logo

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Árvore Genealógica

Comecei a fazer a árvore da minha família e estou gostando demais.

Alguns caçoam e dizem que estou ficando doida ou é muita falta do que fazer. Realmente, com os filhos maiores, o tempo anda sobrando, e por que não aproveitá-lo com algo que será bom para meus filhos?

E por que acho que será bom? A razão é que passamos a conhecer histórias de nossos antepassados, e tomamos conhecimento de muitos parentes atuais que ainda nem conhecemos. Os antepassados podem servir de exemplo, com suas virtudes e suas conquistas.

Tive um tio avô que não cheguei a conhecer, mas sei, pelo meu pai contar, que foi um grande delegado de polícia, e, naquele tempo, colocou ordem na cidade do Rio de Janeiro, sendo até perpetuado numa música do Zeca Pagodinho.

São muitas as histórias da família que vamos
conhecendo, quando nos interessamos em pesquisar sobre ela. As coisas boas nos servem de exemplos a seguir, e as ruins são úteis para aproveitarmos e não repetirmos os feitos.

Aos poucos estou aperfeiçoando, e paralelo á árvore, vou montando um livro só de casos familiares, que cada um vai me contando, ou que já tenho guardados na memória, repassados pelos meus pais ou sogra. Esta gostava de narrar as histórias antigas de muitos parentes que nem chegamos a conhecer, mas valem a pena serem ouvidas.

É um trabalho bem facilitado pesquisar sobre nossos parentes, porque temos hoje a ajuda inestimável dos meios de comunicação virtuais.  O Facebook, por exemplo, é um site onde encontramos muita gente conhecida e muitos que nunca conhecemos, mas vale a pena saber da existência.

E existe um bom programa para armazenarmos dados sobre a família,  o http://www.myheritage.com.br . É grátis até um número X de pessoas cadastradas, e, se quisermos cadastrar mais, podemos pagar pelo serviço, a árvore fica personalizada e muito bonita. Eu ainda estou no limite grátis de pessoas e está ficando genial, pode-se colocar fotos e datas. E o programa vai montando nossa árvore. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário