que vendia pirulitos de açúcar colorido e biscoitos folhados, compridos como uns charutos. Era a alegria da criançada. Ele tinha um sininho que ia tocando pra atrair a molecada que brincava nas ruas livres de carros. Esses sons nos trazem um contentamento interior, um gostinho da criança que ainda existe dentro de nós.

Cada um desses homens tinha seu som peculiar. E os escutávamos ao longe e logo sabíamos se era a hora do lanche, ou dia de colocar o lixo nas calçadas.

Atualmente esses sons foram substituídos pelos motores dos carros que passam a toda velocidade pelas nossas casas. Mas, contudo, nos restou a acuidade auditiva, para percebermos novos sons e podermos diferenciar um carro de um caminhão, ou um roncar de trovoada de uma rajada de metralhadora vinda de alguma localidade próxima mais conturbada.

Quem aqui não se recorda dos sons que ouvia na infância?

segunda-feira, 10 de março de 2014

Viver sem regras e sem horários

Tenho meditado muito sobre viver sem regras, sem horários e sem limites. É bem difícil para nós adultos, e mais ainda para as crianças. Hoje as crianças, com uma nova pedagogia, ditam as regras, e os pais terminam sendo escravos desses pequeninos. Cada bebê faz seu horário, decide, mesmo sem saber o que é bom ou ruim para ele, o que quer fazer de seu dia e do dia de seus pais.

Nós, ao sermos pais nos tornamos educadores; temos uma responsabilidade grande sobre isso, e não podemos permitir que outros ditem regras para nós,  regras estas que  servirão para ir contra a educação futura de nossos filhos. Não ensinarão a viver em sociedade e levarão a um sofrimento maior, quando chegar o momento de viver em um grupo diferente, seja a escola ou o trabalho.

Essa pedagogia moderna nos leva a seguir com nossas crianças, com uma livre demanda, os bebê decide quando comer, quando dormir, e não podemos nem pensar em por horários. Mas, para que a família tenha um ritmo próprio é preciso ter horários. Ela necessita de planejamento a curto, médio e longo prazo. E cada um de seus membros vai se tornar bom membro da sociedade em que vive, na medida em que for educado a reconhecer seus limites. E, isso se aprende em casa, desde pequenos, com as regras de uma família e seus horários.

Minha avó veio de uma família grande, com muitos irmãos, e ela ensinou aos filhos a ter horários para tudo: hora de comer, hora de dormir, hora de estudar, hora de tomar banho... Ela era uma neurótica viciada em tempo? Não, simplesmente fazia com que seus filhos crescessem preparados para viver num mundo onde tudo gira em torno do tempo e dos limites. Seus filhos foram educados para viver em sociedade.

Porque derrubarmos uma educação que deu certo? Que funcionou bem e deu bons frutos? Porque não adaptar esse modo de educar, aos tempos modernos, com um pouco mais de flexibilidade, e continuar dando aos filhos limites e horários?

É importante termos esses horários;  nossos filhos só serão educados assim se nós também soubermos organizar nossas vidas, dentro dos tempos previstos para cada atividade do nosso dia. E quanto mais filhos tivermos, mais necessário se fará termos horários para que futuramente estes mesmos filhos sejam pessoas felizes e realizadas na vida, aceitando com alegria os limites que a vida sempre impõe.

domingo, 9 de março de 2014

Para a garotada - Panquecas

Uma comida saborosa que a garotada costuma adorar: panquecas. Seja salgada ou doce costuma agradar a todos. Vale a pena fazer um jantar ou almoço com panquecas variadas.

 O recheio pode ser de carne moída refogada, ou frango desfiado, ou presunto e queijo, ou até panquecas de legumes ou espinafre. Depois de enroladas, jogar um molho de tomate por cima e queijo ralado, vai se tornar um prato delicioso. E, pra quem não gosta de molho de tomate, pode regar com molho branco, ou até mesmo servi-las sequinhas, só recheadas.
 
E se queremos fazer panquecas doce, podemos recheá-las  com goiabada derretida, ou um creme de chocolate ou frutas picadinhas e pulveriza-las por cima com açúcar e canela.

RECEITA: Massa

• 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de leite
• 2 ovos
• 4 colheres (sopa) de óleo
• uma pitada de sal

Modo de fazer: Coloque no liquidificador: os ovos, o leite o e óleo, bata durante alguns minutos, acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Após colocar toda a farinha de trigo coloque a pitada de sal. A massa deve ficar pastosa não muito grossa.

Pegue uma concha (essas conchas de servir feijão) ela vai servir como medida, coloque na frigideira untada com pouco óleo. Cada concha vai equivaler a uma panqueca. Despeje no meio da frigideira e vá girando, espalhando a massa de uma forma uniforme por todo o fundo da frigideira. Vire para dourar o outro lado. A massa deve ficar fina e só dourada, sem queimar. Rechear a gosto.